Você já ouviu falar de Piúma? É o menor município do estado do Espírito Santo. Com apenas 73 Quilômetros Quadrados, Piúma é uma cidade singela, mas que guarda grandes belezas naturais e praias de tirar o fôlego.
É por esse motivo que cada vez mais turistas se interessam por essa pequena cidade, que acolhe a todos com bastante simplicidade e conforto.
Curiosidades sobre Piúma
São oito quilômetros de praias e uma vista deslumbrante. A Ilha do Gambá, Ilha do Meio, Ilha dos Cabritos e Ilha dos Franceses ampliam a beleza do visual. O Monte Aghá é o cartão postal da cidade, visita obrigatória para quem busca uma bela vista da praia.
O que poucos sabem é que Piúma, mesmo pequenina, é a maior produtora de conchas do país, devido ao encontro de águas frias e quentes que facilitam a reprodução da espécie.
As conchas são muito usadas no artesanato, que é conhecido e admirado internacionalmente, inclusive, a pequena Piúma é conhecida carinhosamente como a Cidade das Conchas.
Outro fator importante em Piúma é a produção de peixes, que é a terceira do Espírito Santo. Dessa forma, a riqueza do fundo do mar só poderia trazer uma outra possibilidade para a cidade ficar conhecida internacionalmente e ser rota obrigatória dos turistas: o mergulho.
Leia mais: Melhores Destinos no Espírito Santo
5 pontos turísticos para conhecer em Piúma-ES
1. Praia de Piúma
Essa praia incrível que é conhecida por ser calma, com poucas ondas e muitas conchinhas espalhadas por suas areias. A Praia de Piúma é muito movimentada durante os finais de semana e feriados e você não precisa se preocupar em levar sua refeição, por lá a infraestrutura é ótima, sendo que há diversas opções de quiosques e lanchonetes para você comer algo fresquinho.
2. Praia de Iriri
E que tal uma praia paradisíaca, com imagem digna de cartão postal? Isso tudo você encontra na Praia de Iriri. Em Iriri você encontrará três praias: praia dos Namorados, Costa Azul e Santa Helena.
Entre elas, há opções mais badaladas e opções paradisíacas, então da para agradar todos os gostos e o melhor, a infraestrutura é ótima, sendo que recebe muitos turistas durante a temporada por ser um destino destaque diante dos demais.
3. Praia do Pau Grande
A Praia do Pau Grande também é conhecida como Praia do Portinho. O local é mais rústico, apesar de possuir infraestrutura, como quiosques, não há tantas opções como nas demais praias.
Mas a beleza natural dessa praia é encantadora, de fora a fora você verá coqueiros, castanheiras e amendoeiras, que fazem uma pequena sombra nas areias. Sobre o mar, limpinha e azulada, mas é importante tomar cuidado na hora do banho, já que o lugar é fundo e possui muitas ondas.
4. Praia Maria Neném
A Praia Maria Neném é uma ótima opção de lazer, ela fica no bairro Monte Aghá, por lá há uma boa infraestrutura e o lugar é ótimo para passar alguns dias. A água é ótima para banhistas, possui ondas mas nada muito forte.
Normalmente esse destino não costuma ser muito agitado, sendo uma ótima opção para descansar e relaxar. Por lá você também encontrará muitas conchinhas espalhadas pela areia.
5. Ilha dos Cabritos
Trata-se de uma ilha incrível, sendo que o passeio até a ilha já é uma grande atração, sendo que você poderá tirar fotos incríveis durante o passeio de barco que te leva até Cabritos.
A Ilha fica a aproximadamente 15 minutos do litoral, e você paga o passeio de ida e volta, mas pode embarcar em qualquer barco, sendo assim, é possível ficar o tempo que quiser desfrutando das belezas da Ilha dos Cabritos.
O que fazer em Piúma
Sua orla é recheada de muitas belezas e é procurada por amantes da natureza e da vida marinha, que buscam contemplar e preservar a região.
Apesar de ser uma cidade tão pequena, não falta diversão em Piúma, você poderá conhecer as 3 ilhas de lá, ou se encantar pelo cartão postal da cidade, Monte Aghá.
O nome Monte Aghá tem origem indígena e quer dizer monte de ver o Deus. São 340 metros de altura e beleza. De lá é possível ver a orla, as três ilhas e também o vale do Orobó.
Agora se você decidir conhecer as três ilhas, tenho certeza que irá ficar ainda mais apaixonado por Piúma, as ilhas são: Ilha dos Cabritos, Ilha do Meio e Ilha do Gambá.
O passeio pelas ilhas é incrível então vale a pena reservar algumas horas ou até mesmo o dia todo, para conhecer cada detalhe das ilhas.
Leia também: A culinária do Espírito Santo
A culinária do Espírito Santo
A gastronomia do Espírito Santo é muito marcada pela pesca, sendo que os principais pratos são de misturas de tradições como os indígenas, portugueses e africanos.
A Moqueca capixaba é o prato típico do Espírito Santo, trata-se de um prato onde os ingredientes são cozidos, porém não são cozidos em água, mas sem em outros ingredientes. Mas além desse, há outros pratos que agradam os nativos, como o camarão no coco, pirão e a caranguejada.
Onde se hospedar
Visite Piúma e veja de perto suas curiosidades. Aproveite as opções de aluguel de temporada em Piúma e no Espírito Santo oferecidas pelo TemporadaLivre!
Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e reserve a sua hospedagem agora mesmo, assim você poderá curtir sua viagem com conforto e segurança.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.