Se você ainda não conhece Urubici em Santa Catarina, precisa marcar uma viagem para esse destino, que é incrível. Você encontrará montanhas, cavernas, cachoeiras e muito frio, o que tornam o destino tão requisitado por turistas.
A cidade já registrou recorde de temperaturas baixas do país, sendo que as chances de neve por lá, são grandes. Isso faz com que o turista tenha uma experiência diferente da maioria dos destinos brasileiros.
Contratar um guia é uma boa opção para curtir as belezas naturais de Urubici, uma vez que as atrações são distantes do centro e os acessos não são tão fáceis, sendo que alguns exigem autorização, como é o caso do Morro da Igreja.
Pontos turísticos e passeios de Urubici
Morro da Igreja
Uma curiosidade sobre o Morro da Igreja, é que o ponto da Serra Geral possui 1822 metros de altitude, sendo que no local, a Aeronáutica instalou o CINDACTA II, base de monitoramento aéreo dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Praticamente em todos os anos há ocorrência de neve no inverno. Em 1996 foi registrada a temperatura mínima recorde no país, de 17,8 ºC negativos, e -40 ºC de sensação térmica por causa dos ventos. Baixas temperaturas são comuns em Urubici, mesmo no verão. Portanto, se você gosta de frio, esse é o lugar perfeito para uma viagem.
A visitação ao Morro da Igreja acontece das 9h às 16h. O lugar fica a 26 km do centro, sendo 10 km de estrada de terra (plana) e 16 km pavimentada (subida).
Do alto do morro é possível observar o Litoral Sul Catarinense. Na sua frente, chama atenção a Pedra Furada. Uma escultura natural que se tornou cartão-postal da cidade. A pedra tem uma abertura de 30 metros de circunferência.
Morro do Campestre
Localizado a 8 km do centro, por estrada de terra, é uma imponente formação de arenito com 1.380 metros de altitude. De cima do morro se tem uma boa vista do Vale do Rio de Canoas.
O acesso é pela estrada para Rio Rufino e uma fazenda particular. Dá pra chegar perto do topo do carro.
Cascata do Avencal
A cachoeira tem 100 metros de queda livre, fica a 7 km do centro, no sentido São Joaquim, por estrada pavimentada e pode ser visitada por cima e por baixo dela.
Na parte superior o acesso é fácil. Dá pra chegar com o veículo na beira do precipício e tem 2 mirantes para se tirar belas fotos.
Na parte de baixo o acesso é feito a pé, por cerca de 80 metros, sendo que grande parte da trilha é sobre as pedras, o que a torna bastante escorregadia próximo à cascata.
Serra do Corvo Branco
Você não pode deixar de passar pela Serra do Corvo Branco. O caminho é incrível e cheio de adrenalina, já que as curvas são totalmente acentuadas.
Trata-se de apenas 5 quilômetros de aventura, mas tenho certeza que fará seu estômago borbulhar, diante de tanta aventura. Mas o caminho deve ser feito por carro pequeno, não é recomendado para carros muito grandes. O acesso de 30 km é de terra, pela SC 439, estrada que liga Urubici a Grão Pará, pela Serra Geral.
Cascata Véu da Noiva
Fica no caminho para o Morro da Igreja, onde é só seguir a placa indicativa e andar não mais de 300 metros em estrada de terra. A cascata fica em propriedade particular, onde também há uma tirolesa para os mais aventureiros.
O caminho é de fácil acesso, e após chegar ao destino, você ainda poderá descansar em um banco de madeira que fica a frente da Cascata, para curtir a vista incrível.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
É uma gruta natural encravada nas rochas, onde existe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes desde o ano de 1944. O local é conhecido por ser ponto de peregrinação religiosa.
Os fiéis costumam deixar por lá, alguns objetos e fotos que testemunham a realização de seus milagres, o que torna o local ainda mais interessante. O acesso é fácil, na beira do caminho para o Morro da Igreja, a 10 km do centro.
Inscrições rupestres
Trata-se de um importante registro arqueológico da região, sendo que são inscrições deixadas por povos que habitam a região há pelo menos 4.000 anos atrás. O que acredita-se é que essas pessoas, consideravam o local sagado.
O acesso fica às margens da SC 430, no sentido São Joaquim, a 3 km do centro.
Cânion Espraiado
Localizado na parte sul do Campo dos Padres, a 1500 metros de altitude, este cânion representa grande beleza cênica, com escarpas, penhascos e cachoeiras, lugar ideal para trilhas e longas caminhadas. O local está sendo indicado para ser o mais novo Parque Nacional Catarinense.
Fica a 39 km do centro, sendo 30 km pela SC 439 no sentido Serra do Corvo Branco, até o começo da trilha que tem 9 km de extensão até o cânion.
Aluguel de temporada Urubici
E aí, curtiu as atrações de Urubici? São incríveis! Para quem gosta de frio e atividades radicais, a cidade é um prato cheio, vale a pena visitar. Agora acesse nosso site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e encontre uma hospedagem próxima, para sua viagem de férias na região.