A cidade de Canela, no interior do Rio Grande do Sul é um dos destinos de inverno mais cobiçados do país. Juntamente com Gramado, a cidade vem sendo uma das primeiras a retomar, aos poucos, as atividades de turismo, reabrindo parques e pontos turísticos, além de permitir as hospedagens por temporada.
Porém, toda essa abertura vem alinhada a diversas medidas de segurança essenciais para que os turistas, assim como os moradores, possam retomar as atividades com segurança.
E devido a todas as medidas de segurança, Canela recebeu, no dia 29 de Julho de 2020, o Selo Internacional de Viagens Seguras, o SafeTravels. O selo foi desenvolvido pela World Travel & Tourism Council (WTTC), e estabelece diversas regras que devem ser seguidas com o objetivo de tornar o destino um local seguro para viagens, enquanto uma vacina ou tratamento para a COVID-19 não seja distribuído.
Mas, Canela não foi a pioneira no Brasil neste selo. A cidade de Salvador, assim como o estado do Rio Grande do Norte já haviam recebido a certificação. Fora do país, Arábia Saudita, Barcelona, Sevilha, Portugal e o estado mexicano de Quintana Roo, onde fica Cancún, foram os locais que já receberam o selo SafeTravels.
O Selo SafeTralves
O Selo SafeTravels foi desenvolvido seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e em colaboração com mais de 200 CEO's de empresas ligadas ao turistas em todo o mundo. Diversos estabelecimentos como restaurantes, hotéis, lojas, companhias aéreas, agências de turistas e outros poderão também poderão utilizar o selo, desde que cumpram todos os protocolos estabelecidos pela WTTC (World Travel & Tourism Council).
A World Travel & Tourism Council é uma ONG (Organização Não-Governamental) com base em Londres e que procura desenvolver projetos sustentáveis e inclusivos para o setor do turismo em todo o mundo. Assim, diante dos desafios enfrentados em relação a pandemia do novo coronavírus, a WTTC elaborou o protocolo de boas práticas com o intuito de prevenir a disseminação do vírus, garantindo destinos seguros, surgindo assim o selo SafeTravels.
As regras estabelecidas para aquisição do selo são separadas de acordo com o setor, como protocolos para restaurantes, protocolos para empresas aéreas, protocolos para aluguel de temporada e muitos outros. Você pode consultar todos os protocolos no site da WTTC SafeTravels.
Certificação Turismo Seguro em Canela
Além da certificação internacional, Canela também desenvolveu uma certificação própria que é distribuída para os estabelecimentos que cumprirem as regras de higiene e segurança. Este selo foi criado pela própria Secretária Municipal de Turismo e Cultura de Canela e conta com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico.
Cada estabelecimento poderá solicitar o credenciamento para o selo no site da Secretaria de Turismo. Após a solicitação, o local passará por verificação realizada pela Central de Atendimento ao Turista quanto aos requisitos. Cada item vale um determinado número de pontos e a soma total pode resultar em selo Categoria A, B, C, D ou E.
E se você quiser saber mais sobre o cenário do turismo nesse período de pandemia, acesse nossos outros posts:
- Viagem pós-pandemia: trajetos menores e mais próximos de casa!
- Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia!
- Coronavírus e a retomada do turismo nacional
- Natal Luz 2020 em Gramado já tem data definida! - Retomada do turismo em Gramado
E se quiser conferir os imóveis de temporada em Canela, só acessar as diversas opções do TemporadaLivre: