Você já ouviu falar de Barra Velha, em Santa Catarina? Essa cidade é incrível, com praias lindas e muitas atrações. Por ser uma cidade considerada pequena, não há tanto movimento por lá, então você poderá aproveitar dias de muito sossego e tranquilidade.
Para te ajudar a lembrar mais sobre a cidade, é em Barra Velha que se encontra a grande loja da Havan. Acredito que você já deve ter visto em algum comercial. Então aproveite esse passeio para fazer umas comprinhas por lá.
Mas sem muitas enrolações, vamos começar a falar sobre Barra Velha e suas atrações turísticas.
Onde fica
Barra Velha é um município localizado no litoral norte de Santa Catarina, a 47km de Balneário Camboriú. A cidade tem sido muito procurada pelos turistas por conta das suas belíssimas praias, clima agradável e boa infraestrutura.
Como chegar
Barra Velha fica próximo as cidades de Balneário Camboriú (47km), Joinville (50km) e Florianópolis (139km). Para acessar Barra Velha de carro é bem simples, pois o acesso é cortado pela rodovia duplicada BR-101.
A cidade não possui aeroporto próprio, sendo necessário desembarcar nos aeroportos das cidades vizinhas como o de Navegantes (32km), Florianópolis (136km) e Curitiba (164km). Desembarcando em um desses aeroportos, você pode alugar um carro ou pedir um carro por aplicativo e seguir até a cidade de Barra Velha.
Quando conhecer Barra Velha
Se você pretende visitar a cidade para aproveitar as incríveis praias que Barra Velha reserva, nossa dica é ir no verão. Entretanto, se você quer apenar conhecer e fazer outras atividades na cidade, qualquer época do ano é a pedida.
Em Barra Velha, no início de setembro, acontece a Festa Nacional do Pirão que tem duração de 5 dias, com shows e muita gastronomia surpreendente tendo base o pirão e frutos do mar.
Quais são as praias de Barra Velha
Barra Velha possui 9 praias ao longo de sua orla, porém as principais são:
1. Praia Central
A Praia Central é a mais movimentada, muito por conta da sua localização, mais próxima ao centro e aos comércios. Além disso, é um destaque em infraestrutura, sendo uma ótima para quem gosta de se banhar no mar e também para aqueles que gostam de passear por bares e restaurantes após a praia.
2. Praia do Grant
Já a Praia do Grant é a uma das mais bonitas, com um visual preservado, com águas calmas e cristalinas. Há muitas lendas sobre essa praia e também muitos encantos por lá. Ela fica próxima a uma vila de pescadores, então aproveite para comprar peixes fresquinhos nesse passeio.
3. Praia da Península
A Praia da Península possui 6 km de areia que ficam em uma estreita área entre o mar e a lagoa do Rio Itapocú. Essa praia é uma das queridinhas dos amantes de esportes aquáticos, como o surf. Além disso, é um ótimo local para a Pesca de Arremesso.
4. Praia do Tabuleiro
A Praia do Tabuleiro é conhecida por seu mar agitado, que também são ótimas para o surf, e também por sua areia monazítica. Durante a alta temporada, essa praia se torna uma das mais procuradas pelos viajantes por conta da sua grande extensão e sua belíssima paisagem. A praia fica localizada a poucos metros da Praia Central da cidade.
5. Praia do Sol
Frequentada e admirada por muitos surfistas e também banhistas, a Praia do Sol é uma espécie de extensão da Praia do Tabuleiro. Juntas as praias somam mais de 4 km, ou seja, tem espaço para todo mundo aproveitar!
6. Praia das Pedras Brancas e Negras
Essa é uma praia para quem deseja descansar e apreciar o mar, já que a Praia das Pedras Brancas e Negras é conhecida por seu mar tranquilo. A praia começa desde o Costão das Pedras Brancas e Negras seguindo até o Rio Itajuba. Vale a pena conhecer!
7. Praia de Itajuba/Praia do Cerro
A Praia de Itajuba possui uma faixa de areia larga de tom dourado, um mar cristalino e pouco agitado. Durante a alta temporada a praia costuma ficar bem movimentada, pois é muito indicada para banho e prática de esportes. A infraestrutura da praia também é muito boa, com bares, restaurantes e hospedagens. A Praia de Itajuba é praticamente junto a Praia do Cerro, que fica no lado esquerdo, próximo do morro.
O que fazer em Barra Velha: principais pontos turísticos
1. Cristo de Barra Velha
O Cristo de Barra Velha de 40 metros de altura, fica situado em um morro no centro da cidade e proporciona aos visitantes uma vista completa de algumas praias da região.
2. Lagoa de Barra Velha
Apesar de estreita, a lagoa conta com 6km de extensão, sendo um ótimo lugar para praticar esportes náuticos. O início da lagoa começa no centro de Barra Velha e se estende até a Barra do Itapocú.
3. Ponte Pênsil
Você também pode conhecer a ponte pênsil, construída para facilitar o acesso de pedestres e ciclistas à praia através da lagoa. O local oferece uma bela paisagem, principalmente no fim de tarde.
E se quiser um pouco mais de diversão e adrenalina, pode dar uma esticadinha até Penha e passar um ou dois dias no parque Beto Carrero, que está localizado a menos de 30 km de Barra Velha.
4. Estátua da Liberdade Havan
Você sabia que a maior estatua do Brasil não é a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro? A maior estatua do Brasil fica em barra velha, que é a Estátua da Liberdade da loja Havan, com 57 metros de altura. Além disso, a loja é a maior da rede e fica localizada às margens da BR-101.
5. Estátua de Iemanjá e Costão dos Naufragados
No lado direito da Praia Central possui um deck, onde fica uma incrível estátua de Iemanjá. Lá também é considerado o ponto inicial do Costão dos Naufragados. Para quem não conhece a história do local, basicamente, foi onde ocorreu, em 1865, um naufrágio de alguns combatentes que regressavam da Guerra do Paraguai. No canto direito da Praia central há um deck com a estátua de Iemanjá.
Roteiro de 3 dias de viagem em Barra Velha
Para aproveitar bem todos os atrativos da cidade, o ideal é que você faça uma viagem de no mínimo 3 dias. Preparamos sugestões de roteiro de viagem para esses 3 dias, com todos os atrativos que trouxemos nesse blog. Mas claro, você pode personalizá-lo da forma que preferir. Confira!
1° dia em Barra Velha
- Estátua da Liberdade Havan
- Lagoa de Barra Velha
- Praia do Tabuleiro
- Praia do Sol
2° dia em Barra Velha
- Cristo de Barra Velha
- Praia do Grant
- Estátua de Iemanjá e Costão dos Naufragados
- Praia Central
3° dia em Barra Velha
- Ponte Pênsil
- Praia de Itajuba/Praia do Cerro
- Praia do Grant
- Praia das Pedras Brancas e Negras
Onde comer em Barra Velha
Depois de todos esses passeios, tenho certeza que bateu muita fome por aí, então agora vamos trazer algumas opções bem deliciosas, para você matar a fome e aproveitar o melhor da gastronomia da cidade.
Não faltam opções de ótimos restaurantes na cidade, sendo que você poderá escolher o estilo de comida preferido e apenas aproveitar. Se você gosta de massas e pizza, sugiro que passe pela Pizzaria Centro Da Pizza. Agora se gosta de frutos do mar, uma das melhores opções é Itajuba Food Park.
Também há opções mais tradicionais como Mc Donald's e Subway, então não precisa se preocupar pois com certeza você encontrará algum restaurante de seu agrado, nem que seja uma dessas opções de franquia.
Aproveite para ler: O que fazer em Bombinhas-SC?
Onde se hospedar
E aí? O que achou da cidade de Barra Velha? Com certeza é um destino turístico bastante interessante e diferente das principais rotas, oferecendo a oportunidade de conhecer um lugar novo e diferente. Então, na sua próxima viagem, que tal colocar Barra Velha no seu guia e tirar uns dias para visitar as suas belas praias?
Aproveite para se hospedar em uma casa de temporada, que oferece muito mais espaço, conforto e privacidade. No TemporadaLivre você encontra ótimas opções de aluguel de temporada para você, sua família e seus amigos. É só acessar, escolher o seu imóvel e reservar a sua diária diretamente com o anfitrião.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.