Você conhece o Parque Tanguá? Com seu nome significando "baía das conchas" na língua indígena tupi-guarani, este parque não é apenas um cartão-postal da cidade, mas também uma experiência encantadora e imperdível para os turistas.
O Parque Tanguá surpreende pela sua localização em uma área acidentada, anteriormente destinada a ser uma usina de reciclagem. Hoje, integra o grupo de preservação da bacia do Rio Barigui, oferecendo uma experiência única em meio à natureza exuberante. Confira abaixo tudo sobre esse parque incrível e muitas dicas para você aproveitar ao máximo:
História do Parque Tanguá
O Tanguá foi construído em 1996. O lugar, onde existiam duas pedreiras, estava destinado a ser uma usina de reciclagem e de lixo industrial. Felizmente, os planos mudaram e ocorreu a construção do parque. A atração está localizada ao norte de Curitiba, região que tem a topografia acidentada como característica. O terreno fazia parte da pedreira da família Gava, que foi desativada nos anos 70 e, depois, ficou duas décadas sem uso.
Onde fica o Parque Tanguá?
O Parque Tanguá fica em Curitiba, capital do estado do Paraná. A atração está localizada em uma região de pedreiras, acidentada e repleta de belezas naturais – um terreno que estava destinado a ser uma usina de reciclagem.
Como chegar no Parque Tanguá?
Chegar ao parque não é difícil, afinal, ele é um dos mais visitados da cidade. Ele fiica na R. Oswaldo Maciel, 97.
Estando em Curitiba, siga pela Av. Visconde de Guarapuava até a R. Alferes Poli, depois pegue a R. André de Barros, a Av. Marechal Floriano Peixoto, a Tv. Tobias de Macedo e a R. Riachuelo até a R. Inácio Lustosa, no Centro Cívico. Siga a R. Mateus Leme, depois a R. Nilo Peçanha até a R. Eugênio Flôr, continuando até o destino. Colocando no GPS, fica ainda mais fácil!
Qual o horário de funcionamento do Parque Tanguá?
O parque é aberto todos os dias das 6h às 22h, porém o restaurante funciona das 8h às 19h e os sanitários, das 8h às 18h. Valor para entrar no parque: assim como o estacionamento, a entrada é gratuita.
Quando visitar o Parque Tanguá?
O melhor horário depende do que você pretende fazer no local. As visitas à gruta, por exemplo, são realizadas apenas aos sábados de manhã, e é necessária a solicitação prévia. Já para as demais atividades, qualquer horário é perfeito.
Apenas prefira dias sem chuva, para que você possa curtir a vista incrível que o pôr do sol garante. Durante a semana, o parque também está mais vazio e tranquilo.
O que fazer no Parque Tanguá?
1. Gruta do Parque Tanguá
Uma das experiências mais exclusivas do Parque Tanguá é a visita à gruta, um caminho entre duas pedras com 50 metros de extensão. No entanto, é necessário fazer uma solicitação prévia enviando um e-mail para visitaguiadatunel@curitiba.pr.gov.br.
Lembre-se de que essa experiência é reservada para maiores de 15 anos e ocorre aos sábados pela manhã. Confirme com antecedência se as visitas estão disponíveis durante o período da sua viagem.
2. Cascata do Parque Tanguá
A visão da cascata de 65 metros de altura é algo verdadeiramente espetacular quando se está na parte inferior do Tanguá. Apesar de ser uma cascata artificial, sua beleza é de tirar o fôlego. Não perca a oportunidade de desfrutar de uma refeição no bistrô local enquanto admira essa deslumbrante queda d'água.
3. Deck
O parque oferece decks onde os clientes podem relaxar e apreciar a paisagem. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, proporcionando um ambiente relaxante para encerrar o dia.
4. Mirante do Parque Tanguá
Suba até o mirante para uma vista panorâmica do lago e do bosque de araucárias. O horário ideal é próximo ao pôr do sol, permitindo que você aprecie a beleza envolvente com calma. A imagem memorável que você presenciará certamente ficará gravada em sua memória.
Dicas úteis para quem vai visitar o Parque Tanguá
- Alimentação: além da opção de fazer um piquenique, você pode se alimentar no restaurante que fica na parte inferior do parque.
- Pets: não é permitida a entrada de cachorros ou outros animais domésticos, mas é importante checar se não houve alterações nessa regra no dia de sua visita.
- Proibições: além de não ser permitido levar animais de estimação, também é proibido pescar e pilotar drones por lá. Já bicicletas são permitidas apenas nas ciclovias, assim como patins e skates.
- Precauções: o uso de repelente é recomendado, carregue sua garrafinha de água com você, respeite as proibições e fique atento(a) aos horários de funcionamento. Caso deseje caminhar pelo túnel da gruta, lembre-se do agendamento prévio.
Onde se hospedar em Curitiba?
Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.
Veja mais:
- Confira os melhores parques de Curitiba para você conhecer!
- Vai para Curitiba? Confira o guia completo sobre a cidade!