Viajar em maio pode ser uma excelente opção para aqueles que só entraram de férias agora e também para quer aproveitar o feriado prolongado de Corpus Christi. Portanto, se você entrou de férias (e não quer ficar parado) ou está a fim de curtir o feriadão, fique ligado nas dicas de destinos que iremos dar a seguir. Nós selecionamos a dedo alguns lugares incríveis para viajar em maio. E olha, tem destinos para os mais variados gostos, viu. É claro que são destinos brasileiros, afinal, o nosso país abriga lugares impressionantes, ou seja, não precisa ir muito longe para ter dias inesquecíveis. Confira os lugares selecionados para viajar em maio e escolha um para curtir.
Destinos para viajar em maio:
Bonito (MS)
Seus lagos rios e cachoeiras criam, com o verde do Cerrado, uma ambientação de apelo ecológico irresistível. Centro de ecoturismo e aventura mais bem estruturado do país, suas atrações ficam dentro das fazendas, privadas ou federais, por onde correm rios e concentram-se as cavernas, grutas e trilhas. Você paga uma taxa embutida no valor do ingresso e usufrui de toda a infraestrutura dos estabelecimentos, onde normalmente também dá para almoçar, relaxar em redes, tomar sol em espreguiçadeiras e nadar em lagos e nascentes. Não deixe de ir à Lagoa Misteriosa, uma das atrações mais exclusivas de Bonito.
Dica: Reserve antes de ir, alguns passeios podem esgotar.
Angra dos Reis (RJ)
Para onde viajar em maio: Aproveite que o verão chuvoso passou para pegar o clima aconchegante e seco no arquipélago. O centro de Angra dos Reis é pouco atraente - o melhor é alugar uma lancha com um grupo de amigos para chegar às praias e ilhotas com o mar verde-esmeralda e Mata Atlântica preservada. Das mais próximas no Centro, as ilhas de Cataguás e do Peregrino são duas pequenas porções de terra revestidas de vegetação ligadas por uma tripa de areia. O mar rasinho em volta forma uma piscina natural transparente. Não perca a praia do Dentista e das Flechas na Ilha da Gipoia, e a Ilha Botinas, duas ilhotas rochosas vizinhas circundadas por um mar ora verde-água, ora azul-turquesa, propício para um mergulho de snorkel.
Dica: Empresas da região oferecem batismo, cursos para tirar o certificado internacional e saídas para mergulhadores experientes.
Chapada das Mesas (MA)
Gente proseira, tambaqui fresco, cachoeiras caudalosas, platôs que se erguem sobre o Cerrado: A menos conhecida das chapadas brasileiras, é a Chapada das Mesas, que oferece uma imersão por um Brasil profundo onde a natureza é grandiosa. Com alguns dias ficando na cidade de Carolina, na divisa de Maranhão com Tocantins, você pode nadar nas águas cristalinas do Poço Azul, ver as montanhas chapadas do alto no portal da Chapada, se esbaldar debaixo das águas da enorme Cachoeira de São Romão, ver o pôr do sol cair em um show de cores no Rio Tocantins.
Dica: Uma boa é estender a viagem para Jalapão e conhecer de perto esse lugar incrível.
Ilhabela (SP)
A ilha tem fartura de natureza em seu território, que tem 83% da área preservada por um parque estadual. Na costa voltada para o continente e o canal de São Sebastião, predominam enseadas de fácil acesso com mar calmo - varie entre a badalada Praia do Curral com água esverdeada e a natural Jabaquara, na ponta norte da ilha, com areia fofa e cercada por mata intocada. O interior tem abundância de cachoeiras, como, por exemplo, a do Veloso, que é alcançada após 40 minutos de trilha e exibe belas quedas d’água. A parte mais preciosa de Ilhabela, porém, é o litoral leste, onde estão as belíssimas e selvagens praias de Castelhanos e Bonete. Vá de barco ou por trilha. Para as noites, as lojas e restaurantes do centrinho garantem passeios noturnos pra lá de animados.
Dica: Em feriados é bom reservar o horário da balsa que sai de São Sebastião no site dersa.
Capitólio (MG)
A última da lista de destinos para viajar em maio é a cidadezinha de Capitólio, que é banhada pelo Lago de Furnas, passa entre cânions, gargantas e embala passeios de lancha. Pelas serras ao redor escorrem cachoeiras e rios que formam piscinas naturais. A região se desenvolveu bastante nas duas últimas décadas, o que trouxe alguns restaurantes, casas de temporada, estrutura para visitar cachoeiras (que ficam dentro de propriedades privadas) e construção de luxuosos condomínios. O melhor esquema ali é juntar uns amigos e alugar uma casa em Escarpas do Lago e curtir natureza e churrasco na varanda. Maio é um mês perfeito para pegar calor e escapar das chuvas dos meses anteriores. De quebra, ainda dá pra comprar queijo na Serra da Canastra.
Dica: Não perca o almoço no Kanto da Ilha, na beira do lago.
Aluguel de temporada
E aí, você já escolheu o destino para viajar em maio? São lugares incríveis, né? Seja qual for o lugar escolhido, pode ter certeza que será incrível! Mas, além de escolher o destino, tem um detalhe que precisa ser acertado: É a hospedagem. Bom, mas isso é fácil de resolver, pois o portal TemporadaLivre tem inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada nos destinos citados acima para viajar em maio. Confira já e escolha o seu!