Gravatá está entre os destinos preferidos dos turistas que embarcam rumo a Pernambuco. Isso porque a cidade é surpreendente, com diversos atrativos envolvendo muito contato com a natureza.
Mas além disso, há um detalhe muito importante, que chama a atenção dos viajantes. O clima de lá é diferente das demais cidades do estado. Por lá as temperaturas são mais amenas, com temperaturas típicas de regiões serranas.
A cidade de temperaturas mais baixas, ainda é muito atrativa por ser receptiva aos hóspedes, com festas de rua e gastronomia impecável. Vamos conhecer mais sobre Gravatá?
1. Onde fica Gravatá e como chegar lá?
Apesar da diferença climática entre ambas, Gravatá fica muito próxima a capital do estado, sendo que apenas 86 quilômetros separam Gravatá de Recife. Por essa razão, é possível inclusive fazer um bate e volta de poucos dias, para aproveitar o calor de Recife e o clima ameno de Gravatá.
A cidade não tem aeroporto, então se você está vindo de longe, é melhor comprar passagens para Recife e de lá alugar um carro ou comprar passagens de ônibus para completar a viagem até Gravatá.
Aproveite para ler: Comemore o dia do frevo nos destinos mais incríveis de Pernambuco
2. Clima em Gravatá
Esta é a primeira cidade do agreste de Pernambuco, com temperaturas mais baixas por se tratar de uma região serrana, estando localizada a 447 metros acima do nível do mar.
Por se tratar de uma região mais alta, o nível de chuva é bem elevado, principalmente em algumas partes da cidade. Então ela é dividida em um lado mais seco, típico do agreste e um lado com mais cachoeiras e vegetação típica de brejos de altitude, em decorrência da chuva.
O período de inverno é sem dúvidas o mais procurado por turistas para viajar até Gravatá, por ser este o seu grande atrativo. Nesta época as chuvas se intensificam, então as trilhas se tornam ainda mais atrativas devido ao aumento da adrenalina, o que faz os turistas aproveitarem ainda mais a viagem.
Mas se você não gosta de temperaturas tão baixas, a melhor opção do ano é viajar para lá durante o verão, pois assim as chuvas são menos frequentes e você poderá aproveitar mais as cachoeiras da região com o clima mais quente.
Leia também: Cachoeiras incríveis com águas cristalinas para conhecer no Brasil
3. O que fazer em Gravatá?
A principal atração da cidade está na natureza. Por lá há diversas opções de trilhas, cachoeiras e fazendas, então você pode aproveitar para se aventurar pelas trilhas ou para descansar no sossego de uma fazenda.
Uma das opções de passeios, está no Centro Histórico de Gravatá. O centro é pequeno, então você não precisará de carro para conhecer todo esse destino. Além disso, por lá você encontrará a Igreja Matriz de Santana, que foi inaugurada em 1940.
Nessa região você poderá ver diversos casarões antigos, lojinhas e restaurantes. Uma ótima opção para o fim do dia, sentar em um dos restaurantes para aproveitar o dia se deliciando com um bom drink por lá.
Toda essa região central é incrível, então além de aproveitar os casarões antigos para tirar boas fotos, você também pode parar nas lojinhas para comprar lembrancinhas e por fim comer em um dos restaurantes de lá.
Para comer, você poderá escolher entre restaurantes com comida típica pernambucana ou entrar no clima serrado e escolher opções que servem fondue maravilhosos.
Assim como no Rio de Janeiro, mas em tamanho menor, você pode visitar a estátua do Cristo Redentor, que fica na região mais alta da cidade. Você pode chegar até lá pelas ruas ou através da escadaria da felicidade. Essa última opção é a mais comum em casos de promessas.
Agora que você já conheceu a região central, está preparado para conhecer as cachoeiras e os campos de lá. O Rancho dos Palmeiras oferece passeios guiados que te levarão até a Cachoeira Paraíso Perdido.
Mas se você quiser ir por conta própria, poderá ir até a cachoeira Rio das Palmeiras, ela é de fácil acesso e ótima para um banho refrescante.
São várias as opções de cachoeiras por lá, então você com certeza encontrará muita diversão durante o passeio por essa cidade pernambucana.
Leia ainda: 7 dias em Recife, roteiro completo!
4. Onde se hospedar
Agora que você já sabe que não falta atração em Gravatá, que começar a planejar a sua viagem para esse destino? Então basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para garantir sua hospedagem com o TemporadaLivre.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.