Todo mundo tem aquele destino dos sonhos no qual sempre pensa em conhecer, mas é só pensar no quanto você gastaria com essa viagem que logo vem o desanimo e a sensação de uma viagem impossível de acontecer. A verdade é que é possível sim, você pode viajar para qualquer destino se houver um planejamento financeiro correto.
O que muitos não sabem é como se planejar financeiramente para isso, sem se preocupar com as dividas pós viagem. Então, preparamos esse conteúdo especialmente para você que deseja tornar a viagem dos sonhos em realidade. Confira:
1. Analise suas condições financeiras
Antes de qualquer coisa, é preciso analisar a sua situação financeira atual. Pensar em viajar é muito empolgante, mas não podemos esquecer das contas que nos esperam no final do mês. Então, o primeiro passo a se dado é avaliar suas finanças e colocar na ponta da caneta quais são seus ganhos e despesas.
Muitos viajantes pulam esse processo e se endivida para pagar a viagem dos sonhos, mas se você quer realizar uma viagem tranquila sem se preocupar em dividas, a melhor opção é seguir esse passo a passo completo.
2. Junte dinheiro
Para realizar sua viagem dos sonhos não existe mistério, o segredo é poupar dinheiro. Se viajar é algo que você almeja muito, será necessário estar disposto a fazer alguns sacrifícios para realizar sua viagem.
Veja os gastos superficiais que você possui que podem ser cortados, um bom exemplo disso é serviços de streaming, muitas pessoas costumam assinar muitos desses serviços.
Se você é do tipo de pessoa que costuma sair para restaurantes, bares e baladas frequentemente, é preciso repensar nesses gastos para que assim você consiga economizar mais.
Existem muitos gastos que podem ser repensados e te render uma boa grana para sua viagem, como: salão de beleza, carros de aplicativo, passeio no shopping, almoçar fora etc.
Enfim, economize o máximo que você puder e evite de gastar dinheiro com coisas que não são necessárias ou urgentes. Outra opção para ter um pouco mais de grana para sua viagem, iremos falar sobre isso no próximo tópico.
3. Faça renda extra
Além de economizar os seus ganhos, existe uma forma de juntar mais dinheiro para sua viagem dos sonhos e essa forma se chama renda extra!
Existem várias formas de fazer venda extra e você pode usar os seus dons a favor disso. Por exemplo, se você sabe inglês que tal dar umas aulas em suas horas vagas? ou se você gosta de fotografar, já pensou em cobrar para tirar fotos em eventos? São infinitas as formas de fazer renda extra!
Analise o que você pode tornar em renda extra e use isso para trazer mais dinheiro para seu cofrinho.
Outra forma de fazer dinheiro é vendendo itens que você não usa mais. Atualmente, o desapego de roupas, moveis e itens diversos estão em alta, você pode aproveitar essa oportunidade para vender aquelas coisas que estão paradas na sua casa e fazer renda extra com elas.
4. Defina o seu destino de viagem
Se você ainda não possui um destino de viagem definido, é melhor que você analise isso o quanto antes. O destino influencia totalmente nos seus gastos e ter isso em mente de ajudará a manter o foco do quanto você precisará economizar.
Afinal, cada lugar implica em um gasto diferente seja em passagens, acomodações, alimentação e atividades durante o passeio.
5. Estime os custos da viagem
Quando você tiver um destino definido, chegou a hora de estimar quais serão seus custos para essa viagem. Pesquise na internet o custo de vida local do destino escolhido e calcule o quanto irá gastar com passeios, alimentação, transportes etc. Uma dica valiosa é considerar um valor para gastos extras, afinal, imprevistos acontecem e você precisa estar preparado se não quiser passar perrengue.
Essa pesquisa vai servir como um guia, no qual você terá uma noção de quanto irá gastar, podendo se preparar melhor e se manter firme no seu planejamento.
6. Defina a duração da viagem
A duração da viagem também é algo que influencia muito nos gastos, ainda mais você for realizar várias viagens seguidas e acreditem ou não, mas quanto maior for o tempo de duração, menos você gastará.
Isso acontece porque sobra mais tempo para pesquisar melhores os preços, visitar atrações turísticas em dias mais em conta e você pode fazer tudo com mais calma.
Então, faça uma estimativa de qual será seus gastos durante o período de viagem e veja o quanto isso impacta no seu orçamento.
7. Economize na hospedagem
Nossa última dica está relacionada a hospedagem. Uma forma de economizar muito em sua viagem, é escolher uma hospedagem que tenha um valor acessível para o seu bolso. Uma ótima opção é o Aluguel de Temporada, essa é uma opção para quem quer economizar sem abrir mão do conforto e segurança durante a viagem. Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.
Veja também:
- Como Planejar uma Viagem: Dicas Gerais Para Viajar