As férias de verão estão chegando e, com isso, muitas pessoas aproveitam os dias de folga para viajar. E, por falar em ficar fora de casa alguns dias, muitas famílias e/ou grupo de amigos tem optado por alugar imóveis por temporada no lugar de se hospedar em hotéis. Principalmente, pelo fato de que os imóveis de temporada possuem excelentes preços e porque oferecem uma privacidade jamais encontrada em um hotel.
Aluguel de temporada: Conheça seus direitos
1 - Prazo de locação
O prazo deste tipo de locação não pode ultrapassar 90 dias e o pagamento de aluguéis e encargos podem ser solicitados antecipadamente e de uma vez só. Mas o Procon não aconselha que o consumidor pague o valor integral de forma antecipada. Exija recibo discriminado de todas as quantias pagas.
2 - Localização
Verifique com exatidão a localização do imóvel, principalmente as condições de acesso ao local, pontos de referência e infraestrutura da região.
3 - Contrato
O contrato deve discriminar data de entrada e saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem e etc. Caso o imóvel seja mobiliado, deve constar a relação de móveis e utensílios, descrição e estado de conservação. Ao fim da locação, faça nova vistoria.
4 - Locação pela internet
Se contratar pela internet, salve ou imprima as telas, busque contato com o responsável pelo imóvel e entenda que, o portal TemporadaLivre não faz negociação entre viajante e anunciante, ou seja, tudo deve ser negociado e acertado diretamente com o proprietário.
5 - Pagamento
Evite pagar integralmente a locação de forma antecipada e exija o envio da confirmação de pagamento. Guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação.
Depois de seguir essas dicas é só organizar a sua viagem e curtir as suas férias. Não esqueça que no TemporadaLivre você encontra diversas opções de imóveis de temporada em todas as regiões do Brasil. Acesse nosso site e confira.