Se você ainda não conhece os pontos turísticos do Paraná, não tem ideia do que está perdendo. O estado é repleto de lugares incríveis e belezas naturais para conhecer. Se estiver programando uma viagem, saiba que há diversos passeios e atrações imperdíveis por lá. No post de hoje, preparamos uma lista com os principais pontos turísticos do Paraná para você. Veja só!
Pontos turísticos do Paraná:
Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR)
Considerada uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu estão na fronteira entre Brasil e Argentina, no Parque Nacional do Iguaçu. O parque localizado em Foz do Iguaçu é, hoje, a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo e foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 1986. Trata-se de um dos principais pontos turísticos e o mais conhecido do estado. Quem ainda não o conhece, precisa muito visitá-lo!
Contato: (45) 3521-4400
Rodovia BR-469, - Parque Nacional do Iguaçu - Foz do Iguaçu - PR - 85855750
Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa (PR)
Maior atrativo natural de Ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha é composto por três elementos: Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada. Conta com uma área de 3122 hectares, coberto, em sua maior parte, por campos naturais e fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins.
A responsabilidade administrativa do parque é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Observação: Transporte coletivo para o Parque Estadual de Vila Velha no Terminal de Oficinas pela Linha Vila Velha. Para acessar o Terminal de Oficinas, você pode pegar a Linha T Central/ Oficinas no Terminal Central.
Contato: (42) 3228-1138 / (42) 3228-1539
Rodovia Br-376, Km 28 - - Ponta Grossa - PR - 84064290
Jardim Botânico, em Curitiba (PR)
O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos do Paraná mais visitado, administrado pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná e o seu nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter.
Sua área total é de 278.000 metros quadrados, boa parte dela corresponde a um remanescente florestal típico da vegetação regional (capões), com nascentes que formam lagos. A maior atração é uma estufa de ferro e vidro com 450 metros quadrados, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abrigando exemplares vegetais característicos de regiões tropicais e esculturas como “A Mãe” (situada no jardim), que também fazem parte da paisagem.
Lá, ainda se encontra o Espaço Cultural Frans Krajcberg, com exposição permanente e uma dimensão de 1.500 metros quadrados de área construída, destinada a abrigar, exclusivamente, as obras doadas pelo artista Frans Krajcberg ao município de Curitiba. O local conta com estufa, bistrô, jardim francês, lago, museu, fontes, pistas de cooper, trilhas, santuários públicos, loja, equipamentos de ginástica, estacionamento e Jardim das Sensações. Vale muito a pena visitá-lo!
Contato: (41) 3240-1125
Avenida Prefeito Lothario Meissner, - Jardim Botânico - Curitiba - PR - 80210170
Serra Verde Express - Jardim Botânico
A empresa de viação férrea atende a região metropolitana, serra e litoral paranaense! Os 110 km de ferrovia permitem aos turistas conhecerem locais históricos e paisagens exuberantes. Vales, colinas, áreas de preservação ambiental, como o Parque Estadual do Marumbi, complementam esse trajeto incrível.
Não podemos nos esquecer da Ponte São João, com 55 metros de altura e o viaduto Carvalho ligado ao Túnel do Rochedo. A empresa viabiliza pacotes turísticos para a Ilha do Mel e outras localidades. Além disso, todos os dias, há trens que partem de Curitiba com destino à Morretes e, aos domingos, seguem até Paranaguá.
Contato:(41) 3888-3488
Avenida Presidente Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico - Curitiba - PR - 80060090
Ilha do Mel, Baía de Paranaguá (PR)
A Ilha do Mel é um dos destinos mais queridos do Paraná. Muitas pessoas consideram as praias da ilha as melhores do estado. Além de toda a beleza natural que ela reserva, o charme e a tranquilidade da região também são fatores que cativam os visitantes.
Parque Estadual do Guatelá, em Tibagi (PR)
Localizado na região dos Campos Gerais, o Parque Estadual do Guartelá tem como maior atração o Canyon do Rio Lapó, o 6º maior Canyon do mundo em extensão. O parque apresenta, ainda, uma biodiversidade característica: espécies de lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e capivara podem ser observadas por lá. Sem falar das pinturas rupestres que datam aproximadamente 10 anos!
PR 340, Km 42, - Guartela de Cima - Tibagi - PR - 84300000
Pico do Agudo, Sapopema (PR)
Sapopema está localizada ao norte do Paraná, há 125km de Londrina. A cidade se destaca por suas riquezas naturais que encantam aqueles que gostam de se aventurar e ficar em contato com a natureza. Antes de falarmos do Pico Agudo em si, vale ressaltar outros destinos em Sapopema. Dá uma olhada:
- Toca da Buzina: essa é para quem não tem medo de locais apertados, de insetos e animais. A gruta é muito interessante, vale adicionar ao seu roteiro.
- Casa de pedra: a Casa de Pedra é um sítio arqueológico, situado em uma propriedade particular, no bairro de Vida Nova. O mais legal desse passeio é seu valor histórico. Lá, foram encontrados indícios de vida primitiva, como pontas de flechas feitas de pedra lascada. A viagem até o local passa, primeiro, por um pasto com terreno bem inclinado e, depois, por uma pequena trilha com vegetação, pois fica à beira de um riacho.
- Pico Agudo: essa é, sem dúvidas, a atração mais procurada para visitar na região de Sapopema. O pico tem cerca de 1.200 metros de altitude e cerca de 2km de caminhada da sua base ao topo. A caminhada é bem diversificada, passando por terrenos elevados e íngremes, trechos com necessidade de uso de cordas, mata fechada e também por campo aberto.
Se for se arriscar na aventura com o seu próprio carro, certifique-se de que o tempo esteja favorável e busque informações para saber se o carro consegue encarar. Ah! E aproveite para conhecer as cachoeiras próximas dali. Garantimos que você sairá com as energias renovadas!
Pico Paraná, Antonina
Essa é a montanha mais alta do sul do Brasil, com 1.877 metros de altitude, localizada em um conjunto da serra, chamado “Ibitiraquire”, que, em Tupi, significa Serra Verde. O caminho até o local é bem tranquilo, mas quando entra em mata fechada, a trilha pode ficar um tanto desafiadora.
Ao chegar no topo, é possível observar Morretes, Antonina e Paranaguá. Nós recomendamos que, antes de se aventurar no Pico Paraná, você já tenha experiência em montanhismo, esteja equipado com lanternas e vá acompanhado de pelo menos 2 pessoas.
Aluguel de temporada Paraná
Viu só? Os pontos turísticos do Paraná são incríveis para conhecer. Agora, só falta programar a viagem, alugar um imóvel e cair na estrada!
No portal do TemporadaLivre você encontra inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada no Paraná.
Imóveis para alugar por temporada no Paraná:
Confira já e escolha o seu! Afinal, essa é a melhor e mais confortável forma de hospedagem, sem falar do preço, que é super acessível!