Viajar é sempre algo muito bom. É perfeito para recarregar as energias, descansar e se divertir. Inclusive, após uma boa viagem, a sensação é de que voltamos renovados. Prontos para novos desafios que possam surgir ou até mesmo enfrentar coisas que antes pareciam ser tão difíceis de lidar. Resumindo, voltamos com novas experiências, sensações e força de vontade. Os pensamentos não são mais os mesmos. Sendo possível que haja uma sensibilidade maior em inúmeros aspectos. Transformando, assim, a maneira ver e sentir as coisas, pessoas e etc.. Concluindo, viajar é mesmo tudo isso e muito, muito mais, concorda?! Porém, se tem uma coisa melhor que viajar, essa coisa é aproveitar a viagem de maneira sustentável, com pequenas atitudes que transformam. Quer saber como? Continue lendo e faça da sua viagem, uma viagem proveitosa e sustentável.
1 Pesquise sobre o destino
Nos dias atuais bastam alguns cliques para termos as informações que quisermos. É tudo rápido. Por isso, antes de pegar a estrada, leia, vasculhe, pesquise e use a internet a seu favor. Informe-se como for possível sobre o destino a ser visitado, como os pontos turísticos, a alimentação, o transporte e etc. Pois com esse conhecimento prévio, fica bem mais fácil aproveitar a viagem. Sendo possível evitar surpresas pelo caminho. Já que ao ter informações básicas à mão, como tarifas e regras de visitação, poderá ajudar, inclusive, a economizar dinheiro e tempo. Ou seja, você só tem a ganhar ao pesquisar sobre o destino. Faça o teste e evite surpresas.
2 Aprenda a levar somente o necessário
Pode parecer algo muito difícil arrumar uma mala e nela não colocar TUDO, certo? Porém, é possível fazer uma mala com tudo sim, mas tudo que realmente precisa. Nada de exageros e coisas inúteis. Aprenda a levar coisas que são realmente necessárias. Com isso, você terá várias vantagens, como, por exemplo, a facilidade de carregar e a mobilidade para os momentos que você está chegando ou saindo de uma cidade, economia de espaço no bagageiro, redução do peso e uma serie de outras coisas. Por isso, ao fazer a mala, pense em coisas essenciais: roupas que secam fácil, garrafinhas de água para toda a viagem, pilhas recarregáveis, poucos pares de sapatos, entrem outros..
3 Não desrespeite a natureza levando pedaços
Impossível viajar e não trazer aquelas adoráveis lembrancinhas para os parentes e amigos. Pois sabemos que eles adoram um mimo. Sem dúvida é uma forma de carinho, claro. Mas, antes de demonstrar esse carinho, descarte a ideia de levar objetos arrancados da natureza, como corais, estrelas-do-mar, pedras ou até mesmo pedaços de construções históricas. Seja consciente. Procure o artesanato local, produzido de forma legítima e amigável. E quanto à natureza e as atrações históricas, tire fotos e guarde na memória.
4 Não jogue lixo no chão
Se estiver em uma trilha, nada de jogar lixo no chão, viu?! Guarde todo o lixo produzido ao longo do percurso, como cascas de frutas, garrafas, guardanapos, latas, embalagens e etc.. E o mesmo, claro, vale para passeios urbanos. Se não achar o lugar ideal para o descarte, leve-o com você até encontrar. É uma atitude simples, mas que faz toda a diferença. Se todos fizessem isso, a poluição seria bem menor. E é uma pena que nem todos tenham essa consciência. Mas você pode e deve fazer a sua parte.
5 Experimente novos sabores
Experimentar novos sabores é sempre uma ótima ideia. Por isso, conheça e aprecie a culinária do local visitado. A viagem fica ainda mais gostosa quando decidimos optar por coisas novas. A gastronomia local geralmente possui novas cores, formatos, sabores e temperos que possam-lhe agradar bastante. Isso sem falar que é uma maneira de valorizar a região, já que o consumo de produtos locais é menos agressivo ao meio ambiente e ainda movimenta a economia da cidade. Bom apetite, rs!
6 Faça pequenos percursos apé
Opte por andar. Pois apé você consegue ver coisas que de um táxi ou ônibus passariam batidos. No caminho há a possibilidade de encontrar coisas ou pessoas incríveis. Por isso, se o percurso até o ponto que pretende ir for curto faça do caminho até ele uma atração turística. Você economizará não só dinheiro como combustível também. E por conta dessa atitude, a natureza e a sua saúde agradece.
Aluguel de temporada
Viu só?! É possível aproveitar a viagem e de quebra ajudar o planeta com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Para isso, basta ter um pouquinho de consciência e vontade de ajudar. Ah, se você ficou a fim de colocar em prática nossas dicas, independente do destino, que tal alugar um imóvel de temporada para a sua hospedagem? Parece uma excelente ideia, não? Além disso, é super prático, fácil e rápido. Pois bastam alguns cliques no portal TemporadaLivre para você encontrar uma casa ou apartamento para aluguel de temporada de lhe agrade. Confira já!