A Serra Gaúcha é referência no Brasil quando se trata da produção de vinhos de alta qualidade. É lá que se localizam cidades como Bento Gonçalves e Caxias do Sul, onde podemos encontrar algumas das mais importantes vinícolas do Brasil, além, é claro, de Gramado - talvez a cidade mais conhecida da região.
Se você deseja provar excelentes vinhos e ainda desfrutar de uma paisagem incrível, com clima europeu, precisa conhecer essa cidade. O TemporadaLivre separou algumas dicas sobre a rota do vinho em Gramado, um local que vai te surpreender! Antes, vamos conhecer mais sobre essa bebida tão querida?
Vinho: uma das bebidas mais antigas do mundo
Quem não gosta de um bom vinho? A bebida alcoólica feita à base de uva mais famosa do mundo é quase unanimidade na lista dos apreciadores de boas bebidas. Com uma variedade de aromas e sabores - que vão dos mais doces e suaves aos mais secos e encorpados -, é a perfeita mistura entre romantismo e elegância.
Não se sabe, ao certo, quando os vinhos surgiram, mas há registros dos primeiros equipamentos utilizados para esse fim em 4.000 a.C. No Brasil, a bebida começou a ser produzida em meados dos anos 1500, por Brás Cubas.
A história do vinho é antiga e acompanha todo o desenvolvimento da humanidade! Não é à toa que a bebida foi apontada como a terceira mais consumida no Brasil, em um levantamento da Euromonitor International realizado em 2018.
Apesar de ser mais consumido em épocas de baixas temperaturas, o vinho é ideal para ser apreciado em qualquer época do ano. Mas não podemos negar: visitar Gramado no friozinho tem um sabor especial, ainda mais se você gosta de neve, já que o vinho ajuda a manter o corpo aquecido.
Conheça as vinícolas de Gramado, no Rio do Grande do Sul
Apesar de não possuir grande quantidade de vinícolas, Gramado não fica para trás em termos de qualidade. É um excelente lugar para uma boa degustação de vinhos; os apreciadores dessa mágica bebida não ficarão desapontados.
Algumas das mais conhecidas, são:
Ravanello
Com arquitetura que remete à Itália, esta vinícola tem estilo boutique, ou seja, sua produção anual é reduzida (em torno de 50 mil litros) para que o foco seja qualidade em vez de quantidade.
Depois de conhecer os parreirais, você poderá degustar os produtos - vinhos e espumantes. Não é necessário agendar sua visita, mas chegue cedo na alta temporada, pois o movimento é sempre grande no local.
Masotti
A vinícola Masotti faz parte do tour conhecido como Linha Bella que envolve belas paisagens, gastronomia regional e degustação de vinhos. Você aprenderá tudo sobre o processo de produção dos vinhos, além da história da bebida no sul do país. Além do vinho, aproveite para provar o suco de uvas.
Seganfredo
As videiras da Seganfredo são trazidas da Itália e produzidas em um processo bem artesanal, que você pode conhecer melhor em um tour pela vinícola. Não saia sem experimentar os sucos e espumantes também desenvolvidos ali.
A vinícola de Jolimont também é muito famosa e fica bem próxima à cidade de Canela, que você pode aproveitar para conhecer em um bate e volta ou em uma viagem mais longa pela Serra Gaúcha.
Além de poder visitar importantes vinícolas, que abrem visitas diariamente, quem vai à cidade de Gramado pode fazer um tour conhecido como Rota do Vinho e da Uva. É um passeio fantástico que combina degustação de ótimos vinhos com a história da colonização da região.
Requinte e beleza são as marcas desse passeio cultural. Agências de turismo em Gramado oferecem essa atividade, que também passa por várias cidades vizinhas como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, entre outras.
Gramado também possui inúmeras lojas de vinhos, que buscam seus produtos diretamente nas vinícolas da região. Nessas lojas, o cliente pode degustar todas as opções de vinhos produzidos localmente, com a garantia de qualidade.
Alguns dos melhores restaurantes de Gramado também possuem cartas de vinho ricas em opções, para todos os gostos. Os enólogos e sommeliers, profissionais e amadores, encontram em Gramado um verdadeiro paraíso dos vinhos.
E não para por aí: com uma exuberante paisagem repleta de montanhas e cachoeiras, vales e vinhedos, a Serra Gaúcha é um maravilhoso destino turístico para quem gosta de charme e sofisticação.
Onde se hospedar em Gramado?
Para aproveitar tudo o que a cidade pode oferecer, é importante estar bem localizado. Com um imóvel de aluguel de temporada em Gramado, você tem mais comodidade e privacidade. Aproveite para planejar sua viagem antecipadamente, com economia e sem precisar sair de casa!
Imóveis para alugar por temporada em Gramado;
Leia mais: