O período de carnaval é uma época de muita alegria e descontração. Todos querem aproveitar. Afinal, é tempo de muita folia, de pular, dançar e se divertir ao máximo. Porém, é preciso se manter saudável e não perder a festa. Ou seja, lembrar-se de que, depois, é necessário voltar a rotina e, para isso, você precisa estar totalmente bem/saudável.
Apesar da animação da galera que quer “pular” carnaval, essa é uma época crítica, pois, infelizmente, os acidentes aumentam, abusam-se de bebidas alcoólicas e alimentos pobres em nutrientes, dorme-se pouco, entre outros problemas. Mas, para curtir o carnaval de uma maneira mais “saudável”, confira algumas dicas a seguir.
Se beber, não dirija
É uma lei conhecida por todos, mas no período de carnaval o índice de embriaguez aumenta muito. Mesmo com tantos programas de incentivo e alerta para o perigo, muitos foliões ingerem grandes quantidades de bebida alcoólica e depois pega no volante para voltar para casa. A dica é simples e pode salvar muitas vidas: Use táxi, ou num grupo de amigos, faça sempre um rodízio (conhecido como motorista da rodada) eleja um para dirigir a cada dia e não beber. Fazendo isso, além de todos curtirem a folia, todos chegarão em casa com segurança.
Hidrate-se
Com tanta festa, a maioria esquece e/ou deixa a água de lado, mas nessa época de calor e com o abuso de bebidas alcoólicas, a água é imprescindível, pois o álcool desidrata ainda mais o corpo. Para evitar problemas, intercale bastante água com a bebida alcoólica.
Alimente-se
A curtição é boa e a alimentação só vem quando a fome já está falando alto. Evite se alimentar de forma irregular, pois o corpo cansado precisa de bons alimentos. Dê preferência para alimentos saudáveis, como integrais, vegetais e frutas. Eles são leves e ricos em nutrientes.
Sexo seguro
Apesar de muitos alertas nas mídias e propagandas sobre o assunto, muitos, em meio a empolgação acabam não dando importância para o uso do preservativo, e isso pode causar problemas como as DST’s ou uma gravidez indesejada. Portanto, use camisinha.