Ter a experiência de viajar de avião é muito emocionante, especialmente quando é para fazer aquela viagem que você tanto planejou, mas, infelizmente, imprevistos podem acontecer e seu voo pode ser cancelado.
Quando isso acontece, é bem provável que o estresse e a frustração tome conta si no momento, afinal, você esperou muito para fazer aquela viagem, está com um cronograma, ou pior, está viajando a negócios.
É fundamental que nessas horas você não entre em pânico e siga todas as dicas que vamos te passar para conseguir driblar esse problema. Vamos lá?!
8 dicas do que fazer se o seu voo for cancelado
1. Tenha calma e busque seus direitos
Ao receber a noticia de que seu voo foi cancelado, é fundamental que você tente manter a calma e não se desesperar.
Como passageiro você tem seus direitos, especialmente se a companhia área contratada seguir as regulamentações internacionais.
2. Contato com a companhia aérea
A primeira coisa a se fazer após receber a notícia do cancelamento, é entrar em contato com a companhia aérea contratada.
Explique o seu caso e verifique quais tipso de assistências eles oferecem, como reacomodação em outro voo, alimentação ou acomodação, se necessário. Não se esqueça de anotar tudo, principalmente, nomes e números de protocolo!
3. Direitos de compensação
Verifique as regulamentações aplicáveis às companhias aéreas e aos países envolvidos. Em alguns casos, você pode ter direito a uma compensação financeira, reembolso integral ou acomodação alternativa.
Consulte as regras locais ou entre em contato com um órgão regulador de aviação para obter mais informações.
4. Acomodação e alimentação
Se você entrou em contato com a companhia aérea e eles não puderem oferecer assistência imediata, será preciso que você encontre uma acomodação e alimentação por conta própria.
Verifique com a companhia se ele possuem alguma sugestão de acomodação próxima ao aeroporto e refeições. Lembre-se de guardar todos os recibos, eles serão muito úteis para o reembolso posterior.
5. Reagendar o voo
Dependendo da disponibilidade, você poderá reagendar o seu voo diretamente com a companhia aérea. Explique o ocorrido e veja se existem opções alternativas que possam encaixar com sua programação. Se for preciso, considere buscar por voos de outras companhias aéreas ou rotas alternativas para chegar ao seu destino.
6. Direitos em caso de atraso prolongado
Se o cancelamento do voo resultar em um atraso prolongado, existem direitos adicionais a serem considerados, como compensação financeira adicional, assistência de comunicação e até mesmo o direito de cancelar a viagem e obter um reembolso total.
7. Anote os detalhes
É muito importante que você documente todos os acontecidos relacionados ao cancleamento do seu voo. Anote datas, horários, nomes das pessoas com quem você falou e qualquer outra informação relevante. Se necessário tire fotos de telas de computador ou anotações escritas.
8. Contato com o seguro de viagem
Se você possui um seguro de viagem, entre em contato com a seguradora e verifique se eles oferecem cobertura para cancelamento de voo e quais são os procedimentos necessários para solicitar reembolso ou compensação. Por isso é muito importante que você contrate um seguro viagem antes da sua viagem, que tenha cobertura para vários imprevistos!
Onde se hospedar?
Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.
Veja também:
- Primeira viagem de avião? Confira um guia completo
- Bagagem de mão: principais dúvidas e dicas para quem vai viajar
- Bagagem extraviada - O que é, quais as causas e como evitar