Mais um ano está chegando ao fim, e com ele, a eterna dúvida: onde aproveitar essa data tão importante? Para quem quer comemorar em grande estilo, a melhor opção é celebrar esse dia no réveillon em Copacabana, o maior do mundo. E não é exagero avaliar a festa carioca assim, pois na passagem de 2018 para 2019, ela recebeu 2,8 milhões de pessoas.
O evento recebe seus visitantes com um show pirotécnico e musical magnífico, que é combinado a uma programação cultural bastante variada. Artistas do país todo levam boas energias para uma orla repleta de pessoas preparadas para receber o novo ano com muito alto astral.
Apesar de toda essa vibe positiva que a capital recebe, os perrengues ainda podem existir, por conta exatamente dessa multiplicação exacerbada da população. Para não atrapalhar sua festa, é importante se precaver, por isso separamos algumas dicas para um réveillon em Copacabana sem contratempos desnecessários.
Réveillon em Copacabana - Vá de metrô, não importa para onde
Locomoção é um dos principais problemas do réveillon em Copacabana, só está livre dessa preocupação quem escolhe se hospedar perto da orla. Como essa não é a realidade da maioria dos turistas, é importante conhecer o único transporte que permite um deslocamento menos caótico, o metrô.
Copacabana conta com quatro estações de acesso: Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde, Cantagalo e General Osório (acesso D – Rua Sá Ferreira). No dia 31 de dezembro os cartões padrões do metrô (bilhete único, riocard ou pré-pago) não funcionam, é preciso garantir um bilhete especial.
Para se locomover é necessário garantir o bilhete pré-determinado, que é vendido em algumas estações específicas e com o mesmo valor do bilhete padrão. No momento da compra você escolhe um intervalo de horário para chegar até Copacabana, como das 20h às 21h.
Uma dica dos especialistas, principalmente para quem viaja em um grupo grande de pessoas, é chegar a estação no horário mais próximo ao fim do seu período. Se você escolheu entre as 21h as 22h, por exemplo, se programe para estar no local às 21h40, o fluxo mais próximo do horário de mudança dos períodos é menor.
Mantenha-se atento
Apesar do clima de descontração e alegria, é preciso manter-se alerta com a multidão que lhe cerca, muitas pessoas ali estão apenas celebrando com os amigos e a família, mas alguns também podem se aproveitar da distração desse momento de festa para prejudicar você e furtar seus pertences.
Talvez a dica mais básica para grandes aglomerações é não levar pertences de valor, mas como sair de casa sem celular é quase impossível, o truque é escondê-lo em bolsos frontais ou pochetes. A ideia também vale para cartões de crédito, dinheiro e documentos, manter esses itens perto do corpo e longe dos olhares externos é a melhor opção.
Vai viajar com crianças? Nesse caso o cuidado deve ser redobrado quando falamos sobre uma aglomeração tão grande de pessoas. Vale orientar os pequenos a buscar ajuda polícia caso eles se percam da família, combinar um ponto de encontro de fácil acesso, fazer uso de pulseiras de identificação e tudo que possa prevenir maiores problemas.
Ceia de ano novo improvisada
Para evitar o trânsito caótico do Rio de Janeiro, o ideal é chegar cedo (e de metrô), mas e a tradicional ceia de ano novo, como fica? Se você não abre mão desse costume, a dica é levar todos os comes e bebes em caixas de isopor para improvisar uma ceia na areia.
Alimentos pequenos, os famosos finger food, frutas e petiscos são uma ótima pedida para entrar no novo ano de barriga cheia. As bebidas também podem ser mantidas na temperatura ideal para o brinde da meia noite, só priorize garrafas e potes de plástico e sacos de lixo para evitar a sujeira, e as multas da campanha Lixo Zero.
Montar sua ceia na praia não ajuda só a fome durante a festa, ela também tira você de filas intermináveis para comprar comida. Os quiosques reservam pacotes especiais para essa noite do ano, e muitos deles atendem somente quem tem essa reserva prévia, liberando acesso aos clientes regulares só depois que a festa termina.
Estrutura receptiva
O maior réveillon do mundo já virou tradição, e por isso ele está super preparado para te receber. Shows grandiosos, artistas de todo o país, segurança dobrada, banheiros químicos, ambulantes e tendas comemorativas são de fácil acesso a todos que desejam festejar em Copacabana.
Mesmo com a aglomeração exacerbada, tem espaço para todo mundo, mas se você se prepara, pode escolher o local ideal para curtir essa festa. Longe do palco o suficiente para a concentração não atrapalhar, mas perto o bastante para receber o próximo ano ao som do seu artista favorito.
Apesar de todas essas possibilidades, a maioria das pessoas está ali para se maravilhar com o show de fogos de artifício, por isso encontre o lugar perfeito para aproveitar as explosões coloridas com a família, ou os amigos, e prepare o celular para registrar tudo do melhor ângulo.
A maior festa de réveillon do mundo exige preparo. Todos os detalhes devem ser organizados para que o stress extra da aglomeração de pessoas não atrapalhe sua comemoração.
Adicione essas dicas ao seu planejamento da viagem, escolha a acomodação ideal para sua família e aproveite o melhor desse grande evento com o TemporadaLivre!