Todos sabem que as piscinas naturais de Caldas Novas são o principal motivo pelo qual as pessoas desejarem conhecer a cidade. Contudo, não são só as piscinas hidrotermais que conquistam os turistas. Quem já teve a sorte de conferir de perto tudo que a cidade reserva, com certeza, voltou para casa com muito mais motivos para retornar a Caldas Novas. Isso porque este paraíso reserva belezas naturais exuberantes, uma cachaça com um sabor único e docinhos caseiros feitos por uma vovó cozinheira de mão cheia e muito mais. Pensando nisso, nós, do TemporadaLivre, separamos 8 motivos para visitar Caldas Novas nas suas férias!
1 Conhecer o encantador Lago Corumbá
Além de alimentar a Usina Hidrelétrica Corumbá com suas belíssimas águas, o Lago Corumbá é ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos. Possui nada menos que 65 km quadrados, sendo o cenário para passeios de lancha, jet-ski e barco, que levam os turistas até as cachoeiras para refrescantes banhos.
E, além disso, por lá, também acontece a pesca esportiva, que movimenta ainda mais o local, principalmente quando há campeonatos. Então, se este estilo de vida te atrai, não deixe de conhecer o Lago Corumbá.
2 Tenha momentos de paz interior no Jardim Japonês
Se você procura paz interior e um bom lugar para fazer meditação, o Jardim Japonês é a sua próxima parada. O ambiente foi construído para a meditação de monges budistas que, desde o século 17, utilizam jardins como este para praticar o seu estilo de vida.
Em cada canto do jardim está um objeto de importância para os orientais. A ponte, por exemplo, simboliza um ritual de passagem, evolução e abandono do sentimento de energias negativas. Já a tartaruga no meio de uma fonte, representa longevidade. As árvores também têm significado: a tamareira, por exemplo, é a árvore da amizade. As pedras por onde os visitantes fazem a travessia do lago remetem ao livre arbítrio e, por fim, as escadas em volta da cachoeira simbolizam a família e a água que cai ali, é usada para a purificação.
3 Não deixe de visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) é parada obrigatória para os turistas que não dispensam um bom passeio em meio ao verde das matas. Por isso, quando for a cidade, não deixe de dar uma passadinha por lá, até o porquê, o parque está localizado entre Caldas Novas e Rio Quente.
E, além de preservar a área de capitação dos mananciais de águas quentes, constitui uma grande reserva de proteção da biodiversidade do Cerrado da Serra de Caldas, que possui uma área de nada menos que 130 km quadrados, além de abrigar um espaço reservado para estudos do bioma do Cerrado. O parque abriga três trilhas imperdíveis, a Cascatinha, Paredão e a Asa Delta. Escolha a sua e curta uma aventura.
E se estiver com sorte, poderá ter o privilégio de encontrar tucanos, araras, seriemas, lobos-guará, veados, entre outros animais nativos da região.
4 Vale a pena conhecer a Cachaçaria Vale das Águas Quentes
Quem curte uma boa cachacinha, não pode deixar de dar uma passadinha na Cachaçaria Vale das Água Quentes, um lugar para apreciar cada gota da cachaça de alambique, em versões artesanais que conquistaram não só os brasileiros, como também os europeus. E entre essas belezinhas está a cachaça premiada na Itália, que homenageia o cenário do 14 Bis de Santos Dumont.
Sem falar, é claro, dos licores exóticos e da parte doce da Cachaçaria, afinal, nada melhor que um docinho depois, né? Até porque, os doces caseiros e o exclusivo sorvete de creme com rapadura e melado fazem sucesso entre os amantes das cachaças e dos doces também. Experimente, você irá se surpreender!
5 Prove os deliciosos doces Caseiros Vovó Maria
Tudo começou no quintal de Maria Alves de Castro, mais conhecida como Dona Maria. Lá, Maria iniciou a produção de deliciosos doces que aprendeu com a mãe ainda na década de 50. Porém, apesar do tempo ter passado, o processo continua o mesmo, já que os doces são feitos em tachos de cobre e fornalhas de lenha, o que dão um sabor especial.
Por isso, se você não pode resiste a um doce, não deixe de conhecer a lojinha de doces que está instalada há 55 anos no mesmo local (Av. Santo Amaro, Sn, Quadra - 16). Lá, além dos docinhos caseiros, poderão ser encontrados licores, farinha temperada, conservas e a famosa geleia de pimenta da Dona Maria.
6 Renove as energias na Lagoa Quente de Pirapitinga
Foi na Lagoa Quente que tudo começou, mais precisamente, onde a cidade deu os primeiros passos. Onde atualmente é um hotel e um parque aquático. Mas, a melhor parte, é que lá o turista pode conhecer um dos locais onde a água pode brotar numa temperatura média de 55 graus.
Pergunte a um guia como chegar e faça o teste do ovo de galinha, isso mesmo, experimente cozinhar um ovo, que não demora mais que 50 segundos para ficar pronto.
7 Divirta-se de monte nos parques aquáticos de Caldas Novas!
Os parques aquáticos também atraem milhares de turistas todos os anos, já que alguns dos parques são considerados os melhores do Brasil. Esses parques são muito bem estruturados para receber turistas, já que são equipados e tem muitas opções para comer, como restaurantes e lanchonetes. Por isso, se você quer se divertir com toda a sua família, não pode deixar de escolher algum parque aquático para conhecer.
8 Aproveite que está em Caldas Novas e conheça também Rio Quente!
Para quem está em Caldas Novas, não dá para deixar de conhecer Rio Quente, que é a famosa vizinha. A distância entre as duas é de cerca de 30 quilômetros, então, leva apenas de 30 minutos de carro para se chegar a Rio Quente.
E vale muito a pena conhecer Rio Quente, já que lá é possível conhecer as águas termais e também praticar mergulho e ver inúmeras espécies de peixes e outros animais marinhos encantadores nas águas de Rio Quente.
Diante de tudo isso não dá para resistir a uma visitinha, não é mesmo? Por isso, chega de dar desculpas para arrumar as malas e partir.
E aí? Ficou animado? Com motivos como estes fica impossível não querer visitar Caldas Novas, não é mesmo? Quando você estiver lá, cada minuto será muito bem aproveitado. Sendo assim, programe-se, arrume as malas, compre as passagens e não se esqueça de escolher um lugar aconchegante para se hospedar. Para isso, você pode contar com o portal TemporadaLivre para escolher uma opção de hospedagem perfeita para aluguel de temporada em Caldas Novas. São muitas opções tanto em Caldas Novas, quanto em Rio Quente, acesse e confira!