A cidade de Itatiaia é perfeita para quem ama ecoturismo, sendo o destino ideal para quem deseja de desconectar da correria urbana e quer curtir umas férias em um lugar tranquilo.
Pensando nisso, montamos um roteiro incrível para você desfrutar ainda mais de suas férias em Itatiaia, confira:
Sobre Itatiaia
Itatiaia está situado a 176 km de distância da capital do Rio de Janeiro, sendo um destino ideal para um bate volta, já que está a apenas três horas da capital.
A cidade é pequena, sendo muito tranquila e de clima agradável. Além disso, a cidade reserva o Parque Nacional de Itatiaia, o primeiro parque nacional do país, inaugurado no ano de 1937.
O local preserva fauna e flora e conta com os principais atrativos turísticos da cidade como: cachoeiras, rios, trilhas, picos e mirantes com cenários de tirar o fôlego. O parque se tornou o cartão postal da cidade e não há quem não se apaixone pelas belezas naturais que lá ficam.
Itatiaia possui muitas atividades e atrativos turísticos e planejar um roteiro com todos eles são uma tarefa difícil. Porém, preparamos uma lista com os melhores pontos turísticos para conhecer em Itatiaia, confira:
O que fazer em Itatiaia
Uma forma de conhecer trilhas, picos, cachoeiras e muitos mais, é se aventurando no Parque Nacional de Itatiaia que reúne tudo isso em um lugar só.
O parque é divido por duas partes: parte baixa e parte alta. Fique calmo, iremos te explicar qual é a diferença entre essas partes e as principais atrações imperdíveis de cada uma:
Parte baixa
A parte baixa é onde fica situado as trilhas, cachoeiras e mirantes que possuem fácil acesso e não requer muitos esforços para acessá-las. Na parte baixa você pode se deslumbrar pela vegetação preservada e ainda pode encontrar alguns animais pelo caminho.
Vale destacar que para visitar tanto a parte baixa, quanto a alta é preciso de um agendamento prévio na hora da compra do ingresso. Clique aqui para garantir os seus ingressos
É recomendado que se leve alimentos e água para se manter firme durante o passeio, já que não possui estrutura entre as atrações.
Como chegar
Para acessar a parte baixa é preciso pegar a BR-485 o Posto 1, que é a sede do parque. Para descomplicar ainda mais suas aventuras por lá, listamos as melhores atrações da parte baixa:
1. Lago Azul
O Lago Azul é composto por quedas d'águas pequenas, que juntas forma um lago deslumbrante de cor esverdeada. O lago é um local perfeito para aproveitar um bom banho, mas é preciso manter-se atento pois ao redor do lado possui pedras lisas e escorregadias.
A trilha até o lago é de nível fácil, dando até para crianças. Porém, mantenha-se atento a escadaria que possui por volta de 120 degraus.
2. Piscina Natural do Maromba
A Piscina Natural do Maromba faz parte do Complexo do Maromba e está situada a mais de mil metros de altitude. O local é perfeito para se refrescar, já que possui águas calmas e geladinhas. Para chegar até a Piscina Natural do Maromba é preciso descer uma escadaria que possui 50 degraus após a ponte do Complexo do Maromba.
3. Cachoeira Itaporani
A Cachoeira Itaporani possui rochas grandes ao seu redor e entre elas tem uma queda d'água que forma um poço cristalino. O cenário da cachoeira pe incrível e toda a mata em sua volta deixa a sensação ainda mais especial. Para chegar até a cachoeira é preciso realizar uma trilha que dura entorno de 20 minutos.
4. Cachoeira Véu da Noiva
A tão famosa Cachoeira Véu de Noiva é a mais bonita de todo o parque e conta com uma queda d'água de 40 metros de altura, semelhante a um véu de noite, por isso veio nome.
A cachoeira é digna de ser apreciada e apesar de suas águas serem muito geladas, vale a pena se aventurar em um banho por lá. Para chegar até a cachoeira é preciso realizar uma trilha leve, que a partir da Cachoeira Itaporani são 260 metros de distância.
5. Cachoeira do Poranga
Outra cachoeira que chama a atenção pelo parque é a Cacheira do Poranga que possui uma paisagem incrível unindo a mata e a cachoeira. O poço que se forma em sua base é de águas claras, perfeitas para um mergulho. Além disso, a cachoeira possui um escorregador natural, tornando a visita ainda mais divertida. Para chegar na cachoeira são aproximadamente 400 metros partindo do ponto do complexo do Maromba.
6. Trilha dos Três Picos
Aos que gostam de se aventurar em trilhas, Itatiaia pode se tornar o lugar favorito para os trilheiros. A Trilha dos Três Picos é um desafio e tanto, já que leva praticamente um dia todo de trilha, passando por dentro Mata Atlântica.
Porém, todo esse esforço tem recompensa, pois ao chegar ao topo da trilha você terá uma vista deslumbrante do Vale do Rio Paraíba, algumas partes da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.
Aos que vão encarar a trilha, é necessário preencher um Termo de Reponsabilidade na portaria do parque, no Centro de Visitantes ou no Complexo Maromba.
Através da trilha até os Três Picos, você ainda pode conhecer a Cachoeira Rio Bonito e aproveitar seus seis metros de queda d'águas.
7. Mirante do Último Adeus
O Mirante do Último Adeus é considerado uma parada obrigatória para deslumbrar a incrível vista. O mirante possui uma vista panorâmica do Vale do Rio Campo Belo, Serra do Mar e do próprio parque. Uma sugestão é deixar para apreciar o mirante no final da tarde, assim você consegue admirar o incrível pôr do sol entre as montanhas. Para acessar o mirante é simples, pois é uma trilha tranquila de 1 km, logo na entrada do parque.
8. Museu Regional da Fauna e Flora
O Museu Regional da Fauna e Flora é outro atrativo que você não pode deixar de ver no parque. Seu acervo é rico em animais encontrados dentro do próprio parque com todas as informações como habitat, características, etc. O local é incrível e rodeado de muita vegetação, dando um charme a mais a estrutura. O museu conta com uma sala interativa, onde você tem uma experiência incrível aos sons de pássaros e relevo da região. O museu está situado logo na entrada do parque.
9. Calçada da Fauna
Assim como a Calçada da Fama, temos a Calçada da Fauna que registra a pegada dos animais. A calçada já possui o registro de várias patinhas de diversas espécies como: capivara, iara, tatu, furão e muitos outros.
Alguns animais não estão na calçada, mais as vezes eles são as caras para os visitantes e chamam a atenção de todos. Entre esses animais são as onças-pintadas, pumas e jaguatiricas. A calçada fica na entrada do parque, fácil de ser encontrada.
10. Ateliê Vivart
Para quem gosta de artesanato o Ateliê Vivart é imperdível. Por lá, você encontra pinturas, esculturas, exposições e muito mais. Para visitar o ateliê é preciso realizar um agendamento com antecedência e o local funciona apenas de segunda a sexta, dentro do próprio parque.
Parte alta
A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia é para aquelas que curtem muita aventura, já que nessa parte ficam os picos e mirantes. Na parte alta você conhece o Pico das Agulhas e da Prateleiras, considerado um dos principais atrativos dessa parte.
Como chegar
Para chegar até a parte alta do parque é preciso pegar a BR-354 e seguir até a Garganta do Registro. Depois é preciso acessar uma estrada de terra pela Rodovia das Flores em direção ao Posto Marcão. Os principais atrativos são acessados por lá.
Confira as atrações da parte alta:
11. Pico das Agulhas Negras
O Pico das Agulhas Negras é o quinto maior do Brasil e contão com mais de dois mil metros de altitude, considerado o mais alto do Rio de Janeiro. O pico é ideal para quem gosta de se aventurar praticando alpinismo, trekking e rapel. O percurso até o pico também é encantador, já que você verá pelo caminho lagos, vegetação rasteira e muitas rochas.
Para realizar essa trilha é preciso de um guia local, pois em algumas partes do percurso é necessário algumas equipamentos de segurança.
12. Pico das Prateleiras
O Pico das Prateleiras também está a mais de dois mil metros de altitude e tem uma vista completa do Vale do Paraíba, Agulhas Negras e das cidades de Itatiaia e Resende. Partindo do pico, você também pode conhecer à Pedra da Fumaça, das Tartaruga e da Assentada. O acesso da trilha se inicia no final da BR-485.
13. Circuito dos 5 Lagos
O circuito foi inaugurado no ano de 2015 e desde então vem encantado a todos que realizam a trilha, já que o circuito passa por passagens incríveis. O início do circuito se dá pelo mesmo caminho para ir até o Pico das Agulhas e segue em direção à Pedro do Altar.
As belezas pelo percurso não acabam por ai, durante o circuito você ainda passar por cinco lado e pela Cachoeira do Aiuruoca. A trilha dura entorno de 4 horas e tem aproximadamente 10 km de extensão.
Onde se hospedar?
Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.