Se você está pensando em passar férias em Guarujá, São Paulo, você precisa tirar um tempinho para conhecer o Forte dos Andradas. Um lugar incrível, com grande biodiversidade e muitas belezas naturais.
Além do próprio Forte já ser muito lindo, ele ainda possibilita ao viajante, uma vista extraordinária de várias praias da região. Por essa razão, este é um dos pontos turísticos mais requisitados do Guarujá.
Então agora vamos te contar um pouquinho mais sobre este ponto turístico.
1. História do Forte dos Andradas
Primeiro é importante que saiba que este foi o último Forte a ser construído em território brasileiro, no ano de 1942, em meio a Segunda Guerra Mundial, com a intenção de criar um sistema de defesa para a Baía de Todos os Santos.
Outro marco histórico ao Forte, é que há quem diga que durante a Ditadura Militar ele foi usado como local de detenção para aqueles que eram considerados como presos políticos.
Seu primeiro nome foi Forte do Monduba, já que ele fica no morro de mesmo nome. Mas posteriormente passou a ser chamado de Forte dos Andradas.
Ele fica em uma área de preservação ambiental permanente, sendo que há muita biodiversidade por lá, mas seu estilo é todo militar, o que torna o passeio ainda mais único e emocionante.
Em 1970 ele deixou de ser utilizado como quartel e em 1994 foram abertos os portões para visitas públicas, tornando-se um museu do Exército brasileiro como um meio de preservar sua história e cultura.
Aproveite para ler: Curta o lado histórico do Guarujá
2. Visita ao Forte dos Andradas
O acesso ao Forte é gratuito e você pode realizar o agendamento prévio. É possível ir de carro até o início da trilha, onde você começará uma caminhada. Então é importante que não se esqueça de levar água para se manter hidratado. Leve também algum lanchinho para o caso de uma fome inesperada no meio do caminho.
Em dias mais chuvosos as visitas costumam ser canceladas, como um meio de preservar a segurança e o bem estar de todos os turistas.
O passeio dura uma média de 2 horas e 30 minutos e você ficará encantado. Sendo que durante a trilha, soldados costumam acompanhar os turistas enquanto contam a história do local, ou seja o passeio além de contar com grande beleza, ainda é enriquecedor em história e cultura.
No alto do morro você verá 4 canhões e o observatório de onde os soldados observavam e mantinham a região protegida de ataques. Não esqueça de levar uma câmera fotográfica para registrar todos esses
Leia também: 3 Imperdíveis passeios no Guarujá (SP) para serem feitos
3. Praias
Durante a trilha você tem a oportunidade de conhecer algumas praias e ao chegar ao topo do morro, você também poderá apreciar a vista para algumas praias incríveis do Guarujá.
No caminho é possível conhecer duas praias restritas ao Forte, a Praia do Monduba e Praia do Bueno. Além de conhecer essas duas praias lindas, ainda é possível ver a praia do Tombo e a praia das Astúrias.
Leia ainda: As mais belas praias de Guarujá SP
4. Onde se hospedar
Agora vem a melhor parte, o TemporadaLivre possui diversos imóveis incríveis especialmente para você que está pensando em passar as férias no Guarujá, então agora é só partir para a estrada.
Para garantir sua reserva no maior e melhor portal de locações por temporada do Brasil, basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e escolher o imóvel que mais combina com você e sua família.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.