O Brasil é um destino turístico muito procurado pelos estrangeiros, principalmente por aqueles que estão em busca de sol, calor e pessoas animadas. Muitos já sabem que o Rio de Janeiro e os estados do nordeste são a grande atração de quem busca as terras tupiniquins para passar as férias. Porém, a busca de estrangeiros pelas terras brasileiros cresceu muito nos últimos anos, incluindo outras demandas de turismo, como o turismo de aventura e turismo cultural.
Segundo levantamento realizado pelo Estudo de Demanda Internacional, houve um crescimento de 14,6% do número de turistas estrangeiros que buscam o Brasil como destino de férias nos últimos 4 anos!
De acordo com esse estudo, os segmentos que mais atraem são:
- Lazer, com quase 70% das buscas,
- Ecoturismo, com 16,3%
- Cultura, com 9,5%.
Ou seja, nossas praias e nossas belezas naturais encantam o mundo todo.
A pesquisa ainda apontou que o país que mais viaja para o Brasil é a nossa vizinha Argentina, seguido dos EUA e Chile. Acompanhe o quadro:
Conforme aponta o estudo, apesar do crescimento total de 14,6%, a Argentina apresentou uma queda. Esse fato causou impacto na temporada 2018/2019, principalmente no litoral de Santa Catarina, onde a visita de argentinos é sempre grande. Mas em contrapartida, EUA, Chile, Paraguai e Uruguai apresentaram um interessante aumento, se tornando um público à se investir!
O estudo ainda aponta dados super interessantes para o setor do turismo, demonstrando quais segmentos são mais procurados por determinados países, como por exemplo, a grande procura de ecoturismo por japoneses, e a busca por cultura registrado por turistas advindos da Holanda, Itália e Reino Unido.
As cidades que apresentaram mais procura para o lazer, foram o Rio de Janeiro, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Armação dos Búzios e São Paulo.
Além disso, o estudo aponta que 96,5% dos turistas estrangeiros apresentaram interesse em retornar para o nosso país. Ou seja, o Brasil é realmente um lugar de muitas maravilhas e encanta a todos!
Se você quer saber mais sobre essa pesquisa, acesse o estudo completo aqui: Demanda Internacional de Turismo.