Alugar por temporada é uma forma de hospedagem com muitas vantagens, tanto para o locador quanto para o locatário. Para o locador, é uma excelente forma de lucrar com um imóvel que possui e não tem moradores fixos. Já para o locatário, a vantagem está não só no preço, que sai mais barato que se hospedar em um hotel, como também no conforto e na privacidade que o imóvel oferece. É como se estivesse em casa, mas em outra casa (e cidade), entende? Conheça a melhor prataforma para alugar por temporada. Mas, assim como várias outras modalidades por aí, o aluguel de temporada oferece direitos específicos aos locatários. E você, como viajante, deve ter conhecimento de todos eles, afinal, é importante estar bem informado em relação há alguns detalhes que não podem passar despercebidos. Confira a seguir quais são seus direitos quando o assunto é o alugar por temporada.
Direitos do locatário ao alugar por temporada:
Prazo de locação
O prazo da locação por temporada não pode ultrapassar 90 dias e o pagamento de aluguéis e encargos podem ou não ser solicitados antecipadamente e de uma só vez, mas o Procon-SP não aconselha que o consumidor pague o valor integral de forma antecipada. Além disso, é importante que o locatário solicite um recibo de todas as quantias pagas.
Localização do imóvel
Ao alugar por temporada, verifique a localização do imóvel, assim como as condições de acesso ao local, pontos de referência e infraestrutura da região. Hoje, com algumas pesquisas é possível saber tudo que tem por perto, além disso, através do Google Maps, há como ver a casa/apartamento e os arredores do imóvel.

Contrato para alugar por temporada
Geralmente, os locadores já possuem um modelo de contrato para quem alugar por temporada e enviam o mesmo assim que a negociação é realizada, mas, caso ele não envie, solicite um. Nesse contrato deve obter data de entrada e saída, nome e endereço do proprietário e do imóvel, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem e etc. Por ser um imóvel mobiliado, deve constar a relação de móveis e utensílios, descrição e estado de conservação. Além disso, é necessário que o contrato obtenha um valor estipulado para uma eventual multa caso um móvel/objeto seja quebrado. Contratos longos são ótimas opções para nômades digitais, assim conseguem trabalhar em qualquer lugar.

Forma de pagamento
Evite pagar integralmente a locação de forma antecipada e exija o envio da confirmação de pagamento. Guarde os recibos, extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação.

Locação pela internet
Ao contratar pela internet, salve, tire print ou imprima as telas. Há sites muito confiáveis, como o TemporadaLivre, mas não custa nada “guardar” tudo aquilo que foi combinado e/ou realizado em relação ao aluguel por temporada do imóvel. No caso do contrato, é possível pedir que o locador assine e escaneie, para que você possa imprimir, assinar e escanear de volta para o mesmo - lembre-se de imprimir e guardar uma cópia.

Aluguel de temporada
Agora, que você já sabe os seus direitos em relação a locação de temporada, ficou tudo mais fácil, né? Portanto, quando for alugar por temporada, alugue através do portal TemporadaLivre, que tem inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em todo Brasil. Além disso, nosso site não faz intermediação e não recebe comissões, ou seja, você negocia diretamente com o proprietário/imobiliária. Tudo isso, para falicitar o processo que é alugar um imóvel e, como isso, deixar a sua viagem muito mais tranquila. Sendo assim, confira já os nossos imóveis e escolha um para sua próxima viagem.
Veja também:
- Aluguel de temporada: Porque é a melhor opção?;
- Os melhores preços para aluguel de temporada em Florianópolis;
- Os melhores preços para aluguel de temporada em Balneário Camboriú;
- Aluguel de temporada em Gramado: A melhor opção de hospedagem;
- 5 Vantagens de viajar na baixa temporada.