Alguns dos atrativos bastante convidativos de Belo Horizonte, são por exemplo, conhecer os belos conjuntos arquitetônicos, passear pelas inúmeras áreas verdes, saborear pratos famosos da boa mesa e trocar dois dedinhos de prosa (sem pressa) em algum boteco de Belo Horizonte. Além disso, também é uma excelente ideia sair para assistir a espetáculos artísticos, levando-se em conta que a cidade é berço de companhias como Corpo (dança), Galpão (teatro) e Giramundo (teatro de bonecos).
Se você não sabe o que fazer em Belo Horizonte, fique ligado, pois nós iremos dar dicas de passeios e atividades bem legais para você aproveitar ao máximo a capital de Minas Gerais.
Dicas do TemporadaLivre: O que fazer em Belo Horizonte? Confira os passeios!
A seguir, confira mais dicas de o que ver e fazer em Belo Horizonte. Com essas dicas, você poderá fazer um roteiro muito bacana de passeios pela cidade, tornando sua viagem a Belo Horizonte ainda mais incrível.
Pampulha
O entorno da Lagoa da Pampulha reúne o mais belo e procurado conjunto arquitetônico da capital mineira. Por lá estão as três primeiras obras assinadas pelo mestre Oscar Niemeyer, projetadas na década de 40: Museu de Arte da Pampulha, instalado no prédio onde funcionava um cassino; Casa do Baile, um espaço para exposições que, inicialmente, abrigaria um restaurante e um salão de festas; e a igreja São Francisco de Assis, principal cartão-postal da cidade, ornamentado por 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari retratando a Via Sacra. Todo o espaço é contornado por jardins criados por Burle Marx.
Culinária mineira
A apetitosa gastronomia mineira tem fãs em inúmeras partes do mundo - afinal, quem resiste a um pão de queijo quentinho e a comidas típicas como o feijão-tropeiro, costelinha, lombo com tutu e frango ao molho pardo? Em Belo Horizonte, os turistas encontram o melhor da culinária local, mas também se deparam com a boa mesa internacional. Nos bairros de Lourdes e Savassi, em especial, espalham-se restaurantes que seguem à risca as receitas italianas, francesas, portuguesas e até iranianas.
Arte e cultura de Belo Horizonte
Quer conhecer ótimos museus, visitar galerias e espaços culturais? Então Belo Horizonte é um ótimo destino para você. Na cidade você encontra diversas opções de passeios culturais e que agradam todas as cidades. Por lá é possível conhecer o Museu de Artes Naturais, conhecer o Palácio das Artes e muito mais.
Passeio pelos botecos
Sabe qual é uma das maiores curiosidades de Belo Horizonte? É que a cidade é considerada a Capital brasileira dos botecos! Isso mesmo, Belo Horizonte possui o maior índice de bares por habitantes no país. E com tantos bares assim, é muito fácil encontrar aquele que se encaixa certinho com o seu jeito. E além da cervejinha, você ainda pode saborear aquelas delicias mineiras, como torresmo, linguicinha, mandioquinha frita e muito mais.
Mercado Central de BH
Considerado o espaço mais democrático da cidade, o Mercado Central reúne mais de 400 lojas onde se encontra quase de tudo - artesanato, tempero, produtos religiosos.. Mas as cachaças e queijos, claro, predominam nas prateleiras. Boa parte dos frequentadores, que aproveita o mercado no fim de semana, apresenta outros bons motivos para conhecer o lugar: prosear com os comerciantes e saborear o famoso quibe recheado.
Praça e circuito da liberdade
O conjunto que é formado pela praça e seus arredores remete a uma verdadeira viagem no tempo, no espaço e na história. Os jardins, que são inspirados no Palácio de Versailles, com direito a fonte e coreto, conduzem à Paris; enquanto prédios em estilo neoclássico (Palácio da Liberdade) e pós moderno (Edifício Niemeyer) fazem referências aos anos 20 e 60, respectivamente. A praça reúne diversas turmas no dia-a-dia, em especial aos domingos, quando o pessoal passa por ali a caminho do cinema; os atletas aproveitam o espaço para correr e caminhar; e os boêmios um chope gelado nos bares ao redor.
Parque das Mangabeiras
Para curtir a natureza ou apenas vislumbrar lindas paisagens siga para o Parque das Mangabeiras, que é uma imensa área verde nos arredores da Serra do Curral. Além de trilhas em meio a mata nativa, o espaço abriga um super lago, cachoeiras, quadras esportivas, mirante e praça do Papa, que é palco de espetáculos musicais.
Parque Municipal
O bonito parque fica no coração da capital, reunindo orquidário, jardins, lago e o Palácio das Artes, um dos mais importantes espaços culturais da cidade.
Conhecer as cervejas artesanais da cidade
Na terra da cachaça, as cervejas artesanais também faço sucesso - e até fora do Brasil! Um ótimo programa é esticar até o bairro Olhos D’Água, onde estão duas cervejarias de muito prestígio e respeito. Entre as mais estreladas está a Wals, cuja a fábrica foi inaugurada em 1999. E que em 2014, foi coroada com a medalha de ouro no World Beer Cup, torneio americano disputado por mais de 1.400 marcas e considerado a Copa do Mundo do setor, tendo sido a primeira marca brasileira a conseguir esse título.
Passeio de tuk-tuk
Os simpáticos triciclos amarelos oferecem cinco super roteiros turísticos para você: Pampulha, Mercado Central, Serra do Curral e Mangabeiras, Praça da Liberdade e Savassi, Praça da Estação e Centro. Os passeios duram cerca de 1 hora e os tuk-tuk acomodam até dois adultos e uma criança. A velocidade máxima é de 40 km/h.
Tirolesa BH
Belo Horizonte ganhou uma gigantesca tirolesa em 2016. Com 800 metros de extensão e a 70 metros do solo, ela liga o Mirante da Mangabeira à Praça de Esportes do Parque Mangabeira, a maior reserva ambiental da cidade, com 35.400 metros quadrados. A descida promete ser pura adrenalina - a velocidade pode chegar a 100 quilômetros por hora! Para quem quiser fazer apenas uma visita, um serviço de vans liga os dois pontos.
Parque Ecológico da Pampulha - Fundação Zoo-Botânica
O Parque Ecológico da Pampulha foi inaugurado no ano de 2004. Lá funcionam o Jardim Zoológico - desde 1959, o Jardim Botânico e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco. Com 30 hectares de áreas verdes, o espaço é propício para caminhadas, andar de bicicleta, praticar slackline, soltar pipa e fazer piquenique. Nele também foi construído o Memorial Minas-Japão, que vale a pena fazer uma visita.
MinasPass
Desde junho de 2013, os turistas ganharam uma ferramenta para facilitar a visita aos principais pontos turísticos do estado. O MinasPass é um passaporte de acesso a museus, igrejas..adquirido através da internet. O cartão é aceito em atrativos de Belo Horizonte, como a igrejinha da Pampulha, e também nos arredores da capital como o Instituto Inhotim, em Brumadinho, e o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Confira a lista de lugares que aceitam o MinasPass e bom passeio!
Aluguel de temporada Belo Horizonte
E aí, curtiu as dicas de o que fazer em Belo Horizonte? São tem passeios bacanas! Então, elabore já seu roteiro e não se esqueça de nenhum passeio. Além de programar os passeios, acerte os detalhes da viagem, como hospedagem e passagens. Para a sua hospedagem, você sabe que pode contar com o portal TemporadaLivre, né? Afinal, nós temos inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Belo Horizonte. Acesse já site Temporada Livre e escolha o imóvel ideal para a sua temporada em Belo Horizonte.
Veja também:
- 4 Lugares imperdíveis para visitar em Belo Horizonte;
- Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela capital mineira (MG);
- Melhores Destinos em Minas Gerais;
- O TemporadaLivre em Minas Gerais.