As praias do Guarujá, no litoral sul de São Paulo, são apreciadas por milhões de turistas todo ano. Mas, o que muita gente desconhece é que a cidade também possui diversas trilhas, que inclusive levam às belas praias.
E o melhor: não é necessário ser um superatleta para se aventurar pela natureza. O mais importante é ir acompanhado de um guia e estar disposto a caminhar. Então aproveitem essa leitura para descobrir os tipos de trilhas que você vai encontrar por lá.
Lembrando que há trilhas de fácil, médio e difícil acesso, então é muito importante que você escolha uma trilha que de fato esteja preparado para fazer, para que o passeio seja divertido e compensador. Agora vamos apresentar essas trilhas incríveis para o seu passeio por lá.
1. Dificuldade: fácil
O caminho que leva à Praia Branca é bem tranquilo, tem duração de uns 20 minutos e começa na balsa de Bertioga. O lugar é um dos mais preservados da região, e no pico da trilha é possível ter uma vista belíssima da praia.
Outro ponto de partida bacana é pelo Clube Saldanha, de onde o turista percorre uns 45 minutos até chegar a Fortaleza da Barra Grande. A fortificação foi construída no século XVII, e está localizada numa região lindíssima.
Mas a mais famosa é a Trilha das Ruínas, com início na Rodovia Ariovaldo de Almeida. Durante o percurso, é possível ver os destroços da Igreja Ermida do Guaibê, construída há quase cinco séculos.
Leia mais sobre esses destinos: Curta o lado histórico do Guarujá
2. Dificuldade: médio
A trilha do Sangava tem origem no bairro Santa Cruz dos Navegantes e exige energia para mais de uma hora. O esforço maior está nas subidas do caminho, que são recompensadas no fim do passeio.
Além da recompensa ao fim da trilha, o passeio todo é incrível, com muitas paisagens natural, sendo possível se reconectar com natureza. É um passeio que pode lhe causar um cansaço físico, mas com certeza lhe trará muita paz para a mente.
E ao final da trilha, vem a maior recompensa, afinal ter uma tranquila praia quase deserta à disposição é para poucos!
Leia ainda: As mais belas praias de Guarujá SP
3. Dificuldade: difícil
Você também poderá fazer a trilha da Praia Preta e Camburí. Trata-se de uma trilha com nível de dificuldade mais alta, já que ela exige um pouco mais de esforço físico.
Mas se você tiver preparo físico para andar por aproximadamente 2 horas e encarar algumas subidas, sugiro que embarque nessa aventura, afinal de contas, a natureza que você encontrará é praticamente intocada pelo homem.
Tudo por lá é deslumbrante e muito preservado, sendo um passeio incrível para se fazer. Ao fim da trilha, você se surpreenderá ainda mais, pois chegará na Praia Preta e a Praia de Camburí, sendo que a em Camburí, é possível ver o encontro do mar com o Rio Serra do Guararu.
Leia mais: 5 motivos para você passar suas próximas férias em Guarujá!
Onde se hospedar
Independente do seu nível de preparo, em Guarujá você encontrará diversão e muitas opções de trilhas para fazer, então não perca tempo, comece agora mesmo a programar a sua viagem para esse paraíso natural.
Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e reserve a sua hospedagem agora mesmo, para viver momentos inesquecíveis por lá e o melhor, com conforto e segurança.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.