Quando você pensa em férias e viagem, dificilmente virá a sua mente uma cidade do interior paulista, não é mesmo? Mas o município de Brotas pode ser um destino de férias muito interessante, principalmente se você é fã de ecoturismo. Não a toa, a cidade vem sendo conhecida como a "Capital da Aventura". Por isso, o TemporadaLivre separou algumas dicas de o que fazer em Brotas - SP para você aproveitar e curtir diversas atividades em meio a natureza e aproveitar um destino diferente nessas férias. Vamos lá?
O que fazer em Brotas - SP
Brotas é um município localizado no interior do estado de São Paulo, a mais ou menos 235 km da capital. O lugar possui diversas cachoeiras, rios, riachos e lagos, que permitem aventuras em meio a natureza. A maioria desses locais estão dentro de propriedades privadas que abrem o espaço para a visitação, porém é preciso pagar seu ingresso, mas a atividade vale a pena. Muitos desses sítios oferecem trilhas de visitação as cachoeiras, além de uma infraestrutura para aproveitar o dia com a família, como: restaurantes e lanchonetes, sanitários, vestiários, áreas de descanso e outros.
Então, quer saber o que fazer em Brotas? Segue as dicas do TemporadaLivre.
- Rafting no Rio Jacaré-Pepira
- Trilha no Circuito das Águas
- Passeio de Quadriciclo
- Visita ao CEU
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada uma dessas atividades?
Rafting no Rio Jacaré-Pepira
Um dos passeios mais procurados em Brotas é o rafting no Rio Jacaré-Pepira. O rio nasce na divisa dos municípios de Brotas e São Pedro e possui aproximadamente 174 quilômetros de extensão. A qualidade da água do Rio Jacaré-Pepira é muito boa, sendo propícia para banho, irrigação e consumo animal. Tudo isso devido a preservação da mata ciliar e a preocupação com a biodiversidade.
Para realizar o rafiting você precisa contratar o serviço em uma das agências de turismo em Brotas, pois eles irão fornecer os equipamentos necessários como: bote, EPI's e um guia que conduzirá o bote pelas corredeiras. São várias opções e você pode escolher aquela que mais lhe agrada. O passeio é muito divertido e você pode fazer com a família toda.
Trilha no Circuito das Águas
Outra grande atração de Brotas são suas lindas cachoeiras. Muitas dessas cachoeiras estão dentro de propriedades privadas que abrem para visitação mediante pagamento.
Um desses sítios é o Areia que Canta. O nome do lugar é devido as areias de uma nascente que produzem sons ao serem tocadas. Portanto, caminhar sobre elas é como uma leve sinfonia. No circuito do Areia que Canta você pode realizar caminhadas, banho na nascente Areia que Canta e corredeiras, cavalgada e turismo rural e outros diversos passeios por entre riachos e cachoeiras. Passeio ideal para o verão.
Passeio de Quadriciclo
Há também, diversas outras fazendas e propriedades que oferecem atividades super interessantes, como o Ecoparque Aventurah!, onde é possível realizar passeios de quadriciclo. O passeio é muito interessante para todas as idades, já que não exige esforço físico e você pode conhecer a região e passear pelas estradas de chão, atravessar riachos e entrar em contato com a natureza.
Além do quadriciclo, você ainda pode aproveitar e curtir uma caminhada, praticar arvorismo, arco e flecha, e slackline. Mas se você gosta de atividades aquáticas, pode realizar canoagem, tobolago, cachoeirismo, banho de cachoeira, stand up paddle e o aquaball. Inclusive, o aquaball vem se tornando uma sensação entre as crianças, já que a atividade consiste na caminhada na água dentro de uma bola gigante.
Visita ao CEU - Centro de Estudos do Universo
Após várias aventuras, você pode aproveitar um passeio mais tranquilo mas não menos interessante. Em Brotas, é possível visitar o CEU - Centro de Estudos do Universo e conhecer um pouco mais sobre nossa atmosfera. A cidade é propícia para a observação do céu devido a ausência de poluição química e luminosa na região, garantindo assim um ambiente saudável e que facilita a observação.
O CEU foi inaugurado em 2001 e desde então já atendeu milhares de pessoas em busca de conhecimento sobre Astronomia, Astronáutica, Geologia e ciências afins. O Centro é uma fundação sem fins lucrativos e atualmente é um dos maiores complexos do gênero no Brasil. Portanto, ao visitar Brotas, não deixe de conhecer e prestigiar o CEU.
E aí? Já colocou Brotas em sua lista de destinos de viagem? Com certeza você e sua família vão se divertir muito, aproveitando as atividades em meio a natureza e muita aventura.
E se você quiser saber mais sobre outras regiões para realizar Ecoturismo, acompanhe outros posts do Blog TemporadaLivre.
- Ecoturismo em Itapema: Uma forma de ficar bem pertinho da natureza
- Os 5 melhores passeios para fazer em Bombinhas (SC)
- Caminho dos Príncipes: cultura e diversão em Santa Catarina