É difícil encontrar alguém que goste de arrumar a mala para viajar. Mesmo o viajante mais apaixonado pela estrada pode encontrar dificuldades na hora de organizar as roupas, calçados e acessórios em pequenos espaços.
Independentemente do tempo estimado para a viagem, do local escolhido e do clima que você irá enfrentar, escolher o que levar pode ser muito difícil. Em casa, acredita-se ter coisas demais na mala; no destino, sempre fica a sensação de que esquecemos alguma coisa.
Uma boa organização das malas te poupa muito tempo na hora de se arrumar, principalmente se você não puder contar com um armário no local da hospedagem.
Se você faz parte do time que ama viajar, mas fica com preguiça só de pensar em fazer as malas, temos algumas dicas que podem tornar essa tarefa mais simples. Acompanhe!
1- Planeje a sua viagem
Em primeiro lugar, é necessário planejar toda a viagem. Antes de arrumar as malas, as perguntas certas devem ser feitas. Por exemplo:
- Qual o objetivo da viagem? Lembre-se que uma mala para uma viagem a trabalho é diferente de outra para um passeio com os amigos.
- Qual a agenda de atividades? Se a programação inclui trilhas e esportes de aventura, a mala será diferente de um roteiro com visitas a museus e igrejas, por exemplo.
- Quais os tipos de roupas que devem ou podem ser usados nesse lugar? Há alguma restrição ou exigência?
- Como é o clima desse lugar? Baixas temperaturas exigem roupas mais grossas, que ocupam mais espaço, enquanto dias de verão na praia pedem por mais produtos de higiene para a proteção solar.
- Como é o chão desse lugar? Afinal, de nada vale levar lindas sandálias de salto e sofrer com ruas de paralelepípedo!
- Como poderei me locomover nesse lugar? Precisarei andar muito ou usarei meios de transporte?
- Preciso escolher roupas que me permitam passar um dia todo sem voltar ao hotel, mesmo participando de atividades diferenciadas?
- Poderei usar bolsa? Tenho peças que cabem na bolsa para alguma eventualidade?
- Possuo acessórios ou maquiagens que podem transformar todo o estilo de uma roupa facilmente?
Com essas informações você já consegue ter uma ideia de quais peças escolher e, assim, não exagerar e levar itens que não serão usados ou esquecer aqueles que são imprescindíveis.
2- Prepare seus looks previamente
Na hora de escolher as roupas e acessórios, uma dica importante é definir um repertório de cores e tons para a viagem, para que somente uma bolsa e poucos sapatos sejam necessários. Dessa forma, tudo pode ser facilmente combinado para a criação de inúmeros looks!
Levar peças de roupa de baixo (calça, shorts, saia) que sejam coringas, ou seja, que possam ser usadas mais de uma vez com diferentes tipos de blusa, também é uma boa dica. Usar peças versáteis, como um lenço que pode virar blusa e saia, por exemplo, irá multiplicar suas possibilidades de combinação.
Outra sugestão é separar os looks por sacos, para que não se perca espaço levando roupas que não serão usadas. Isso também ajuda a economizar seu precioso tempo durante a viagem - ninguém quer se atrasar ou perder um passeio porque não sabia o que usar, não é mesmo?
3- Organize os itens dentro da mala
A maioria dos tutoriais encontrados na internet sobre o assunto sugere que bolsas sejam levadas na mala e uma mochila seja usada para a viagem, com os itens de primeira necessidade.
Se a bolsa for estruturada, aproveite o espaço para colocar peças de roupa ou acessórios dentro. Essa dica também vale para chapéus: preenchendo-o com roupas, é possível não amassá-lo.
Coloque itens pequenos dentro de outras peças - meias guardadas em tênis ou bijuterias em bolsas de festa, por exemplo, podem fazer a diferença na hora de fechar a mala.
É possível criar etapas para a arrumação da mala, um checklist mesmo, para que nada seja esquecido. Dessa maneira, você se sente satisfeito ao concluir cada tarefa (sim, é possível gamificar até mesmo a organização de malas). Algumas sugestões incluem:
- Colocar todos os objetos nas malas;
- Observar os itens proibidos em ônibus e aviões (principalmente para vôos internacionais);
- Verificar o que pode ser colocado dentro de itens maiores;
- Pensar em um espaço extra para as compras durante a viagem - assim não será necessário deixar de trazer alguma lembrança ou comprar outra mala só para isso; entre outros.
Apostar em sacos a vácuo é uma ótima dica para economizar espaço, ainda mais se você estiver arrumando a mala para viajar no frio, com casacos maiores e mais pesados. Também é possível utilizá-los para acomodar as roupas sujas na hora da volta, poupando o contato com peças limpas.
4- Menos é mais
Levar apenas uma mala e mais uma mochila é a aposta de muitos viajantes profissionais. Além disso, identificar sua mala é uma tarefa essencial, para não perder tempo na esteira de bagagem e saber descrevê-la melhor, em caso de extravio.
Para a mala de mão, é necessário escolher os objetos que você precisará utilizar durante o trajeto, sem esquecer dos obrigatórios, tais como documentos, dinheiro e cartões, óculos ou lentes, remédios, escova e pasta de dentes, equipamentos eletrônicos e uma muda de roupa para imprevistos.
Uma dica interessante para viagens em que você já sabe que voltará com muitas lembrancinhas é colocar uma bolsa de pano bem no fundo da mala. Essa será a sua salvação ao retornar com as compras!
5- Mantenha a mala organizada ao chegar no destino
Agora que você já sabe como organizar uma mala de viagem sem muito esforço, é hora de escolher o próximo destino e colocar o pé na estrada!
Ao chegar lá, não se esqueça de conservar a organização feita em casa. Pode parecer difícil, mas essa ação irá otimizar seu tempo e facilitar a hora da volta - imagine ter que guardar tudo na correria do último dia?
Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil
Se você quiser investir em mais conforto, aposte em um imóvel de aluguel de temporada! Assim, você terá muito espaço para guardar suas roupas e acessórios, além de ter mais praticidade ao posicionar seus itens de higiene no banheiro. Veja as opções no site do TemporadaLivre!