Mendoza é a principal cidade da Rota do Vinho na Argentina e um dos destinos mais procurados da América do Sul para enoturismo – viagens dedicadas à apreciação de vinhos e das tradições locais.
Reconhecida mundialmente pelos vinhos Malbec, a cidade possui mais de 1.200 vinícolas em atividade, sendo que mais de 100 delas estão abertas para visitação.
Mendoza também se destaca na produção de vinhos sustentáveis. Segundo o Laboratório Estatístico do Instituto Nacional de Vitivinicultura (INV), a cidade foi responsável por 60,9% da produção de uvas orgânicas na Argentina em 2022.
As vinícolas orgânicas de Mendoza priorizam práticas ambientais, sociais e econômicas em suas produções, garantindo vinhos de alta qualidade e comprometidos com a sustentabilidade.
Além dos vinhos de alta qualidade, Mendoza encanta com suas paisagens deslumbrantes ao pé da Cordilheira dos Andes e diversas atividades ao ar livre, como trekking e passeios de bicicleta.
Quais são as regiões vinícolas de Mendoza?
Grande parte das vinícolas oferece tours guiados, explicando cada etapa da produção do vinho e, claro, proporcionando degustações inesquecíveis. As vinícolas de Mendoza estão distribuídas em três principais regiões:
- Luján de Cuyo: Conhecida como o berço do Malbec, oferece vinícolas históricas e modernas.
- Valle de Uco: Situada em altitude elevada, é famosa por seus vinhos complexos e paisagens impressionantes.
- Maipú: Região tradicional, com vinícolas que combinam história e inovação.
Quais vinícolas conhecer em Mendoza?
1. Bodega Familia Cecchin
Localizada em Maipú, esta vinícola produz vinhos em um solo livre de químicos, garantindo um processo natural desde a colheita até a vinificação. Os visitantes podem degustar variedades como Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot, além de desfrutar de um almoço ao ar livre e participar de aulas de cozinha em grupo.
2. Domaine Bousquet
Situada no Valle de Uco, esta vinícola orgânica utiliza tanques subterrâneos para economizar energia. A Domaine Bousquet é conhecida por seu compromisso com a comunidade local e pela produção de vinhos como Pinot Grigio, Chardonnay Torrontés, Malbec e Cabernet Franc. Tours em inglês devem ser agendados previamente.
3. Bodega Santa Julia
Em Maipú, a Santa Julia combina tradição e inovação em sua agricultura orgânica. A primeira vinícola da Argentina a obter a certificação "Fair For Life", oferece diversas atividades como piqueniques, passeios de bike e excursões em carros antigos. A vinícola é um exemplo de responsabilidade social e ambiental.
4. Bodega Krontiras
Localizada em Luján de Cuyo, esta vinícola biodinâmica possui certificações tanto nas vinhas quanto na adega. A arquitetura baseada em geometria sagrada e o uso de materiais naturais refletem o compromisso com a sustentabilidade. As visitas incluem degustação de vinhos e passeios pelas vinhas, onde é possível observar os animais da quinta.
Conheça o TemporadaLivre
Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.
Veja mais:
- Viagem para Argentina: confira destinos que vão para além do óbvio
- Roteiros América do Sul: planeje sua viagem para Argentina
- Como é o inverno na Argentina? 6 motivos para você visitar!