A cidade de Barretos, no interior de São Paulo é bastante conhecida devido a uma das mais tradicionais festas de peão do Brasil: a Festa de Peão de Barretos. O evento ocorre todos os anos e reúne milhares e milhares de pessoas que desejam curtir a festa e os shows.
Porém, não é somente a festa que torna Barretos uma ótima opção de destino turístico. A cidade também oferece diversos passeios bastante interessantes para você visitar quando estiver na cidade. Pensando nisso, o TemporadaLivre separou para você uma lista com 4 dicas de o que fazer em Barretos, além da Festa de peão. Confira!
4 dicas de o que fazer em Barretos
1. O paraíso dos amantes do sertanejo
Barretos já se tornou um dos destinos preferidos dos amantes da música sertaneja. Por conta da Festa de Peão de Barretos, a cidade oferece variáveis opções de passeios para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre esse estilo.
São diversas lojas especializadas em vestimentas, acessórios, objetos de decoração e até móveis rústicos. Tudo para um bom apaixonado pelo sertanejo sentir-se em casa.
Além disso, o Parque do Peão de Boiadeiro de Barretos, inaugurado em 1985, é um local que você não pode deixar de conhecer. É lá que ocorre a Festa do Peão e o espaço foi pensando para promover o evento, mas também para ser um lugar onde pudessem ocorrer feiras comerciais e oferecer entretenimento. No parque também encontra-se o Memorial do Peão, que conta a história da Festa do Peão e de seus idealizadores.
Aproveite para ler: As melhores cidades no interior de São Paulo para curtir o campo!
2. Conheça a sua história
A cidade de Barretos foi fundada em agosto de 1854 e teve a sua emancipação em 1885, ou seja, são mais de 120 anos de história, que ainda estão presentes em algumas construções importantes da cidade.
Um dos primeiros lugares que você precisa conhecer é o Marco Histórico, que marca o local onde as primeiras construções, ainda na Fazenda Fortaleza de Francisco Barreto, começaram a surgir, dando origem a cidade.
O mural que conta a história da Família Barreto também é um local interessante para visitar. O mural possui 10 metros de comprimento e 7 metros de altura e seu formato remete a uma fortaleza.
A Catedral do Divino Espirito Santo também é um importante ponto histórico na cidade. Sua construção teve início em 1893, porém por conta de problemas financeiros, a obra permaneceu inacabada por quase 30 anos. Em 1920, a igreja foi aberta, porém, sem qualquer decoração, portas e janelas simples, pintura a cal e um pequeno sino. Somente em 1934 que a catedral ganhou seus vitrais, decorações e pinturas.
O Museu Municipal, Artístico e Cultural Ruy Menezes também é um importante espaço, não só histórico, mas também cultural da cidade. O local foi inaugurado em 1974, porém sua construção histórica data de 1907 e já abrigou a Prefeitura de Barretos.
Leia ainda: Coisas gratuitas para fazer em São Paulo
3. Passeios em meio a natureza
Barretos também é ótima para quem deseja fugir daquela correria do dia-a-dia e se refugiar no meio da natureza, em contato com o campo. Por lá existem diversas chácaras e fazendas onde você pode se hospedar e passar uma temporada tranquila, em família ou em amigos.
A Região dos Lagos, também é um lugar propício para passeios em meio a natureza. A região conta com três lagos ornamentais, abastecidos pelo córrego do Aleixo, e seu entorno encontra-se uma boa infraestrutura com calçadas e ciclovias para caminhadas, passeios de bicicleta, patins, corrida e muito mais.
Os parques e praças da cidade também oferecem bastante verde. A Praça da Primavera é bastante visitada e conta com córrego e pontes. Já a Estância Ecológica Canaã é uma propriedade particular e é bastante procurado por famílias, pois oferece uma experiência de vida no campo, com lago, nascentes, piscina e atividades como pesca e trilha, além de uma casa na árvore para as crianças.
O Rancho Peãozinho, que fica dentro do Parque do Peão, também é uma opção interessante, principalmente para crianças. O espaço conta com um mini zoológico e oferece passeios á cavalo.
Leia ainda: Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza!
4. Experimente a comida local
E claro que você não poderia deixar de experimentar as delicias da comida local, não é mesmo? Como Barretos tem muita fazenda, as comidas caseiras costumam fazer bastante sucesso.
Além disso, a influência dos peões boiadeiros, também agregaram na cozinha barretense, portanto, você vai saborear muito arroz carreteiro, feijão tropeiro e claro, durante a festividade da Queima do Alho, você vai poder saborear todas essas delicias.
Além disso, sua proximidade com Minas Gerais também fazem a cultura do estado vizinho adentrar na culinária barretense, como queijos, doces e compotas.
Leia também: Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil!
Onde se hospedar
Viu! Barretos oferece muito mais do que a Festa de Peão. A cidade é um ótimo destino, principalmente para quem deseja curtir uma temporada tranquila, em meio ao campo, comendo uma deliciosa comida caseira e ouvindo muito sertanejo!
Aproveite e planeje a sua próxima viagem para lá. Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e confira as opções de aluguel de temporada em Barretos.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.