Se você acredita que os castelos medievais são encontrados apenas na Europa, está muito enganado. O Brasil também possui exemplares dessas construções arquitetônicas fantásticas, que enchem os nossos olhos de admiração.
Seja herança da época do Império, seja como símbolo de ostentação da época dos barões do café, os castelos brasileiros estão espalhados por diversas regiões, do Norte ao Sul do país. Além dos prédios históricos, há situações de pessoas “comuns” que decidiram transformar suas casas em moradas de luxo.
O TemporadaLivre preparou uma seleção com 5 castelos no Brasil para você conhecer na próxima viagem. Alguns são hotéis que oferecem a vivência completa no ambiente, enquanto outros já serviram até de cenário para filmes. Prepare seu roteiro e viva uma experiência medieval!
Castelos no Paraná
Castelo do Batel
No estado do Paraná existem dois exemplares maravilhosos de castelos brasileiros. O Castelo do Batel, em Curitiba, começou a ser construído em 1924, sob encomenda do cafeicultor Luiz Guimarães e demorou 4 anos para ser concluído.
Sua arquitetura teve inspiração francesa, graças às frequentes viagens de Guimarães à Europa. Localizado no conhecido bairro do Batel, o local foi palco de diversas festas e bailes luxuosos. À época, não havia nada parecido no Brasil - só depois surgiram outras construções similares.
Nos anos 40, o castelo serviu de residência ao governador estadual Moysés Lupion que, ali, recebeu inúmeros convidados de prestígio político como o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Já nos anos 50, o castelo ganhou um mural de pinturas com mais de 640m².
Em 1974, foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e, atualmente, o local funciona como um centro de eventos após ampla restauração.
Castelo Eldorado
Em Marilândia do Sul, por sua vez, fica o Castelo Eldorado, que pode ser acessado pela BR-376 (a Rodovia do Café). Foi construído por alemães durante a Segunda Guerra Mundial e já funcionou como um povoado - a República Eldorado -, abrigando cerca de 5 mil pessoas.
Com inspiração no Castelo de Wartburg, o casarão tem cômodos em quatro pavimentos, além de torres, sacadas, jardins e salões com decoração neoclássica. Inúmeros visitantes são atraídos até lá para ensaios fotográficos e gravações audiovisuais - mas muita gente passa por ali por pura curiosidade.
Há boatos de que o castelo seria mal assombrado, o que ajuda a fomentar ainda mais o turismo no local. Alguns filmes já foram gravados para aproveitar o clima de mistério que ronda o ambiente.
Castelos no Rio de Janeiro
Castelo Mourisco
Na capital do Rio os turistas se deparam com um prédio de inspiração francesa, construído no início do século XX. O Castelo Mourisco é considerado Patrimônio da Ciência; a ideia de sua criação foi concebida pelo próprio Oswaldo Cruz para funcionar como sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Sua arquitetura teve como modelo o Instituto Pasteur de Paris, com atividades voltadas à pesquisa científica na área da saúde. Nos anos 80, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É possível conhecê-lo em uma visita organizada pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz.
Castelo Itaipava
Na cidade de Itaipava, distrito de Petrópolis, está o famoso Castelo Itaipava, uma reprodução das construções renascentistas, construído na década de 20. Atualmente, funciona como hotel e centro de eventos, estando disponível para locação.
Anteriormente conhecido como Castelo do Barão, o prédio foi desenvolvido para o Barão J. Smith e todo construído com mão de obra e materiais trazidos da Europa - suas pedras foram talhadas por artesãos de Portugal! Foram necessários 5 anos para que a obra estivesse completa.
Leia mais: 5 motivos para conhecer Petrópolis - RJ
Os castelos de Gramado
Castelo Saint Andrews
Com vista para o Vale do Quilombo, o Castelo Saint Andrews abriga um hotel de luxo em Gramado, no Rio Grande do Sul. O espaço já foi muito premiado e eleito o melhor hotel romântico da América Latina! Perfeito para levar seu parceiro
A vista para as montanhas e a grande área verde que envolve o prédio compõem um cenário surpreendente. É o lugar ideal para uma viagem de casal ou para quem busca um passeio diferente na Serra Gaúcha, repleto de elegância e requinte.
Castelo Saint George
Já o Castelo Saint George, também localizado em Gramado, tem outro foco: funciona como um museu! É o único museu medieval do Brasil e foi construído para esse propósito pelas mãos de seu proprietário, o colecionador Gilberto Guzenski.
O acervo super completo inclui peças de cutelaria, armas e brasões da época. Se você ficou interessado em fazer uma visita, prepare-se para uma imersão nesse universo: os funcionários recebem os turistas com roupas típicas, enquanto contam a história de cada artefato.
As duas belas construções fazem da cidade gaúcha um lugar privilegiado quando o assunto é turismo. A região é visitada o ano todo; na alta e na baixa temporada. As opções de imóveis de temporada para alugar em Gramado são muitas; aproveite para visitar esse reduto de história e belezas naturais!