Seja você um amante, expert ou até mesmo um leigo em trilhas, essa semana o TemporadaLivre dá o pontapé inicial na série #Pé na Trilha. E o que isso tem de tão especial? A cada semana você descobrirá uma trilha mais exótica que a outra. Além de conhecer pontos únicos, ainda mostraremos as vantagens, os riscos e o que se deve levar ao fazer uma trilha com segurança.
Para abrir essa série, listamos 5 trilhas que você precisa conhecer na região de São Paulo. Confira!
1) Trilha do Silêncio - Parque Estadual do Jaraguá
Leve e tranquila, essa é a trilha do silêncio. Se você quer dar aquela caminhada sem se deslocar tanto de São Paulo, aproveite, essa é a sua trilha. De ida e volta a trilha soma 800 metros e bem ali perto você encontrará um riacho em meio à Mata Atlântica.
Nível de dificuldade: Fácil Indicada para: Todas as idades, inclusive para idosos, cadeirantes e deficientes visuais.
2) Trilha da Vida - Parque Ecológico do Guarapiranga
Essa é para quem quer fazer mais um passeio, seja para crianças ou para quem não tem tanto preparo físico. A dinâmica dessa trilha se concentra em ter um guia que fará todo o percurso com os visitantes, mas com um diferencial: os visitantes ficam de olhos vendados e descalços, aumentando assim o contato com a natureza e estimulando ainda mais os instintos auditivos e táteis.
Nível de dificuldade: Fácil Indicada para: todas as idades.
3) Trilha do Poção - Parque Estadual da Serra do Mar
Se você é daqueles que já quer um pouco mais de aventura, então a trilha do poção é ideal para você. Com 3,5km de percurso, o visitante passa mais ou menos 4 horas indo e voltando.
No caminho você encontrará rios, corredeiras e cachoeiras, além de aproveitar para se refrescar tomando um banho durante o trajeto. Você também cruzará um rio sob uma ponte suspensa em cabos de aço.
Nível de dificuldade: Média Indicada para: todas as idades.
4) Trilha da Pedra Grande - Parque Estadual da Cantareira.
Mais longa e mais divertida que as demais, a trilha da pedra grande oferece uma vista única da cidade de São Paulo. Além de ser bem sinalizada, essa trilha oferece 9,6 km de percurso repleto de vegetação e animais.
Nível de dificuldade: Média Indicada para: todas as idades.
5) Trilha do Corisco - Parque Estadual Serra do Mar
Entre todas as trilhas mostradas, essa trilha requer um pouco mais de experiência e preparo físico dos visitantes e você deve estar se perguntando por quê. Além de ter seus longos 20 km de percurso, a trilha tem níveis elevados de altitude e partes muito íngremes, tornando assim o trajeto mais complicado, mas não impossível. Pasmem, são 9 horas de percurso e nada menos que 600 metros de altitudes ao longo da travessia de riachos e matas.
Nível de dificuldade: Difícil Indicada para: pessoas que já possuem preparo físico e conhecimento prévio sobre trilhas.
Vai se hospedar e se aventurar em São Paulo? Então aproveite e conheça nossas opções em imóveis por temporada em São Paulo.
E não se esqueça, use os devidos equipamentos e claro, sempre acompanhado de um guia. Boa viagem!