Tanto bairro quanto distrito de Florianópolis, o Campeche possui aproximadamente 32 mil metros quadrados. O local possui esse nome pois o aviador e escritor Antoine de Saint Exupery teria apontado o lugar como um campo de pesca, que em francês se diz Champ et Pêche. Em homenagem à ele, a principal avenida do distrito chama-se Avenida Pequeno Príncipe, aludindo a obra mais conhecida de Saint Exupery. O local possuía o primeiro campo de pouso internacional do Brasil, e ficou muito conhecido na década de 20.
Outra versão para o nome do lugar é a existência de pau-campeche, um vegetal usado tanto para tinturas como com fins medicinais. Independentemente de qual das duas versões seja a válida, o bairro possui muitas riquezas naturais e merece o destaque que vem recebendo a cada dia que passa na Ilha de Santa Catarina. Morro das Pedras e o Rio Tavares e a Lagoa Pequena são locais de destaque na região, assim como a Praia do Campeche. As águas são fortes, geladas, como as águas oceânicas, e a praia possui um grande número de banhistas estrangeiros.
A Praia do Campeche possui aproximadamente três quilômetros de extensão e é muito frequentada pelos surfistas. Porém, na região do Riozinho, muitas famílias, com crianças e idosos, dividem o espaço com os jovens que procuram o lugar que fica a cada dia mais badalado. Dê uma olhadinha nas nossas casas e apartamentos para aluguel de temporada na Praia do Campeche, em Florianópolis.