Você já ouviu falar na cidade de Lauro Müller? Talvez você pode nem conhecer, mas tenho certeza que já ouviu falar na famosa Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais incríveis e requisitadas do Brasil, que a cidade de Lauro Müller abriga. A estrada localizada na base das montanhas da Serra Geral, em Santa Catarina.
A cidade também carrega algumas histórias, pois também fez parte da rota dos tropeiros. Os tropeiros costumavam descer de mula a Serra do Rio do Rastro, carregando alimentos e objetos para comercializarem no pé da serra.
Foi quando ao fazerem uma fogueira, descobriram que as pedras pretas que utilizavam para acender as fogueiras incandescentes, e assim, descobriram o carvão. Aliás, se você ainda não sabe, a cidade é considerada berço histórico do carvão nacional.
Bom, agora que você já sabe um pouquinho da história de Lauro Müller, chegou a hora de você saber mais sobre o turismo nessa região. Se você está curioso para saber quando ir, como chegar, o que fazer e muito mais em Lauro Müller, confira o conteúdo abaixo que preparamos para você!
Onde fica e como chegar em Lauro Müller
O município de Lauro Müller fica localizado no estado de Santa Catarina, mais especificadamente ao Sudeste do estado, a 43 km de Criciúma e a 197 km de Florianópolis. A cidade fica a 22 km do topo da Serra do Rio do Rastro, a cerca de 220m de altitude, enquanto o topo da serra conta com 1460m de altitude.
Os aeroportos mais próximos da cidade é o de Jaguaruna (67 km) e o de Florianópolis (208 km), após desembarcar recomendamos que alugue um carro para chegar até a cidade e aproveitar os passeios com muito mais liberdade. Além disso, se você pretende percorrer pela a famosa serra, o carro será essencial.
Quando viajar para Lauro Müller
Se você está pensando em conhecer a cidade, não se preocupe, em qualquer época do ano é possível aproveitar muito dos atrativos que cidade tem para oferecer. Para aqueles que querem evitar tempos chuvosos na região, a melhor opção é ir entre abril e setembro, pois entre os meses de outubro e março as chuvas ocorrem com mais frequência.
Como existem diferenças de altitudes é normal você encontrar muita neblina, o que pode acabar atrapalhando na apreciação de paisagens. Entretanto, a visibilidade pode melhorar em questão de minutos, assim você não vai embora da cidade sem ver as paisagens deslumbrantes da região.
Já suas temperaturas não são muito baixas, ou seja, não faz muito frio na cidade. Entre os meses de maio e agosto, na estação do inverno, a temperatura mínima fica em torno de 9ºC, por estar localizada em um vale. Subindo a serra as temperaturas podem ficar negativas no inverno.
O que fazer em Lauro Müller, SC: 10 atrativos imperdíveis
1. Serra do Rio do Rastro
Não poderíamos deixar de começar essa lista pela a Serra do Rio do Rastro, afinal, é um dos atrativos mais requisitados da cidade. Vamos te contar melhor as características de cada trecho para que você possa entender melhor sobre essa serra tão incrível. O trecho da rodovia SC-390 é composto por subidas muito íngremes e curvas fechadas, mas também possui mirantes deslumbrantes entre as montanhas.
A parte mais bonita da estrada fica na área de Lauro Müller. O famoso mirante onde todos tiram fotos fantásticas, fica no topo da serra, na área do município de om Jardim da Serra. Esse trecho faz parte da rodovia SC-390, que liga Planalto Serrano com o Litoral de Santa Catarina.
2. Estação Ferroviária Dona Tereza Cristina
A estação foi inaugurada no ano de 1925 para o transporte de carvão até o Porto de Imbituba. Agora a estação funciona apenas para visitação histórica, além disso, o local é sede do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro. Vale a pena passar por lá!
3. Praça Paulo Gazola
A Praça Paulo Gazola é o espaço perfeito para descansar e ter bons momentos de lazer com a família. O local é público e conta com lago, jardins, vários bancos para descansar e até playground infantil. Nossa dica é levar alguns lanchinhos para fazer um delicioso piquenique ao ar livre. Próximo da praça também há uma ponte suspensa lindíssima para os pedestres atravessarem o rio.
4. Estância Pé da Serra
A Estância Pé da Serra se trata de uma propriedade particular, com trilhas, paisagens incríveis, cachoeira e também oferece passeio de quadriciclo e pesca esportiva. O local fica localizado na Serra do Rio do Rastro, é uma ótima opção para lazer. Além disso, o local conta com pousada, cabanas e área para camping.
5. Mirante 12
Situado bem ao pé da Serra do Rio do Rastro fica o Mirante 12, local perfeito para quem procura atividade de aventura. O empreendimento do local oferece atividade como tirolesa, balanço infinito, além disso, conta com lanchonete e loja de souvenir para você garantir sua lembrancinha.
6. Igreja matriz Imaculado Coração de Maria
A Igreja matriz Imaculado Coração de Maria possui uma arquitetura moderna e belíssima, com um formato arredondado e uma grande imagem religiosa de Maria ao lado. Você pode dar uma passadinha por lá para prestigiar toda a arquitetura desse templo religioso. Além disso, a igreja fica em um lugar todo gramado, rodeado de palmeira e um belo jardim.
7. Gruta Nossa senhora de Lourdes
A gruta foi construída em 1950 com uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, mas devido a uma enchente em 1974 a estátua foi destruída. No ano de 1993 foi contruída uma nossa capela em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes.
A gruta fica na localidade de Rio Amaral, ao lado de uma pequena cachoeira de aproximadamente 4 km de distância do centro da cidade.
8. Monumento aos Tropeiros
Localizado na curva da Cascata Iluminada, próximo ao topo da Serra do Rio do Rastro, fica a escultura de pedra é uma homenagem a passagem dos tropeiros que originaram o primeiro traçado da estrada mais bela do Lauro Müller.
A escultura foi esculpida em pedra basalto pelo artista Nelson Neves Matias. A pedra possui quase 4 metros de comprimento e retrata um tropeiro com cinco mulas carregadas de bruacas.
9. Balneário Godinho
Se você for visitar a cidade no verão e quiser se refrescar, vá ao parque aquático Balneário Godinho, que fica a cerca de 3 km do centro de Lauro Müller.
Além de se refrescar, no Balneário Godinho a diversão é garantida, por lá você encontra piscinas, toboágua, rampa radical, campo de futebol, área de jogos, lanchonete, restaurante, salão multiuso e muito mais. O parque abre somente no verão, nas demais épocas funciona apenas como local de eventos.
10. Castelo Henrique Lage
O Castelo Henrique Lage, construído no ano de 1919, fica localizado na base da Serra do Rio do Rastro. A construção é uma réplica impecável de um castelo suíço com torre circular a jardins belíssimos.
Infelizmente, o castelo não é aberto para visitação, mas nada impede que você admire de longe essa bela construção e tire boas fotos desse cenário. O castelo foi construído por Henrique Lage, um dos maiores responsáveis pela exploração do carvão no estado de Santa Catarina. Sua esposa, Gabriella Bezanzoni, também possui um castelo no Rio de Janeiro, conhecido como Parque Lage.
Onde se hospedar?
Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.
Veja também:
- Turismo Rural em Santa Catarina: o que fazer e onde ficar
- Praia mais próxima de Curitiba: 7 opções para descobrir
- Vai viajar sozinho pelo Brasil? Confira as dicas essenciais que você precisa saber!