O estado de Minas Gerais esconde verdadeiras belezas tropicais inconfundíveis. Não é à toa que muitos viajantes consideram a região como o berço das cachoeiras mais lindas do país, e a cidade de Aiuruoca com certeza faz jus a esse título.
Localizada ao sul, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, a pequena cidade de Aiuruoca é formada por uma extensão de altos relevos que a transformam em um oásis pronto para encantar quem se aventura a chegar até lá. Além das encantadoras cachoeiras, o recanto esconde muitas oportunidades de praticar o ecoturismo.
Seja para um banho relaxante por essas incríveis cachoeiras, por suas trilhas e o contato ainda mais próximo com a natureza, ou até mesmo pela cultura e gastronomia tão presente, Aiuruoca precisa estar no seu próximo roteiro de viagem.
E para te ajudar a conhecer o melhor desse destino pouco explorado pelo turismo de massa, separamos os melhores caminhos para chegar até esse paraíso e todos os passeios que são indispensáveis por lá. Vamos conferir?
Aiuruoca MG - Como chegar a esse paraíso?
Como já comentamos, Aiuruoca fica ao sul de Minas Gerais, em uma região próxima a de São Paulo e Rio de Janeiro. Localizada a 1.000 metros de altitude, apesar de se harmonizar a paisagem da serra, o acesso ao centro da cidade não é tão difícil quanto parece, mas algumas recomendações são indispensáveis.
Para os aventureiros que partem da região norte, a BR-267 é a melhor opção até a entrada da cidade. Já para aqueles que preferem chegar pelo sul, o caminho mais indicado é por Itamonte, pela MG - 881.
No quesito “meio de transporte”, o ônibus é sempre uma alternativa. Existem linhas diretas que saem de Belo Horizonte e São Paulo, embora os viagens experientes indiquem pegar o transporte até Caxambu e depois descer para Aiuruoca. Já os aventureiros cariocas, devem passar primeiro por Juiz de Fora, e de lá, partir para Aiuruoca.
Mesmo com a disponibilidade de realizar a viagem de ônibus, os carros ainda são a melhor pedida para quem não quer abrir mão de explorar toda a região, principalmente os automóveis de modelo alto. Algumas estradas são de difícil acesso e você pode acabar perdendo alguns pontos turísticos pelo caminho.
O que fazer em Aiuruoca?
Das cachoeiras e trilha aos lugares históricos, Aiuruoca é um poço alternativas para se divertir. E para organizar melhor seu roteiro, separe dias específicos para explorar cada tipo de aventura que a cidade oferece.
Renovar as energias e purificar o espírito nas diferentes quedas d’água é indispensável, por isso, é importante selecionar as opções com bastante cuidado, mas não se esqueça, o coração também é um ótimo guia para esse momento de escolha.
O Vale do Matutu é a primeira das duas regiões mais importantes do município, e é onde a maioria dos turista busca uma hospedagem. Bem no início do Vale temos o Pocinho, uma propriedade fechada que, apesar de exigir cobrança para a entrada, oferece uma boa estrutura, com banheiros, lanchonetes e até mesmo um estacionamento.
A próxima grande atração do Vale é a Cachoeira do Batuque, que é acessada por uma trilha de 20 a 30 minutos. Para se refrescar depois da caminhada em meio ao mato, a queda oferece uma espécie de chuveiro natural, onde é possível se sentar e apenas apreciar a beleza natural do lugar.
Uma das opções mais “selvagens” da região é a Cachoeira do Macaco, que fica localizada na beira da estrada principal do Vale. Por uma passagem aberta na cerca, você começa sua aventura caminhando por 10 minutos até uma bifurcação que leva, tanto para a cachoeira em si, quanto para um poço, que é o local preferido dos aventureiros locais.
Como há diversas atrações turísticas por lá, vamos fechar as recomendações de cachoeiras como uma das mais belas, a Cachoeira dos Garcias. Embora esteja localizada em uma propriedade privada, ela não cobra entrada e oferece muita diversão.
A partir do estacionamento você já começa a trilha, que pode ser mais íngreme ou tranquila, o recomendado é descer pela mais radical e voltar pelo caminho sem grandes emoções. Com um poço ideal para energizar a alma, ela conta com alguns mirantes para visitação e até mesmo uma prainha mais relax para curtir o dia em paz.
Para os fãs de desafio - Parque Estadual da Serra do Papagaio
O Parque Estadual da Serra do Papagaio abrange as cidades de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. Ele foi criado para preservar toda a biodiversidade das regiões, e por isso, não oferece apenas uma entrada e saída. Essa é uma opção de aventura que desafia até os mais preparados, então tome cuidado!
O desafio que a maioria dos visitantes de Aiuruoca busca no parque é chegar até o Pico do Papagaio. Composto por um conjunto de elevações com o formato de corcova, sua altitude superior a 2 mil metros oferece uma vista de 360 graus da região, algo que compensa as dificuldades dos percurso.
Apesar de existirem diversas trilhas até o pico, a do Vale dos Garcias é a mais recomendada, já que ela encurta o trajeto com a subida realizada de carro. A caminhada dura mais ou menos 4 horas e seus perigos exigem muito preparo físico ou até mesmo um guia para evitar qualquer problema.
Gostou das dicas? Aiuruoca é um verdadeiro paraíso para os apaixonados por aventuras, se você se encaixa nesse perfil, o destino não pode ficar de fora da sua próxima viagem de férias. Para outras dicas imperdíveis, acesse o nosso blog!