Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Veja alguns motivos que farão você passear pelo Pelourinho

14 de Julho de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Veja alguns motivos que farão você passear pelo Pelourinho

Sabemos que Salvador é considerada uma das cidades mais importantes na formação do Brasil. Antigamente a cidade era composta por muralhas, que posteriormente se tornaram o bairro histórico do Pelourinho.

Além de todo o contexto histórico do Pelourinho, o bairro tem uma energia muito boa, com pessoas receptivas e muita animação. A arte é a essência do lugar. Você encontrará muita música, Baianas arretadas e um clima que da vontade de não ir mais embora. 

Aproveite para ler: O que fazer em Salvador, na Bahia?

O que você encontrará no Pelourinho

Você encontrará algumas praças importantes, como a  praça Thomé que foi utilizada como centro político até o século XVIII, sendo que até hoje abriga a Câmara e a Prefeitura.

Já a praça da Sé é considerada uma das praças mais antigas de Salvador, ela é o resultado de inúmeras demolições de casarões e da antiga igreja da Sé.

Também tem a Catedral Basílica, que faz parte da história do convento e da escola dos jesuítas, a maior e mais importante ordem religiosa no Brasil colônia. A catedral é tão rica em detalhes que sua fachada e seu interior são inteiros de mármore de Lioz, trazido de Portugal.

Ainda no Pelourinho, você encontrará o Grupo Olodum, que é uma escola de tambores Afro-Brasileiro. Ele é sem dúvida, o maior bloco-agro do país. A princípio o bloco surgiu como uma opção de lazer para os moradores próximos ao Pelourinho e com o passar das décadas o movimento foi se fortalecendo ao nível de se tornar uma característica marcante no carnaval baiano.

Além de todos esses lugares históricos e culturais, você também encontrará diversas opções de bares e restaurantes que costumam ser muito badalados por lá. 

Leia também: Salvador: a Capital da Alegria

Veja alguns motivos que farão você passear pelo Pelourinho - Foto: digasalinas por Pixabay 

O que fazer no Pelourinho

O Pelourinho tem diversos pontos que você não pode deixar de conhecer, são largos, igrejas, museus, praças e muitas ruas lindas, com casas antigas e coloridas. Ah por lá também acontecem várias festas e eventos. 

Impossível ficar triste passeando pelo Pelourinho, já que o clima de lá é de pura agitação. Então separe a roupa de calor e bora passear por essa ruas incríveis. 

1. Largos

Existem três largos que você não poderá deixar de conhecer, o Largo Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e o Largo do cruzeiro. Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles: 

Largo do Terreiro de Jesus: Ali você encontrará várias opções de bares e restaurantes, além da Catedral Basílica de Salvador. Trata-se de um lugar com diversos pontos importantes, então vale muito a pena um passeio por lá; 

Largo do Pelourinho: Aqui você encontrará ladeiras, casas coloniais, museus, igrejas, lojas de artesanato e várias outras coisas. Esse destino é incrivelmente lindo e cheio de cultura, praticamente um passeio obrigatório pelo Pelourinho. 

Largo do Cruzeiro: Esse é ideal para quem decide passear durante a noite, já que a vida noturna por lá é agitada. Então aproveite as opções de bares, restaurantes e bistrôs para se divertir muito. 

2. Igrejas

Você vai encontrar no mínimo 8 igrejas pelo Pelourinho, então se você gosta de apreciar beleza, história e religião, sugiro que faça uma tour para conhecer essas igrejas que são para lá de encantadoras. 

Catedral Basílica: Como já falamos, você precisa conhecer a Catedral Basílica, trata-se da primeira igreja construída por lá, com uma beleza estupenda. Há diversas peças valiosas por lá e a Igreja foi toda reformada em 2018, o lugar é simplesmente perfeito. 

Igreja de São Francisco: Que tal uma igreja que foi toda decorada com ouro? Isso mesmo, a Igreja de São Francisco é considerada a mais bonita do Pelourinho e foi toda decorada com mais de 800 quilos de ouro. 

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco: Trata-se de uma Igreja menor, mais intimista, mas com uma decoração que não tem nada de intimista. São diversos azulejos portugueses com paisagens de Lisboa estampadas, o lugar é simplesmente incrível. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: Ela foi fundada em 1685 por uma das primeiras irmandades negros do Brasil, por lá acontecem missas afros semanalmente, vale muito a pena visitar. 

Igreja de São Domingos: Com desenho ilusionista no teto, interior neoclássico e exterior rococó. Uma igreja muito bonita, tenho certeza que você vai amar o passeio por lá. 

Igreja de São Pedro dos Clérigos: Ela fica localizada no Largo Terreiro de Jesus e assim como a anterior, ela mistura os estilos rococó e neoclássico, o que a torna  linda. 

Igreja do Santíssimo Sacramento do Paço: Que tal uma igreja que já foi cenário de filme? Por lá houve a gravação do filme O pagador de Promessas. Além disso, os arredores da igreja são lindos, com construções antigas e coloridas. 

Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Salvador: Uma igreja antiga, no estilo neoclássica e com uma escultura simplesmente perfeita. No interior da igreja você encontrará uma escultura do Senhor Morto, construída por um escravo com dois mil rubis. 

3. Museus 

Como falamos o Pelourinho é um destino com muita história e cultura e isso se prova, pela quantidade de museus que você encontrará por lá. Há diversos museus, entre eles o Museu Afro-Brasileiro, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu da gastronomia Baiana, Fundação Casa de Jorge Amado, Museu casa do Benin, Casa do Carnaval da Bahia, Memorial das Baianas e Museu da Misericórdia. 

Deu para ver que quem gosta de passear por museus, tem uma agenda cheia no Pelourinho né? Afinal conhecer todos eles pode levar bastante tempo. Então aproveite a oportunidade para conhecer cada cantinho, cada cultura e cada história desse destino tão incrível. 

Ah e que tal aproveitar o Memorial das Baianas para tirar uma fotinha com essas Baianas arretadas que deixam o estado ainda mais incrível e cheio de energia boa?  

Onde se hospedar 

Tenho certeza que você vai amar passar uns dias em Salvador e vai amar mais ainda conhecer os encantos do Pelourinho, então que tal começar a programar a sua viagem para lá?

Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e garanta a sua hospedagem com conforto e segurança para conhecer cada cantinho desse destino incrível que o Brasil nos reserva. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo