As lindos municípios de Olinda e Recife são os principais destinos turísticos no estado de Pernambuco. As cidades são vizinhas, portanto, quando se visita o estado, é possível conhecer as duas em uma viagem só.
Essa dupla reúne tudo que um bom cartão-postal deve ter: história, belas praias, gastronomia e cultura efervescente. Portanto, se está pensando em planejar uma viagem para o nordeste do país, conheça as nossas dicas de por que conhecer Olinda e Recife.
Viajar para Recife e Olinda: quando ir, como chegar e onde ficar?
O nordeste do país é riquíssimo em cultura, então, viajar para Recife e Olinda é ter uma experiência com diferentes tradições. Durante o verão, as cidades costumam ficar cheias de turistas que vão em busca de curtir o carnaval dos municípios.
Em Olinda, especialmente, ocorre o tradicional desfile dos bonecos gigantes, atração à parte para quem vem de longe. Além disso, diversos blocos de carnavais chamam a atenção dos visitantes, como os famosos Galo da Madrugada e O Homem da Meia-Noite. Além, é claro, de aproveitar as belas praias durante toda a temporada.
No inverno, as cidades também costumam receber turistas devido aos festejos juninos. As tradições de São João são bastante famosas e atraem a atenção daqueles que querem curtir uma festa. É só escolher aquilo que mais lhe agrada e aproveitar!
Locomoção de fácil acesso
Recife é a capital do estado, portanto, dispõe de excelentes recursos para os turistas. Para quem vai de avião, o aeroporto Gilberto Freyre fica na região metropolitana da cidade. O local é bastante moderno e recebe vôos de quase todos os destinos brasileiros, além de disponibilizar opções internacionais.
Já para quem vai de ônibus, a Rodoviária de Recife está localizada na Av. Pref. Antônio Pereira, 705, em um bairro um pouco afastado do centro da cidade. Portanto, é preciso pegar estar atento aos táxis ou aplicativos de carona.
Para quem prefere uma roadtrip, o acesso a BR 101 é muito tranquilo, e você tem a possibilidade de ir explorando o caminho pelo litoral. A distância entre Recife e Olinda é de apenas 10 km, aproximadamente. Por isso, é muito fácil deslocar-se de uma cidade à outra.
Conheça Recife: praia, cultura, história e sabores para te encantar
Em Recife, as alternativas de passeios e roteiros turísticos são infinitas, já que por lá é possível conhecer todas as praias da região de forma muito rápida e prática. A capital também não decepciona no âmbito cultural, sua história pode ser apreciada no Recife Antigo, na Casa de Cultura, e em tantas outras oportunidades.
As praias do município são ótimas para curtir a orla, porém é preciso tomar muito cuidado ao entrar no mar, já que por lá acontece a reprodução de tubarões. Mesmo com as melhores praias da cidade afastadas da localização central, é fácil ir de um ponto para outro e conhecer Porto de Galinhas, Praia de Calhetas, Praia dos Carneiros e Praia de Boa Viagem.
Quem escolher um dia cultural, não pode retirar o Recife Antigo do seu planejamento, pois ele proporciona visitas ao Cais do Sertão, que homenageia o grande músico Luiz Gonzaga, e o museu do Carnaval de Pernambuco.
A Casa da Cultura também é um excelente passeio. O local é um antigo presídio, onde as obras se iniciaram em 1850. Após esse período, em 1963, Francisco Brennand transformou o lugar em um abrigo para a produção cultural do estado. Hoje, a Casa da Cultura possui um imenso acervo com obras de mais de 149 municípios.
Para conhecer outras opções de passeios em Recife, acesse nosso link!
Uma vizinha imperdível: Conheça Olinda
De uma coisa temos certeza, Olinda é uma cidade que deve ser contemplada com calma. O seu centro histórico é a grande atração, com opções de restaurantes saborosos e paisagens imperdíveis.
Em 2006, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura, e esse projeto foi elaborado com o objetivo de conservar as tradições locais, garantindo mais força para sua identidade cultural. Ou seja, o município preserva um grande patrimônio cultural que inclui o frevo, o maracatu e diversos outros costumes.
Conheça os melhores destino para celebrar o frevo!
Na cidade, você pode visitar várias construções históricas como a igrejinha de Santa Cruz dos Milagres, o Mosteiro de São Bento, sua linda arquitetura barroca e os antigos casarões da Rua XV de Novembro, que hoje abrigam lojas e instalações coloridas, dando um charme especial a cidade.
As praias também são encantadoras, com destaque para as Praias dos Milagres, Praia do Farol e Praia do Carmo. Uma dica imperdível dos viajantes nordestinos, que afirmam que o melhor cronograma é: curtir as praias do Recife pela manhã, e depois seguir para a cidade vizinha.
Conclusão
Com todas essas informações, deu para perceber que Recife e Olinda são encantadoras, exalam cultura e tradição. Portanto, se quer conhecer lindos lugares, passear por construções históricas e ainda apreciar belas paisagens naturais, não deixe de visitar a região!
Aproveite e veja também as opções de imóveis de temporada. São casas e apartamentos para você aproveitar os seus dias em Pernambuco no melhor estilo.