Se você não sabe o que ver e fazer em Bertioga, fique ligado nesse post, porque nós iremos contar tudo para você. Para começar, é importante você saber que a cidade oferece atividades variadas, que são muito indicadas para quem viaja com a família. Entre as opções estão banho de mar, tour pela aldeia indígena, badalação no shopping, visita a construções históricas e passeios de escuna e de canoa. É o lugar perfeito para tirar aquelas férias atrasadas e aproveitar ao máximo cada uma das atrações que a cidade oferece. Além das famílias, os grupos de amigos que são animados estão sempre em busca de aventura, também podem se divertir muito em Bertioga, pois, no tédio é impossível ficar. Mas, para dar uma ajudinha na hora de preparar o roteiro, nós selecionamos algumas dicas de o que ver e fazer em Bertioga. Confira!
Saiba o que ver e fazer em Bertioga e planeje seu roteiro!
Praias de Bertioga
Boracéia
Urbanizada, estende-se por quase cinco quilômetros, até a divisa com São Sebastião. A larga faixa de areia é plana e muito boa para caminhadas. Ao longo da orla oferece quiosques e campings. Fica a 35 quilômetros do Centro.
São Lourenço
Com 4,5 quilômetros de extensão, a praia de São Lourenço é bastante urbanizada, cercada por casas, muitos prédios e seguranças. Quase toda a orla, de areia batida, é acompanhada por um bonito gramado decorado com coqueiros. Apesar do mar calmo, que atrai famílias com crianças, a praia é cenário de campeonatos de surf nos arredores do píer, onde há algumas formações de ondas. Fica a 16 quilômetros do Centro.
Indaiá
No final da praia da Enseada, tem pouca estrutura e águas calmas, sendo frequentada pelos praticantes de atividades náuticas. A larga faixa de areia batida leva a um costão verdejante no canto esquerdo, o Morro da Enseada.
Enseada
Extensa, a praia da Enseada vai do Centro da cidade ao bairro do Indaiá, totalizando 12 quilômetros de areia larga e plana. Movimentada, é imprópria para banho em alguns meses do ano. A turma do surf aproveita as boas ondas formadas nos trechos em frente ao Hotel Marazul e ao Sesc. Um projeto de reurbanização e revitalização da área, assinado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, está em andamento.
Guaratuba
Tranquila e extensa (8km), fica perto de um condomínio de casas e imóveis de temporada, reunindo muitas famílias hospedadas por ali. Fica a 24 quilômetros do Centro.
Itaguaré
Procurada por surfistas, é uma das mais preservadas da região, dentro da área do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Ao longo de seus três quilômetros de extensão oferece bons pontos também para o banho e a pesca. Caiaques e canoas são alugadas nos trechos onde é cortada por riacho. Fica a 20 quilômetros do Centro (acesso pelo portal de São Lourenço - após a entrada da Riviera, sentido São Sebastião).
Forte de São João
Concluída pelos portugueses em 1547, a fortaleza é considerada a mais antiga do Brasil. Bem conservada, exibe paredes originais e abriga exposição, permanente de armas e de ocas indígenas. No entorno fica o Parque dos Tupiniquins, com grande área verde, artefatos históricos e estátuas.
Passeio de Escuna
As embarcações partem do Píer de Bertioga e circulam por praias e ilhas, com paradas para banhos. Entre os passeios mais bacanas está o que leva à praia de Iporanga. As embarcações partem da balsa nos finais de semana costeiam o litoral até Iporanga, onde há pausa para banho em alto mar. No caminho, as praias da região da Serra do Guararu.
Visitar a aldeia dos índios guaranis
A Aldeia do Rio Silveira ocupa uma área de quase mil hectares na praia da Boracéia, na divisa entre Bertioga e São Sebastião. O espaço abriga cerca de 500 índios que cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e apresentam aos visitantes suas danças, músicas e culinária típica. A aldeia recebe visitas organizadas. É possível comprar artesanatos e plantas ornamentais.
Trilha Garganta do Gigante
Dizem que a silhueta da serra de Bertioga forma o desenho de um gigante olhando pro céu. Para chegar à sua garganta, onde há três piscinas naturais e uma cascata, é preciso ter bom preparo e muita disposição! São duas horas de canoagem e cerca de três horas de trilha pela mata, com alguns trechos de brejo. A aventura começa antes das 8h da manhã e dura 10h.
Esportes e ecoturismo
Os esportes de aventura, como trekking e canoagem, são os mais praticados em Bertioga. Na paisagem aos pés da Serra do Mar estão os rios de águas limpas, cachoeiras e vegetação de Mata Atlântica. As boas ondas da região também atraem os surfistas.
Usina de Itatinga
Um bonde leva à Vila de Itatinga, onde está a usina construída pelos ingleses no início do século 20, cercada por casinhas em estilo britânico. O tour, de seis horas, conduz a caminhadas por trilhas e banhos de cachoeira. É preciso agendar com antecedência.
Aluguel de temporada em Bertioga
Viu só? Bertioga possui inúmeras atrações. É impossível ficar no tédio ao passar as férias nessa cidade. Pois há muitas opções de o que ver e fazer em Bertioga. Tem, basicamente, uma atração para cada dia. E é isso faz de uma viagem algo inesquecível, pois em meio a passeios e lugares, sempre há boas histórias para conhecer e viver. Mas, antes de "cair" na estrada, dê uma olhadinha no portal TemporadaLivre e confira as opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Bertioga. Confira já e escolha o imóvel que melhor atende às suas necessidades.
Veja também:
-
Melhores praias de Bertioga (SP);
-
O que ver e fazer no feriadão de Tiradentes em Bertioga – SP;
-
Veja os encantos de Riviera de São Lourenço em Bertioga SP;
-
As melhores dicas para você curtir a praia de Riviera de São Lourenço (SP);
-
As praias que são de águas salgadas e doces ao mesmo tempo.