Pernambuco possui lindos lugares para você conhecer, como a encantadora capital Recife, e a famosíssima ilha de Fernando de Noronha. Outro destino que também merece a sua visita é a Ilha de Itamaracá, localizada bem pertinho do continente.
Então, se você ainda não colocou esse destino incrível em sua rota de viagem, o TemporadaLivre separou alguns motivos para você conhecer a Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.
Motivos para conhecer a Ilha de Itamaracá
A Ilha de Itamaracá está localizada na região metropolitana de Recife e é possível acessar a ilha a partir da Ponte Presidente Vargas, que liga o distrito de Itapissuma à Itamaracá. Conheça agora alguns motivos para você conhecer a Ilha de Itamaracá.
- Local histórico e cheio de memórias
- Belas praias
- Preservação da fauna e da flora
Local histórico e cheio de memórias
A região da Ilha de Itamaracá preserva varias informações sobre acontecimentos históricos do Brasil. Começando pelas diversas construções datadas do século XVII e XVIII, que estão localizadas em Vila Velha, vilarejo fundado pelos portugueses em 1540.
Outro local histórico bastante importante e um dos pontos turísticos mais conhecidos da Ilha de Itamaracá é o Forte Orange. Esse forte foi construído em 1631 pelos colonizadores holandeses. O Forte Orange está localizado na Praia do Forte e em 1938 foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Hoje o local abriga um acervo com mapas e objetos da época da colonização do local.
Leia também: Conheça as praias de Tamandaré, no Pernambuco
Belas praias
Por ser uma ilha, Itamaracá possui diversas praias. A maioria dela com águas azuis bastante tranquilas. Uma das mais procuradas e mais bonitas da região é a praia Enseada do Golfinho, com águas calmas super propícias para banhos.
A Praia do Forte também é bastante movimentada, muito por causa do Forte de Orange. Durante a alta temporada, os barzinhos que ficam ao redor da praia também tornam-se o point dos turistas.
Outras praias que também fazem sucesso são: a Praia do Pilar, a Praia do Jaguaribe, a Praia do Pontal do Jaguaribe, sem falar na Praia da Coroa do Avião, que está localizada em uma pequena ilha formada pelas correntes marítimas e que abriga a sede do Centro de Estudo e Conservação das Aves Migratórias da Universidade de Pernambuco.
Leia ainda: Por que viajar para Recife e Olinda?
Preservação da Fauna e da Flora.
Na Ilha de Itamaracá existem alguns centros de conservação, principalmente em relação a vida marinha, muito importantes para o ecossistema da região.
Um desses é o Ecoparque Peixe-Boi, localizado próximo a Praia do Forte e tem como objetivo a preservação desse mamífero aquático. No Ecoparque é possível fazer passeios e conhecer um pouco mais do seu trabalho, além de visitar tanques e aquários com os peixes.
Na região também existe o Centro de Estudo e Conservação das Aves Migratórias da Universidade de Pernambuco, localizado na Ilha da Coroa Vermelha, como dito anteriormente. Esse centro tem como objetivo a preservação e o estudo de diferentes espécies de aves migratórias que circulam pela região.
Aproveite para ler: Motivos para conhecer a linda praia de Maria Farinha, em Pernambuco
Onde se hospedar na Ilha de Itamaracá
Quando for visitar a bela Ilha de Itamaracá, não se esqueça de reservar a sua hospedagem. Nos últimos anos, os imóveis de temporada tem se tornando uma opção bastante procurada pelos turistas e na Ilha de Itamaracá existem diversas opções de casas para alugar por temporada. Assim, você e sua família podem curtir as férias com muito mais privacidade e conforto.
E agora que você já conhece alguns dos motivos para conhecer a Ilha de Itamaracá, é só organizar as malas, reservar seu imóvel de temporada e pé na estrada. Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e faça a reserva do seu imóvel.