Você já ouviu falar de Itapecerica da Serra? O município está localizado na Grande São Paulo, próximo a Interlagos e ao Capão Redondo. Aos finais de semana e feriados, torna-se o lugar ideal para um bate e volta rápido com atividades de estilos diversos.
Os fãs de jipes procuram a cidade para se aventurar pelas estradas, mas também há atrações que agradam os apaixonados por natureza, famílias com crianças e interessados na história e na cultura de Itapecerica.
Seja você de São Paulo ou não, vale a pena passar para conhecer o município e seus principais pontos turísticos. Saiba o que você pode fazer por lá e aproveite esse destino acessível!
A história de Itapecerica da Serra
Itapecerica da Serra teve sua construção como povoado iniciada em 1562 pelos jesuítas. Seu nome tem origem indígena e significa "pedra lisa e escorregadia", devido à grande quantidade de pedras encontradas na região.
Em meados dos anos 1800 vários imigrantes alemães fizeram do lugar a sua morada, o que ajudou a conquistarem o título de cidade e o nome atual. A agricultura foi a principal atividade de sustento de seus moradores durante muito tempo.
A região de Itapecerica da Serra é composta pelos municípios de Embu das Artes, Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra, sendo possível criar um roteiro para conhecer mais lugares em apenas um fim de semana.
A cidade já foi reconhecida como o berço do automobilismo brasileiro, por sediar a primeira corrida automobilística na América do Sul, promovida pelo Automóvel Club de São Paulo: o Circuito de Itapecerica.
Carros e motocicletas tinham de percorrer um trajeto de mais de 70 quilômetros que envolvia, além do município, São Paulo e Santo Amaro. Até hoje o local atrai os fãs de automóveis e velocidade - como os jipeiros já mencionados.
O que fazer em Itapecerica da Serra, em SP?
A maior parte das atrações e atividades envolve as áreas verdes, os parques naturais e as águas da cidade. Alguns dos mais conhecidos pontos de turismo da região incluem o Parque da Represinha e o Templo Kinkaku-ji.
Para um passeio mais tranquilo, faça uma caminhada pelo bairro Olaria, com casinhas charmosas. Se quiser adquirir conhecimentos, visite o Museu do Computador. Essas são só algumas das opções de passeios - o TemporadaLivre listou 5 ideias do que fazer em Itapecerica da Serra em um fim de semana.
Templo Kinkaku-ji do Brasil
O Templo Kinkaku-ji é a réplica de um templo construído em Kyoto, o Templo Dourado - pois tinha suas paredes folheadas a ouro. O termo “Kinkaku-ji” significa Templo do Pavilhão Dourado, como forma de homenagem.
Enquanto o original japonês é budista, a versão brasileira funciona como templo ecumênico e um cinerário - há vários pontos no jardim onde são colocadas as cinzas das cremações.
O espaço tem mais de 40 mil metros quadrados e parece um mini bosque repleto de jardins orientais, árvores, lagos e quedas d’água. Para chegar até o templo principal, uma trilha curta é percorrida em meio à vegetação.
O objetivo do local não é ser um ponto turístico e sim cerimonial, mas você será muito bem recebido para visitá-lo se procura um lugar tranquilo para organizar os pensamentos, independentemente de suas crenças.
Há diversos espaços para a prática de meditação, dentro e fora dos templos. Aproveite para alimentar as carpas dos lagos com a ração fornecida, relaxar e renovar as energias!
Represa de Guarapiranga
Esse reservatório de água fica localizado entre Itapecerica, São Paulo e Embu-Guaçu e abastece as casas de mais de 4 milhões de pessoas no estado de SP. É um ponto importante de controle das cheias dos rios.
Como lazer, há a prática de atividades náuticas em sua extensão - os clubes de iatismo ao redor tem diversos campeões nacionais de esportes de vela.
Parque Ecológico da Represinha
Um dos lugares mais conhecidos da cidade, o Parque Ecológico da Represinha encontra-se em uma grande área de Mata Atlântica nativa, apresentando rica fauna e flora.
As atrações dentro da área de 4,3 hectares incluem um lago, trilhas ecológicas, um observatório, pontes e decks, além de estrutura com banheiros para os visitantes.
A vegetação ainda preservada atrai estudiosos e interessados em viver experiências de contato com a natureza - um verdadeiro oásis se considerarmos a proximidade com os grandes centros urbanos de São Paulo.
Para fazer uma visita, de segunda a quarta-feira, é necessário realizar um agendamento prévio.
Cidade das Abelhas
A Cidade das Abelhas é um passeio para as famílias com crianças que buscam diversão com aprendizagem. O parque ecológico fica em Embu das Artes, pertinho de Itapecerica - dá pra ir e voltar de carro no mesmo dia.
Como o nome já deixa claro, o foco do lugar são as abelhas. Crianças de 2 a 10 anos podem aprender tudo sobre a vida das abelhas selvagens conhecendo um apiário, brincando em uma área de lazer infantil e ainda levando uma lembrança da loja temática para casa.
O espaço de 100 mil metros tem matas e nascentes preservadas, ensinando a importância do cuidado ambiental desde cedo. A área com bonecos de dinossauro e estrutura de som de cinema possibilita cruzar informações sobre os répteis e as abelhas. Não deixe de visitar o Museu de Apicultura, ainda dentro do parque.
Pesqueiro Itapecerica
Os fãs da pescaria esportiva podem passar o dia todo na calmaria desse lugar que funciona como “pesque e solte”. A diversidade de peixes pode ser comprada à parte, com exemplares de Tilápia, Pacú, Pintado, Dourado e muito mais. Ideal para fazer uma pausa na viagem durante o almoço.
Conheça Itapecerica da Serra
E aí? Já está com vontade de conhecer Itapecerica da Serra? Então, antes de planejar a sua viagem, não se esqueça de reservar um local para se hospedar. Os imóveis de temporada são excelentes opções para você, sua família e seus amigos.
As casas e apartamentos de temporada oferecem muito mais benefícios, como conforto, espaço e privacidade. Portanto, que tal reservar um imóvel de aluguel de temporada em Itapecerica da Serra?
Só acessar o TemporadaLivre e conferir as melhores opções de imóveis de temporada em Itapecerica da Serra.
Imóveis para alugar por temporada em Itapecerica da Serra;
- Foto capa: OS2Warp
Leia mais: