O litoral do Paraná é um dos menores do Brasil. São apenas 98 quilômetros de extensão, mas que guardam paisagens repletas de belezas naturais, pousadas charmosas e muita diversão. Se você é apaixonado por sol, mar, céu azul e natureza exuberante, não espere mais para conhecer as melhores ilhas do Paraná e aproveitar o que há de mais incrível nas praias paranaenses, em destinos que fogem do óbvio. Prepare-se para se surpreender!
Você já ouviu falar das melhores ilhas do Paraná?
Conforme mencionamos, o Paraná tem um dos menores litorais do Brasil. O estado só não perde para o Piauí: enquanto as praias paranaenses correspondem a 1,3% da faixa litorânea brasileira, os piauienses ficam com apenas 0,9% do total, ou 66 quilômetros de extensão.
Entretanto, as paisagens do Piauí compõem o litoral nordestino, famoso pelas belezas naturais e pelo clima diferenciado. Já o Paraná acaba sumindo da lista de preferência dos turistas, preterido pelos litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Por um lado, podemos dizer que isso é uma injustiça com as praias do Paraná. Já por outro… é justamente essa uma das principais vantagens do litoral paranaense. E quem é esperto, aproveita! Os quase 100 quilômetros de litoral paranaense guardam grandes surpresas. É o caso das ilhas do estado: redutos de natureza preservada, pouca intervenção humana e muita beleza.
Nesse post, você vai conhecer algumas dicas de viagem para desfrutar as melhores ilhas do Paraná. Prepare-se para alterar suas rotas: temos certeza que a sua próxima viagem passará pelo litoral paranaense.
Ilha do Mel: um verdadeiro paraíso na Terra
A Ilha do Mel é considerada a melhor das melhores ilhas do Paraná. Linda, calma, rústica e intimista, é um destino ideal para quem até gosta de badalação, mas não abre mão de tranquilidade em um cenário com paisagens arrebatadoras.
Possui algumas características que a tornam ainda mais remota e encantadora. Na Ilha do Mel não entram carros, por exemplo. Todo o acesso ao local deve ser feito de barco, saindo das cidades de Paranaguá ou Pontal do Sul. O transporte para a Ilha do Mel é constante. A partir das 8h, os barcos saem rumo à ilha em viagens que duram de 40 min (caso você saia de Pontal do Sul) a 1h30 (se o ponto de partida for Paranaguá). Lá, os barcos atracam em dois lados da Ilha: Brasília e Encantadas, e é necessário avisar a tripulação sobre qual lado você pretende desembarcar. Ambos oferecem várias opções em pousadas e restaurantes, portanto, essa é uma questão que deve ser resolvida no momento das reservas de hospedagem, ainda no planejamento da viagem.
As possibilidades de passeios na Ilha do Mel são diversas. Você pode percorrer as trilhas pela mata, todas muito bem sinalizadas e organizadas, ou pode alugar uma bicicleta e andar pelas praias, aproveitando as paisagens da Praia Grande, Praia do Farol, Praia de Brasília ou Praia de Fora. Também é possível fazer passeios históricos, conhecendo a fortaleza da Ilha do Mel e suas ruínas, o farol e a Gruta das Encantadas. Por fim, o dia termina muito melhor com as atrações noturnas da Ilha do Mel. Os bares da Praça de Alimentação, localizada em Encantadas, são uma boa opção para quem gosta de badalar. A diversão segue até o sol raiar na Praia Grande, onde os luaus são muito comuns durante a alta temporada. O que não faltam são atrações!
Você já ouviu da Ilha das Peças?
Embora a Ilha do Mel seja a mais famosa das melhores ilhas do Paraná, há muito mais para ser apreciado. É o caso da Ilha das Peças, localizada na Baía de Paranaguá. Ganhou esse nome após ser um importante ponto de negociação de escravos, chamados naquele tempo de “peças”. Mas isso ficou para trás e, hoje, a Ilha das Peças é mais conhecida por ser um santuário de duas espécies: o boto-cinza e o papagaio-de-cara-roxa, atualmente em extinção.
Além dos animais, da vegetação e das praias, a Ilha das Peças encanta pela simplicidade da população local. São cerca de 350 habitantes que têm a pesca artesanal como principal atividade econômica. Quem viaja para a Ilha das Peças se depara com uma paisagem simples, mas encantadora.
A imensa (e maravilhosa) Ilha de Superagui
Falar das melhores ilhas do Paraná e esquecer da Ilha de Superagui é quase um pecado. Isso porque a Ilha de Superagui é a maior em extensão territorial no estado, considerada por muitos um paraíso escondido. É o passeio perfeito para quem já está na Ilha do Mel, distante a menos de meia hora de barco.
Assim como na Ilha das Peças, a Ilha de Superagui é um ponto certeiro para admirar o boto-cinza, que nada tranquilamente pelas águas da Barra de Superagui. A Barra, por sua vez, é onde vive o povoado da ilha, local em que estão as pousadas, restaurantes e campings do Parque Nacional de Superagui, concentrando toda essa maravilha ambiental.
Em Superagui, a melhor praia para banho é a Praia Deserta, localizada a aproximadamente quatro quilômetros da Barra. Como o próprio nome já diz, a Praia Deserta recebe apenas alguns turistas e muitas aves oceânicas, mas nenhum tipo de comércio. Portanto, vá equipado: leve comida, protetor solar, água em abundância e disposição. O caminho é longo e cansativo, porém cada passo vale a pena diante da grandeza das paisagens do litoral paranaense.
Conclusão
Visitar as melhores ilhas do Paraná é um roteiro obrigatório para quem ama estar em contato com a natureza e passear por destinos com pouca interferência humana. Esse é o charme do pequeno, mas belíssimo litoral do Paraná. Programe-se para a sua próxima viagem e aproveite! Precisou de casas e apartamentos para aluguel de temporada? Então visite o site da Temporada Livre!