Você já ouviu falar do Golpe do Whatsapp? Pois saiba que essa nova modalidade de golpe está atingido diversos brasileiros, fazendo milhares de vítimas e dando muita dor de cabeça para muita gente.
Segundo informações, o crime de clonagem de WhatsApp já atingiu cerca de 8,5 milhões de brasileiros, e o levantamento aponta que a cada dia, 23 novas pessoas são vítimas em todo o país. Por isso, é muito importante ficar atento!
Como o golpe funciona.
A estratégia utilizada pelos golpistas é bastante convincente e por conta disso, muitos acabam sendo vítimas, pois não possuem o conhecimento necessário, ou pela simples desatenção.
O golpe funciona da seguinte forma:
1. Os golpistas conseguem o seu número de telefone através de algum portal cujo você fez um anúncio, como por exemplo OLX, WebMotors e outros.
2. Assim, com seu número em mãos, eles entram em contato com você se passando por esse portal. Eles dizem que há algum problema com o seu anúncio e por isso precisam confirmar um código.
3. Você recebe um código via SMS, e então os golpistas pedem para que você confirme esse código à eles.
4. Com a posse do código, os fraudadores "roubam" o seu whatsapp e passar a ter acesso a todos os seus contatos.
5. Com isso, continuam aplicando golpes, pedindo dinheiro para sua lista de contatos se passando por você.
Bom, mas como eles fazem isso?
É simples. Eles cadastram o seu número de whatsapp no aplicativo instalado no aparelho deles. Porém, para que se possa ter o acesso, o Whatsapp encaminha um código de segurança. Assim, eles entram em contato com você para conseguir esse código. Portanto, a informação que você passou aos golpistas, nada mais é do que o código de segurança gerado pelo Whatsapp que possibilita o acesso e a utilização do aplicativo em outro aparelho.
Portanto, é preciso estar muito atento para não cair nessa armadilha. Como os demais golpes aplicados no Brasil, os fraudadores costumam ser bastante convincentes e insistentes, tentando apelar para o emocional para garantir que a vítima caia em sua lábia. Assim, no Golpe do Whatsapp, muitas vezes eles informam que o seu anúncio irá sair do ar, ou que seu anúncio foi clonado ou qualquer outro problema. Com isso, a pessoa acaba caindo no golpe.
Se por acaso alguém entrar em contato com você se passando por alguma empresa e solicitando que você confirme algum código ou senha recebido via SMS, não passe nenhuma informação. Se ficar na dúvida, entre em contato com a empresa através dos números oficiais da mesma.
Ative a Verificação em Duas Etapas
Uma dica para que você não seja vítima desses golpistas é habilitar a Verificação em Duas Etapas ou Confirmação em Duas Etapas do seu aplicativo Whatsapp. Como fazer isso?
- É só acessar o seu aplicativo.
- Ir em Configurações. Depois clicar em "Conta".
- Ali você verá a opção "Verificação em duas etapas" ou "Confirmação em Duas Etapas". Só ativar essa modalidade.
- Será solicitado que você cadastre um número PIN e depois um e-mail de segurança.
Feito isso, os golpistas não conseguirão clonar a sua conta pois ele precisará do número PIN. Esse número PIN é confidencial e você não deve passá-lo para ninguém. Se alguém solicitar isso, desconfie imediatamente.
Se por acaso você já foi vitima desse golpe e teve o seu Whatsapp "roubado", existe algumas formas que é possível recuperar o acesso a ele. Porém, infelizmente você perderá o histórico de suas mensagens.
Uma alternativa é instalar novamente o whatsapp em seu aparelho e inserir o seu numero de telefone. Assim, você receberá um novo código de segurança e conseguirá recuperar o acesso. Porém, essa alternativa só é possível se você agir rapidamente, pois senão os golpistas ativam a Verificação em Duas Etapas e você não conseguirá mais acessar.
A segunda opção é entrar em contato com a sua operadora e pedir o bloqueio do Whatsapp. Explique que você foi vítima de um golpe. Assim, a operadora fará o bloqueio e os golpistas não conseguirão usar o seu número do Whatsapp.
Porém, o mais importante é estar atento para não cair nesse golpe, evitando assim uma grande dor de cabeça. O TemporadaLivre reforça a importância de não compartilhar nenhuma senha ou código de segurança com ninguém, ressaltando que não solicita nenhum código Whatsapp e nem SMS e que, se você receber esse tipo de ligação, desligue e bloqueie o número imediatamente.
Se você ainda não é anunciante TemporadaLivre e deseja se tornar parte do maior portal 100% brasileiro de aluguel de temporada, só clicar em Anuncie Seus Imóveis e conferir os inúmeros benefícios!