O Paraná, apesar de ser o estado menos requisitado da região sul, é um lugar cheio de paisagens bonitas e lugares interessantes para você conhecer e visitar. Um desses destinos é o Parque Estadual de Vila Velha, localizado na cidade de Ponta Grossa, a cerca de 100 km de Curitiba.
O parque é uma das principais atrações turísticas do estado, além de ser um importante sítio arqueológico, preservando uma formação arqueológica de mais de 300 milhões de anos.
Como surgiu Vila Velha?
Segundo historiadores, Vila Velha surgiu a milhões e milhões de anos atrás, quando o ambiente ainda era tomado pelo Atlântico. As águas foram esculpindo as pedras de arenito, formando impressionantes muralhas e esculturas, algumas com cerca de 30 metros de altura. Após o local ser drenado, as formações compactadas de óxido de ferro acabaram sedendo por conta dos ventos e das chuvas, dando formas impressionantes às pedras.
Assim, em 1966, foi criado o Parque Estadual de Vila Velha com o objetivo e preservar esse ambiente, com cerca de 18 km², que inclui, além das formações rochosas, também as Furnas e a Lagoa Dourada.
Quais os atrativos de Vila Velha
Os principais atrativos do parque são suas esculturas de pedras. Com um belo trabalho realizado pela natureza, as paisagens de Vila Velha apresentam belíssimas formações, alguns com formas bastante curiosas.
A rocha mais conhecida e cartão-postal do parque é, sem dúvidas, a "taça", com uma forma muito semelhante ao objeto. Outras rochas também chamam bastante a atenção e suas formas lembram alguns animais, como a "galinha" e o "camelo, ou as impressionantes "pedras suspensas" e a "andorinha".
Para ver todas essas rochas, você caminha por dentro do parque através de uma trilha, seguindo por ambientes de mata nativa. A cada parada, uma nova muralha ou rocha chama a atenção e encanta.
Porém, além das esculturas de pedras, outros dois pontos também são bastante curiosos, como a Lagoa Dourada e as Furnas.
A Lagoa Dourada possui cerca de 320 metros de diâmetro e o que impressiona são os reflexos do sol em suas águas, que ao final do dia a transforma em um imenso espelho dourado.
Já as Furnas, são dois poços com aproximadamente 100 metros de profundidade. Dentro do parque, existem ainda mais 4 furnas, porém apenas duas delas estão abertas à visitação.
As águas da Lagoa Dourada e das Furnas são interligadas por seus lençóis freáticos, sendo assim, a Lagoa Dourada também faz parte das formações das Furnas, porém, por conta do desnível do solo e da sedimentação interna, possui uma profundidade muito menor.
Visite Vila Velha
Você já conhecia Vila Velha? Já tinha ouvido falar sobre esse importante local histórico? Então, que tal colocar o parque em sua lista de destinos para a próxima viagem? Afinal, Vila Velha é um ótimo destino para diversos estilos, como famílias, jovens, quem gosta de natureza e história.
Com certeza você irá adorar o passeio e irá se encantar com as belezas naturais de Vila Velha.