Viajou, mas choveu? Você tinha programado um dia com a família na praia, ou no parque, mas de repente uma chuva atrapalhou os planos? Não tem problema. Aproveite para passar um tempo se aproximando mais da sua família. O TemporadaLivre ajuda aqui com uma lista de jogos simples que não requerem muitos materiais, e que podem ser aproveitados para dias de chuva em família, que poderia ser um dia sombrio mas pode ser uma oportunidade de passar momentos incríveis com as pessoas que você mais ama!
- Montar cabana. Quase nada supera a alegria das crianças em montar uma cabana e passar momentos lá dentro. Você pode propor uma competição saudável: os pais montam sua cabana e as crianças a sua própria, e depois vocês se visitam. Ou ainda um adulto com uma criança pode montar uma cabana e o outro adulto com outra. Vale montar em cômodos diferentes para não estragar a surpresa!
- Histórias com sombras. Vale estender um lençol, acender uma luz ou abajour e usar objetos, a mão e o corpo para contar uma história por trás do lençol estendido - os expectadores ficam na frente do lençol, vendo somente as sombras. Se não houver nenhum abajour ou lâmpada móvel, vale colocar o lençol na porta de um cômodo e fazer tudo dentro do cômodo aceso; as crianças (ou os pais, se expectadores) ficam do lado de fora. Vale incentivar seus filhos que contem uma história também.
- Continua e história. reúna objetos inusitados da casa, colocando todos em uma caixa (vale esvaziar a mala e colocar lá dentro). Uma pessoa começa uma história. A pessoa seguinte tem que tirar um objeto de dentro (sortear) e continuar a história do anterior incluindo o objeto que puxou, sem perder a lógica. Comece com histórias mais simples para as crianças menores. Com os mais velhos, vale estipular um tempo (30 segundos, 1 minuto) ou um numero de frases que ele pode falar.
- Mudou alguma coisa? As pessoas olham para todos os objetos de um cômodo. A disposição deles deve ser memorizada. Quando todos saem, uma pessoa muda o objeto de lugar. Quando todos voltam, o primeiro que acertar qual foi o objeto que mudou de lugar ganha. A pessoa que ganhou tem o direito de ser a próxima a escolher o objeto que vai mudar, e assim sucessivamente.
- Eu vejo com meu olhinho.... uma coisa que começa com a letra... "x". A pessoa que manda na brincadeira escolhe algum objeto que esteja ao alcance de todos e fala a primeira letra do objeto. Esse exercício exercita a observação atenta das crianças: cada pessoa, na sua vez, pode tentar falar um nome de um objeto que todos estejam vendo com aquela letra. Vale ampliar para, por exemplo, coisas que podem ser vistas pela janela. Quem acertar,manda na próxima rodada.
Está vendo? São muitas as opções de atividades que podem ser feitas quando você e sua família viajarem e forem surpreendidos com uma chuva que não estava nos planos. São muitas as possibilidades de passar momentos agradáveis e inesquecíveis com a família. Conte com as nossas casas e apartamentos para aluguel de temporada. Dê uma olhadinha no site do TemporadaLivre e conheça nossas opções para todo o Brasil!