O estado do Espirito Santo ainda não é um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil, porém, a região apresenta locais super interessantes, com um litoral bastante bonito. A cidade de Vila Velha é a segunda maior cidade do estado, ficando atrás apenas da cidade de Serra.
Vila Velha está localizada no litoral capixaba, presenteando seus visitantes com lindas praias e pontos turísticos bem legais para visitar. Confira:
10 Pontos turísticos para conhecer em Vila Velha
1. Convento de Nossa Senhora da Penha
O Convento de Nossa Senhora da Penha é o principal ponto turístico de todo o estado. Construído no ano de 1558 bem no alto do penhasco, próximo ao ponto onde os primeiros portugueses chegaram ao estado.
Além de ser uma construção histórica, de lá é possível ter uma vista deslumbrante da Terceira Ponte, Baía de Vitória, ilhas, praias e montanhas. A vista é completa e com certeza te deixará sem fôlego.
No Convento também acontece missas diariamente e são abertas para quem quiser participar.
Como chegar: O acesso se dá pela Rua Vasco Coutinho, no bairro da Prainha, em Vila Velha.
Entrada: Gratuita.
Confira os horários de funcionamento clicando aqui.
2. Morro do Moreno
O Morro do Moreno tem 274 metros de altura e seu nome é por conta de João Moreno, um colono que era responsável por vigiar do alto do morro a entrada da Baía.
Porém, o que atrai os visitantes não é toda essa história, mas sim a incrível vista do por dol sol que o morro proporciona. Além disso, lá é um dos lugares preferidos dos aventureiros que adoram praticar rapel e parapente.
Como chegar: O acesso se dá pela Avenida Antônio Gil Veloso rumo a Rua João Joaquim da Mota, no final da Praia da Costa, em Vila Velha.
Funcionamento: Todos os dias.
3. Farol de Santa Luzia
O farol de Santa Luzia foi inaugurado no ano de 1871 e possui 12 metros de altura com placas vindas da Escócia. O farol possui um sistema de iluminação, não senso necessário um faroleiro.
O farol já sofreu algumas reformas, como pinturas e ajustes de acessibilidade. Atualmente o farol também conta com salas que contam a história do farol através de pinturas e tem até uma lojinha de souvenires para você levar uma lembrancinha desse passeio.
Quem visita o farol ainda tem acesso a um leme que simula uma embarcação. Porém, o tempo de visita é de apenas 20 minutos por grupo, mas esse é o tempo suficiente para tirar boas fotos e aproveitar o momento.
Por ser uma área militar deve-se ficar atento a algumas restrições como: não é permitido comidas e bebidas, entrar sem camisa ou com trajes de banho e também pe proibida a entrada de animais de estimação.
Entrada: Gratuita.
Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h.
4. Praia da Costa e Praia de Itapuã
A Praia da Costa é uma das mais movimentadas e mais famosas da cidade. Suas águas são bem limpas e calmas, oferecendo uma ótima condição de banho. O seu entorno é bastante movimentado e urbanizado, já que conta com diversos comércios, casas de temporada e quiosques. Também possui um calçadão muito utilizado pelos moradores e turistas, para caminhadas, exercícios, bike ou aquele leve passeio no fim de tarde curtindo a brisa.
Já a Praia de Itapuã é a continuação da Praia da Costa e apresenta águas com ondas um pouco mais agitadas, sendo ótima para surfe e atividades similares. Ao final da tarde, o encanto fica por conta dos pescadores que fazem o arrastão de rede para a pesca.
5. Praia Itaparica e Barra do Jacu
Outra praia bem conhecida é Itaparica, que, por conta dos diversos quiosques ao longo do calçadão, acabou se tornando a mais animada e o point do final da tarde e da noite.
Mas se você gosta de uma praia menos agitada, o lugar certo é Barra do Jacu. A praia apresenta ondas fortes, sendo muito procurada por surfistas da região. Além disso, o seu entorno não possui uma grande estrutura, sendo um local quase deserto e, portanto, não há tanta movimentação. Também não é muito indicada para banho, pois apresenta um forte repuxo, mas seu visual é muito bonito e é um lugar ótimo para quem quer curtir um sol sem muito agito.
Saiba mais informações sobre as praias de Vila Velha clicando aqui.
6. Fábrica de chocolate
Se você é chocólatra, saiba que lá está a sede da fábrica de chocolates da Garoto e você pode visitá-la. Você pode fazer um "Chocotour", passeando por algumas das instalações da fábrica, além de conhecer um museu do chocolate e fazer compras na lojinha. Saiba mais no site oficial da Garoto clicando aqui.
Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 16h30.
Entrada: Gratuita
Localização: Praça Meyerfreund, no Bairro Glória, em Vila Velha.
7. Museu Vale
Outro lugar bastante bacana para se visitar em Vila Velha é o Museu Vale, conhecido como Museu Ferroviário. O museu está instalado no prédio original da Estação Pedro Nolasco, uma construção datada de 1927.
Por lá você pode conhecer um pouco mais sobre a história desse meio de transporte tão importante para o desenvolvimento do nosso país. Inclusive, é possível conhecer uma Maria-Fumaça adquirida pela companhia Vale em 1945, além de maquetes ferroviárias. É um passeio muito indicada para famílias e crianças.
8. Museu Homero Massena
Homero Massena é um artista plástico que conquistou a fama por sua simplicidade e forma de ver a vida. O museu funciona na antiga casa do artista e reserva todos os pertences ainda intactos do artista e até mesmo o cavalete com sua última obra inacabada.
Localização: Rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, Prainha.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.
Entrada: Gratuita.
9. Casa de Memória
A Casa de Memória pe um pequeno museu que resgata memórias dos primeiros tempos da cidade de Vila Velha. Por lá, você encontra objetos e imagens que trazem um pouco dessa história. O que mais chama a atenção nesse museu é os utensílios usados pelos portugueses e o bondinho que circulava pela a cidade.
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 18h.
Entrada: Gratuita.
10. Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário construído 1535 foi o primeiro templo construído no estado do Espírito Santo. Em 2015 a Nossa Senhora da do Rosário foi oficializada por lei como a padroeira da cidade de Vila Velha.
A igreja é uma das mais antigas do Brasil que ainda está em funcionamento. Foi restaurada e atualmente está muito bem conservada.
Como chegar a Vila Velha
Para chegar à cidade é bem fácil, já que o aeroporto fica na cidade de Vitória, a cerca de 10 km de Vila Velha, operando voos nacionais e internacionais.
Para quem está viajando de ônibus, a Rodoviária de Vila Velha também oferece diversas opções de companhias de ônibus, com destinos e origens de diferentes regiões do país. Mas, se você gosta mesmo é de viajar de carro, para chegar até Vila Velha é só seguir pela BR-262.
Onde comer
A moqueca capixaba é uma comida típica da região que nada mais é que saborosas postas de peixe servidas com pirão e arroz branco. Diferente da moqueca baiana, a moqueca capixaba não vai leite de coco e nem azeite de dendê.
O prato se tornou tradição da região e quem visita não pode ir embora sem experimentar essa delícia. Os melhores lugares para comer a moqueca capixaba é no Caranguejo do Assis.
Onde se hospedar?
Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.
Veja Também:
- Confira as dicas com as melhores praias de Vila Velha, no ES!