Um costume que virou tradição para os turistas em qualquer viagem é a compra de souvenirs. Pequenas lembranças para familiares, amigos ou para próprio viajante são itens quase obrigatórios no retorno de uma viagem. É como se fosse possível, através das lembrancinhas, fazer durar o prazer da passeio ou compartilhá-lo com as pessoas queridas. Mas essa tentativa de agradar pessoas próximas pode se transformar em um problema se o número de presenteados for muito grande ou se os tipos de souvenirs forem muito sofisticados e caros. Por isso, é sempre bom prestar atenção em alguns detalhes.
Como escolher souvenirs?
Antes de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que souvenir não é presente. Ninguém deve esperar que uma pequena lembrança de viagem seja equivalente a um belo presente de data comemorativa. Souvenir é coisa simples. Pode ser um objeto que lembre o lugar visitado ou algum produto típico. Nada de exageros e coisas sofisticadas.
Outra coisa importante é verificar quais são, realmente, as pessoas que devem ser presenteadas. Pessoas que já conhecem o lugar dificilmente guardarão um souvenir, mesmo porque ela já deve ter vários objetos desse mesmo local. Será que vale a pena gastar com ela?
Com essas ideias na cabeça, chega a hora de comprar. Uma forma de economizar é, como em qualquer situação de compra, pesquisar. Em algumas cidades, lembranças compradas dentro dos pontos turísticos podem ser mais baratas do que aquelas compradas na rua. Em outras, existem grandes lojas ou supermercados que podem oferecer objetos a preços mais convidativos. Enfim, é sempre bom bater perna para encontrar as melhores opções.
Souvenirs em Campos do Jordão
Campos do Jordão, cidade da região da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, além de ser um excelente destino para passeios rápidos ou temporadas mais longas, é também um lugar onde se pode comprar muitas lembrancinhas. E quem tiver disposição vai economizar muito. Basta caminhar pelas ruas e visitar as inúmeras lojas da cidade.
Existem várias malharias espalhadas pelas ruas e nos dez shoppings da cidade. Quem quiser comprar blusas, luvas e gorros não vai passar por nenhum aperto. Existem também várias lojas de chocolate artesanal, outra lembrança típica de Campos. Há praticamente uma em cada esquina e de todos os tipos.
Também é importante saber negociar para conseguir os melhores preços, uma dica rápida é saber fazer o rapport, uma técnica importante de negociação.
Com tantas possibilidades, o turista que vai a Campos do Jordão não vai ter nenhum problema na hora de comprar os seus souvenirs. E se você quiser economizar ainda mais durante a sua viagem, pode procurar aluguel em Campos do Jordão por temporada, uma opção muito mais aconchegante e econômica!