Você sabia que o Brasil possui diversos sítios arqueológicos e muitos deles são abertos para visitação? Isso mesmo, você pode conhecer esses lugares tão importantes para a nossa história e ciência, que guardam informações muito relevantes e fundamentais para os estudos de nosso planeta e todo o desenvolvimento da Terra e da espécie humana.
Sítios arqueológicos são locais onde constam algum tipo de vestígio de ocupação humana, sendo esses vestígios, na maioria das vezes, as inscrições rupestres, restos de ferramentas e utensílios e muito mais. No Brasil, há milhares de sítios arqueológicos registrados, sendo que alguns deles se concentram em parques de preservação ambiental.
E para você conhecer um pouco mais sobre esses lugares e, quem sabe, planejar uma viajar para lá, o TemporadaLivre separou uma lista com 5 principais sítios arqueológicos do Brasil. Confira!
5 principais sítios arqueológicos do Brasil
- Parque Nacional Serra da Capivara - PI
- Parque Nacional do Catimbau – PE
- Sítio Arqueológico Pedra Pintada – RO
- Parque Nacional do Jaú - AM
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu - MG
1. Parque Nacional Serra da Capivara - PI
O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no estado do Piauí, próximo a divisa com o estado da Bahia. O parque é um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, tendo sido instituído em 1979 e, desde 1990 abrange uma área de mais de 135 mil hectares. Em 1991, o parque foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O Parque da Serra da Capivara preserva grande paredões e rochas de arenito em que estão presentes diversas gravuras rupestres. Inclusive, o parque é considerado o como sendo o de maior concentração de sítios arqueológico da América Latina, tendo mais de 173 sítios catalogados em sua área, no qual a maioria são abertos à visitação.
2. Parque Nacional do Catimbau – PE
No Pernambuco você pode conhecer o Parque Nacional do Catimbau. O parque é bastante bonito e apresenta diversas formações rochosas que foram sendo esculpidas naturalmente com o tempo, apresentando grande paredões de pedras, cânions e rochas de formatos únicos. Criado em 2002, o parque atua como uma área de preservação de todo o ecossistema da região, incluindo as espécies da fauna e da flora nativa.
Você pode visitar o parque passeando por suas trilhas, conhecendo e se admirando com uma paisagem bastante diferente e rica, além de conhecer alguns pontos onde há preservado algumas gravuras rupestres.
3. Sítio Arqueológico Pedra Pintada – RO
Ao contrário dos outros dois, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada não é um parque com diversas formações e resquícios de antigas civilizações, mas sim um único sítio arqueológico, mas com uma grande importância história.
Como o próprio nome sugere, o sítio arqueológico Pedra Pintada é uma grande rocha de mais de 35 metros de altura que forma uma grande caverna. No seu interior foram encontrados diversas gravuras e artefatos rupestres, como ferramentas, cerâmica e até pedras de colar. Para visitar a caverna é preciso solicitar uma autorização junto a Funai, já que o sítio está localizado dentro de um território indígena.
4. Parque Nacional do Jaú - AM
Com uma área de mais de 2 milhões de hectares, o Parque Nacional do Jaú é uma importante área preservação ambiental localizado no Amazonas. Todo o parque preserva uma mais maiores florestas úmidas do mundo e protegendo quase que o Rio Jaú em sua totalidade. Além dessa importância ambiental, o parque foi formado sobre antigas formações rochosas super antigas, com mais de 500 milhões de anos, e algumas mais "recentes", com 6 milhões de anos. Assim, o parque também abriga um importante sítio arqueológico, preservando vestígios de antigas civilizações, como pinturas e inscrições rupestres.
Para visitar o parque você precisa preencher uma autorização de entrada. Para obter esse formulário só solicitar pelo e-mail parnajau@icmbio.gov.br ou indo até o escritório do parque, na Avenida do Turismo, nº 1350, em Manaus.
5. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu - MG
Minas Gerais também oferece várias áreas de preservações ambientais, sendo que o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um deles. , além de possuir diversos sítios arqueológicos registrados em seu anterior. O parque está localizado na região norte do estado e conta com uma área de mais de 56 mil hectares.
O parque é aberto a visitação e você pode realizar algumas trilhas no seu interior, passando por formações rochosas milenares e encontrando vestígios de antigas civilizações pintados em suas pedras. Suas cavernas são suas principais atrações, onde é possível observar em detalhes as gravuras nas rochas.
Conheça esses sítios arqueológicos no Brasil
Viu que interessante. Além de se divertir, você ainda pode conhecer muito sobre os primeiros povos que habitam o Brasil e ter contato com todos esses lugares incríveis e fascinantes. Então organize a sua viagem agora mesmo e visites os diversos sítios arqueológicos espalhados em todo o Brasil.
Não esqueça também de fazer a sua reserva em nosso portal. Acesse TemporadaLivre.com e confira as melhores opções de casas e apartamentos de temporada nos melhores destinos do Brasil.