O TemporadaLivre já produziu alguns artigos falando sobre o selo Safe Travels desenvolvido pela WTTC. Diversas localidades brasileiras, dentre cidades, estados e estabelecimentos já conquistaram o reconhecimento como um destino seguro para se viajar, e o estado do Mato Grosso do Sul é a mais nova localidade a adquirir a certificação.
O Selo Safe Travels foi desenvolvimento com o intuito de reconhecer e condecorar os locais que vem seguindo protocolos de segurança, permitindo uma retomada consciente e segura do turismo. Assim, as localidades que já receberam o selo apresenta regras que visam minimizar ao máximo o contágio do vírus.
Mato Grosso do Sul adquiriu o selo após implementar diversos protocolos estabelecendo medidas de segurança e prevenção, recebendo os turistas de forma segura.
O Turismo em Mato Grosso do Sul
O estado do Mato Grosso do Sul é conhecido por seus destinos voltados ao ecoturismo, tendo lugares como Bonito e a região do Pantanal. Assim, a retomada do turismo no estado precisou ser planejada com cuidado, para que todos os turistas pudessem ter esse contato com a natureza, mas preservando a saúde dos visitantes, dos moradores e também do ecossistema.
Assim, a própria Secretária de Turismo do MS desenvolveu um selo de Turismo Sustentável, além de uma campanha de conscientização intitulada "Vem, mas vem de máscara", mostrando a importância dos cuidados individuais como o uso da máscara, o álcool gel e o distanciamento. Além disso, por serem destinos ecológicos, foram criados protocolos visando o mínimo impacto ao meio ambiente local.
Todas essas medidas de prevenção e segurança colaboraram para a aquisição do Selo Safe Travels, que tem reconhecimento internacional. Portanto, é um grande passo em sentido a volta do turismo seguro e sustentável.
A retomada do turismo em Mato Grosso do Sul
Algumas localidades do estado já retomaram as atividades turísticas seguindo todas as medidas de seguranças impostas, e o principal destino Bonito, também vem seguindo regras para uma atuação de turismo seguro.
O Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), além de estabelecer os protocolos já conhecidos (uso de máscara, limpeza e higienização e distanciamento), também desenvolveu 7 protocolos de biossegurança, visando a preservação do ecossistema da região. Esse protocolos abrangem a segurança nas hospedagens, nas atrações turísticas, nas agências de turismo, nos estabelecimentos comerciais e transporte. Essas regras foram desenvolvidas por diversas entidades do ramo turístico de Bonito visando a realidade e a necessidade local.
Já o pantanal sul-matogrossense estuda uma retomada mais lenta das atividades turísticas, pois além dos impactos do coronavírus, também sofreram grandes prejuízos ambientais e financeiros devido as recentes queimadas. Porém, a Secretária de Turismo do estado anunciou que irá promover ações específicas para promover o turismo na região, além de solicitar maiores investimentos para a recuperação do ecossistema.
Conheça Mato Grosso do Sul
E aí? Que tal planejar as suas próximas férias para o Mato Grosso do Sul e conhecer mais sobre as belezas naturais do estado? Ter um contato com a natureza e respirar um pouco do ar puro da região será uma ótima forma de retomar as atividades turísticas, não é mesmo? Então planeje agora mesmo a sua viagem para lá.
E não esqueça de acessar o portal TemporadaLivre e reservar a sua casa ou apartamento de temporada. O TemporadaLivre oferece ótimas opções de aluguel de temporada no principais destinos turísticos do estado.
Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;
Se você quiser saber mais sobre o cenário do turismo nesse período de pandemia, acesse nossos outros posts:
- Viagem pós-pandemia: trajetos menores e mais próximos de casa!
- Selo Safe Travels e a retomada do turismo pós-pandemia em Florianópolis
- Canela recebe o selo de Cidade Segura para o Turismo
- Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia!
- Coronavírus e a retomada do turismo nacional
- Natal Luz 2020 em Gramado já tem data definida! - Retomada do turismo em Gramado