E aí, está a fim de conhecer o famoso Rio São Francisco? Se sim, embarque com a gente nessa viagem e prepare o coração. Pois, além de se encantar com infinidade de belezas que o rio reserva, você vai se emocionar com as histórias de várias pessoas e os desafios que esse “gigante brasileiro” (Rio São Francisco) enfrenta para se manter vivo. Mas, estes são apenas alguns dos motivos para embarcar nessa viagem, deixando claro que, você precisa urgentemente conhecer o Velho Chico, seja, agora, de uma forma "virtual", ou futuramente, fazendo uma visitinha real ao rio para conferir tudo de pertinho, “ao vivo, a cores”.
E aí, partiu Rio São Francisco? Se sim, chega mais!
Para você ter uma ideia da grandeza deste rio, saiba que ele é um dos mais importantes cursos d’água não só do Brasil como também da América do Sul. Passa por nada menos que 5 estados e 521 municípios brasileiros. Sua nascente geográfica é no município de Medeiros e sua nascente histórica na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso - gigante - atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e, por fim, deságua no oceano atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641.000 km².
Seu comprimento também é inacreditável, pois quando medido a partir da nascente histórica, por exemplo, é de 2.814 km, mas pode chegar a 2.683 km quando medido ao longo do trecho geográfico. Além do nome São Francisco, o rio possui o nome indígena de Opará ou Pirapitinga, e também é carinhosamente chamado de Velho Chico, que foi homenageado em uma novela das 21h na Rede Globo.
Belezas naturais do Rio São Francisco
As belezas do Rio São Francisco são tão diversas, que proporcionam o crescimento do turismo regional, atraem visitantes de vários estados do Brasil e países do mundo, e comprova que o turismo brasileiro não se resume apenas à beleza de nossas lindas praias. O Rio São Francisco, ou Velho Chico, como é carinhosamente chamado, possui montanhas rochosas e arenosas, paredões com mais de 100 metros de altura e que mostram as belezas nas quais foram lapidadas há milhares de anos (que parecem ter sido esculpidas a mão), rochas de granito avermelhado e cinza, um cânion - o quinto maior do mundo -, vegetação nativa, águas esverdeadas e transparentes, e uma imensidade de detalhes e encantos que só Rio São Francisco tem. É praticamente impossível não se apaixonar, pois as paisagens são de tirar o fôlego.
Histórias comoventes
O Rio São Francisco também é cenário de várias histórias. Uma delas, inclusive, é a da Dona Francisca, que possui cerca de 100 anos de paixão pelo Velho Chico. Ela teve que deixar sua casa, que foi coberta por um grande lago, mas mesmo assim, não deixou se abater pelo desânimo, pelo contrário, arrancou forças até da onde não tinha e se reergueu com muita fé e esperança.
Outra história super interessante é a da Dona Lourdes, uma cantora que fugindo da ditadura ela passou 7 anos navegando pelo Velho Chico - conhece o rio como ninguém -. Viveu tempos difíceis, mas não deixou se abater pela opressão da ditadura. O rio foi sua saída quando tudo parecia estar perdido. As águas de São Francisco foi o que “salvou” a Dona Lourdes.
Além das histórias incríveis de Dona Francisca e Dona Lourdes, quem também tem histórias para contar é a Dona Maria dos Prazeres, que teve a felicidade de fazer uma descoberta histórica: uma ossada de preguiça gigante de milhares de anos atrás. É impressionante.
Um milagre inexplicável
O milagre da multiplicação das águas ainda é algo que intriga moradores e visitantes. A irrigação inesperada coloriu com frutas e grandes plantações de arroz a terra árida do sertão. Mas até quando? Isso vai permanecer ou vai desaparecer? Ainda não se sabe..
O desafio de sobreviver da pesca
A falta de peixes tem sido uma preocupação para os pescadores. Pois é possível que os peixes estejam “acabando”. E caso isso seja uma realidade, a principal fonte de renda de várias famílias também poderá acabar, já que muitas vivem, hoje, da pesca. Portanto, o desafio nada mais é que, fazer com que o rio se mantenha vivo e não "acabe" com os peixes e com a esperança desse povo que "depende" do rio.
O Velho Chico reserva tudo isso e muito mais.. Por isso que, se você quiser continuar essa viagem ao Rio São Francisco, a boa é dar uma espiadinha no site da Globo e preparar o sofá e a pipoca para assistir a reportagem que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 11, no Globo Repórter. Não vai perder, hein?! Pois a reportagem está imperdível!