A popularização da internet e o aumento do acesso à ele transformou diversos aspectos do nosso cotidiano. Se antes, recorríamos as páginas amarelas da lista telefônica para contratarmos algum serviço, hoje, com apenas alguns cliques, você tem a sua disposição milhares de informações.
Esse comportamento mudou também a forma pela qual planejamos as nossas férias. Hoje, é muito fácil encontrar informações sobre destinos, comprar passagens áreas e até reservar uma hospedagem. Portanto, hoje em dia, a maioria dos turistas utilizam a internet para planejar a sua viagem.
A internet como ferramenta de busca para reservas de hospedagens.
Segundo informações do Ministério do Turismo, nos últimos anos, houve um crescimento importante em relação ao uso da internet como ferramenta de busca sobre informações turísticas. De acordo com o levantamento sobre a Demanda Turística internacional, em 2014 cerca de 42% dos turistas estrangeiros já utilizavam a internet como principal fonte de informações para organização da viagem. Em 2018 esse número já subiu para quase 56%, mostrando que mais da metade dos viajantes estrangeiros que vem ao Brasil usam a internet como fonte de pesquisa.
É muito interessante observar que esse número está relacionado ao crescente uso da internet em todo o mundo. E a utilização dela para assuntos relacionado as férias não é de se estranhar, afinal, quando saímos de férias, vamos para locais distantes de nossa cidade e, portanto, a internet é uma forma fácil e rápida de conseguir as informações necessárias para seu tempo
Esse número mostra que a internet é muito importante na hora de planejar a viagem, portanto, é fundamental que os serviços turísticos estejam também online.
Além disso, outro dado muito interessante e que deve ser levado em consideração, é o aumento do uso da internet para reservas de hospedagens. Essa mesma pesquisa apontou que, atualmente, cerca de 47% dos turistas utilizam a internet como fonte de buscas para hospedagens. Sendo que esse número era aproximadamente 37%, em 2014. Além disso, desses 47%, aproximadamente 25% efetivamente efetuou a reserva online, ou seja, cerca de 20% realizou as buscas pela internet e fechou a reserva por outros meios.
Esse dado é muito interessante, pois aponta que, apesar de muitos realizarem as buscas via internet, alguns turistas ainda sentem receio em fazer reservas online, preferindo reservar a sua estadia de outras formas, podendo ser via telefone ou outros. Isso indica que, uma porcentagem dos viajantes optam por negociar a estadia previamente, entrando em contato com o proprietário do imóvel, imobiliária ou corretor antes de fechar a sua reserva. Assim como no TemporadaLivre, onde a negociação entre anunciante e turistas é feito de forma direta, portanto, o viajante possui a possibilidade de tirar todas as suas dúvidas antes de fechar um reserva, e ao proprietário do imóvel, possui mais autonomia na hora de negociar.
Com esse estudo, podemos perceber o quanto é importante estar presente na internet, principalmente se você trabalha com aluguel de temporada. A internet facilita o processo de busca, principalmente porque, muitos turistas não possuem a disponibilidade de visitar o imóvel que irá se hospedar, antes da viagem de férias, assim, as buscas pela internet auxiliam no planejamento.
Conclusão
Viu como é importante anunciar o seu imóvel na internet? Então que tal conhecer o portal TemporadaLivre? Além de muita visibilidade, o portal ainda permite que a negociação seja feita de forma direta, sem cobrança de comissões. Dessa forma, o turistas consegue tirar todas as dúvidas antes de reservar a sua estadia e o anunciante possui muito mais autonomia sobre o seu imóvel.
Quer saber mais? então acesse o site do TemporadaLivre e confira as vantagens em anunciar o seu imóvel de temporada em um dos sites que mais cresce no Brasil.