Que tal conhecer um lugar com paisagens de tirar o fôlego, com belas cachoeiras, rios, trilhas e ainda, com um clima bastante tranquilo e aconchegante? Então você precisa conhecer Alto do Caparaó, em Minas Gerais. O lugar é realmente incrível, oferecendo passeios em meio à natureza e que ainda não são tão conhecidos dos turistas, tornando-o tranquilo e perfeito para você passar uma temporada com bastante sossego.
Quer saber mais sobre o Alto do Caparaó? Então confira as dicas do TemporadaLivre:
Onde fica o Alto do Caparaó?
A cidade do Alto do Caparaó está localizada na divisa do estado de Minas Gerais, com o estado do Espirito Santo, a cerca de 330 quilômetros de distancia da capital Belo Horizonte.
Para chegar até Alto do Caparaó, existem várias opções. Indo de carro, você pode fazer o trajeto a partir de Belo Horizonte, acessando a BR-262, depois as BR-356 e retornando para a BR-262, e por fim, acessando a BR-482 até Alto do Caparaó. Saindo de Vitória, capital do Espirito Santo, é só seguir pela BR-262 e depois, continue em MG-108 até seu destino em Alto Caparaó. Mas, a partir de São Paulo, é só seguir pela BR-116 até Fervedouro-MG, e depois, acessar a BR-482.
Quais são os atrativos de Alto do Caparaó?
Com certeza, o maior atrativo da cidade de Alto do Caparaó é o Parque Nacional do Caparaó. O Parque está localizado na Serra do Caparaó, que também fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a aproximadamente 10 quilômetros de distancia do centro da cidade. Todo o parque abrange uma área de quase 32 mil hectares.
O Parque Nacional do Caparaó é um dos principais locais do montanhismo no Brasil e é lá que encontra-se Pico da Bandeira, o 3º ponto mais alto do país, com quase 2.900 metros de altitude. Além do Pico da Bandeira, o parque ainda abriga outros pontos bastante altos, como o Pico do Cruzeiro e o Pico do Calçado, com cerca de 2.850 metros ambos, o Pico do Calçado Mirim com mais ou menos 2.820 metros, e o Pico do Cristal, com 2.770 metros, o Morro da Cruz do Negro, com 2.658 metros, o Pico da Pedra Roxa, com cerca de 2.650 metros, além dos Pico dos Cabritos ou do Tesouro, Pico do Tesourinho e a Pedra Menina, que são os menores.
Além disso, é importante ressaltar que a Serra do Caparaó, onde o parque está localizado, é uma das principais áreas de preservação da mata atlântica no Espirito Santo, protegendo as vegetações, nascentes e várias especies da flora e fauna.
O que fazer no Parque Nacional do Caparaó?
O Parque Nacional do Caparaó oferece ótimos passeios, como trilhas, mirantes, vales, cachoeiras e piscinas naturais que estão abertos para visitação durante o ano todo.
As trilhas são bem sinalizadas e muito boas para quem gosta de fazer a sua atividade sem o auxilio de guias. Elas são divididas em percursos longos, médios ou curto, além de dificuldade de níveis fáceis, médios ou difíceis, e você pode escolher de acordo com o seu preparo físico.
As principais trilhas do parque levam ao Pico da Bandeira, que é um dos locais mais famosos e muito procurado pelos visitantes. As trilhas que levam até esse pico são a Trilha Casa Queimada, partindo pelo lado capixaba, e a Trilha Tronqueira, partindo do lado mineiro. As duas trilhas permitem ao visitante conhecer outros lugares super interessantes durante o trajeto.
Conheça Alto do Caparaó
Agora que você conhece um pouquinho mais, que tal viajar para o Alto do Caparaó e conhecer esse lugar de montanhas incríveis e natureza selvagem? Se você gosta de ecoturismo, com certeza irá adorar a região.
E não esqueça que no portal TemporadaLivre você encontra imóveis de temporada em Alto do Caparaó, como em outras cidades de Minas Gerais e Espirito Santo. Acesse e confira!