O aluguel por temporada possui muitos benefícios para os proprietários de imóveis, entre essas vantagens a possibilidade de conseguir maior rentabilidade com o aluguel. Entretanto, existem algumas situações que ocorrem nessa modalidade de aluguel que é preciso saber lidar.
Um exemplo disso é quando se recebe uma avaliação negativa, você pode conferir como lidar com esse tipo de avaliação clicando aqui. Mas outra situação muito comum no aluguel de temporada é o cancelamento de reservas, na qual vamos falar hoje.
É preciso ter em mente que para esses casos existem regras e direitos do consumidor, que devem ser seguidas e respeitadas. Portanto, preparamos esse blog com informações importantes que vão te ajudar a lidar com esse tipo de situação.
É perfeitamente normal surgirem dúvidas de como proceder nesses casos, mas saiba que existem regras específicas e direitos do consumidor quando se trata desse assunto.
O que diz a lei em caso de arrependimento?
Todo proprietário de aluguel por temporada precisa saber sobre o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, esse artigo fala sobre o arrependimento de compra. Ter ciência dessa lei vai te ajudar a ter mais clareza sobre como reagir sobre essas situações e saber o que está dentro ou não da lei.
Se o cliente realize reservas fora do estabelecimento, ele possui o direito de desistir dentro do prazo de 7 dias. Uma coisa que talvez muitas pessoas não saibam, é que essa regra se aplica para tarifas não reembolsáveis que geralmente ficam juntos no valor final da reserva. A lei diz que não importa qual seja a natureza da cobrança, se solicitado dentro do prazo, as devoluções dos valores devem ser feitas ao cliente.
O que é a política de cancelamento?
Basicamente, a Política de cancelamento é um recurso usado pelas hospedagens para diminuir os prejuízos causados em caso de desistência de uma reserva por parte do hóspede. É fundamental que proprietários de aluguel de temporada possuam uma política de cancelamento, dessa forma será evitado muitas dores de cabeça caso haja um cancelamento. Confira abaixo como criar uma política de cancelamento!
Como criar uma política de cancelamento de reservas?
Uma forma de garantir o interesse do hóspede em fechar a locação, é cobrar uma taxa com antecedência que será abatido no valor total da reserva. Essa prática é uma forma de confirmação de que a reserva será fechada e que ambas das partes cumpriram com o compromisso da estadia.
Em casos onde o cliente chegue no local e não gosta do imóvel, é necessário ter um planejamento para saber contornar a situação, sempre seguindo as normas e respeitando os direitos do consumidor. Se o problema é referente a limpeza, falta de algum item ou algo assim, simples de resolver, você pode se dispor a resolver o problema de imediato ou reembolsar o hóspede se houver um motivo real para isso.
É sempre bom analisar com que frequência essas situações acontecem, pois isso pode ser sinal de que seu imóvel possui problemas estruturais ou de gestão. Assim, você pode corrigir e conseguir uma boa taxa de ocupação e, consequentemente, fazer com que essas situações ocorram raramente.
É possível evitar que o hóspede cancele a reserva?
Mesmo que você esteja com tudo certo no seu imóvel e siga todas as orientações recomendadas, não se pode evitar todos os cancelamentos do seu imóvel. Entretanto, existe como diminuir as taxas de desistência e diminuir os prejuízos cado haja a desistência.
Por isso, cultive um bom relacionamento com o seu hóspede, elabore uma boa política de cancelamento e anuncie o seu imóvel em uma boa plataforma de anúncios, para que seu imóvel esteja sempre na mira de muitos viajantes e assim aumentar sua taxa de ocupação.
Onde anunciar?
Para alcançar sucesso diante do mercado de aluguéis por temporada, é preciso anunciar em uma plataforma de confiança e qualidade. Por isso, o melhor lugar para anunciar o seu imóvel é no TemporadaLivre. Aqui você conta com diversos planos exclusivos, muitos benefícios e ainda conta com o marketing do TemporadaLivre para conquistar ainda mais hóspedes.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Outra novidade do TemporadaLivre é que agora nós mostramos as localidades próximas do viajante e com isso, seu imóvel pode ter ainda mais acessos também por aqueles que estão mais perto dele.
Veja também:
- 7 erros mais comuns ao anunciar sua casa de temporada
- Cartão de boas-vindas para o hóspede: aprenda como fazer
- Checklist: itens que não podem faltar na cozinha da sua casa de temporada