Se você é daqueles que está sempre buscando aventuras, ama viajar e quer aproveitar cada instante de forma intensa, a Ilha do Campeche é o seu destino ideal. Até porque viagem não se limita apenas a lugares calmos para descansar. Há pessoas que preferem diversão e curtir novas experiências. E as trilhas da Ilha são perfeitas para isso! Portanto, se você está pensando em ir para a Praia do Campeche, não deixe de reservar um tempo para atravessar a Ilha e aproveitar todas as trilhas, onde poderá passar por costões, sítios arqueológicos e formações rochosas que você não encontrará em outro lugar!
Visite, mas não deixe sujeira!
É importante lembrar que as trilhas só podem ser realizadas junto de um monitor ambiental. Há um controle de visitas, com horários pré-definidos e uma pequena taxa a ser paga. Mas nada exacerbado. As trilhas pagas custam em torno de 10 R$ a 20 R$, sendo o valor utilizado para a manutenção da própria Ilha. Existem 5 trilhas incríveis para se conhecer na Ilha do Campeche. Na verdade, 6, porém uma delas, a caverna dos morcegos, está fechada por tempo indeterminado.
Confira a seguir 5 trilhas para fazer na Ilha do Campeche e se aventurar!
- A trilha do Letreiro
- A trilha da Pedra Fincada
- A trilha Volta Norte
- A trilha da Pedra Preta do Sul
- A trilha da Pedra da Vigia
Vamos conhecer mais sobre cada uma delas? Bora lá.
A Trilha do Letreiro
A trilha do Letreiro é uma das mais legais. Mas, vá preparado, pois ela tem um grau de dificuldade médio e dura cerca de 30 minutos. Separe o tênis, as garrafas de água, use roupas leves e não se esqueça da câmera, haverá paisagens que precisam ser registradas.
Vamos ao percurso... Você fará uma caminhada morro acima, entre a Mata Atlântica, e terá como recompensa uma vista panorâmica da costa leste da ilha, voltada para o Oceano Atlântico. Após isso, tem uma descida íngreme com chão arenoso que leva ao costão, onde está localizado o sítio arqueológico que possui o maior número de inscrições rupestres, incluindo as máscaras e arte que foram tidas como únicas no mundo, dando à Ilha o tombamento como Patrimônio Arqueológico.
Trilha da Pedra Fincada
Já a trilha da Pedra Fincada é mais leve, ótima para aqueles que estão começando. Seu grau de dificuldade é baixo e tem duração de 30 a 40 minutinhos. A caminhada curta é em meio a Mata Atlântica, e leva até o ponto mais alto da Ilha do Campeche, de onde dá para observar a Ilha dos Moleques, a Ilha do Xavier e as praias da costa sudeste. A vista é realmente fantástica!
Trilha Volta Norte
Essa é para os apaixonados por aventuras e para os que têm um bom preparo físico. É necessário fôlego e força para encarar uma trilha de 2 horas com um grau de dificuldade alto.
A trilha vai em direção ao costão norte da Ilha, na Pedra do Rosa, tudo envolto por mata nativa. Passa pela Pedra Fincada e por um costão com 9 inscrições rupestres, quase todas no chão – aproveite para tirar algumas fotos. Na sequência, segue pela Pedra Preta do Sul, um sítio arqueológico com cerca de 20 inscrições. Daí, é só ir em frente que você chegará a Pedra do Ímã, a qual há um ponto que desorienta bússolas. Próximo ao final da trilha, está a Praia da Enseada, que conta com um sítio arqueológico com cinco oficinas líticas.
A Trilha da Pedra Preta do Sul
A trilha da Pedra Preta do Sul é para aqueles que não querem pegar pesado logo de primeira. O grau de dificuldade é médio e a duração gira em torno de 40 a 50 minutos, pois percorre um trajeto em meio ao verde da Mata Atlântica, que leva a parte leste da Ilha do Campeche.
Ao passar pelo mirante da trilha, dá para observar as ilhas costeiras (Moleques do Sul, Xavier e Aranha) e o oceano a mar aberto. Após completar esse trecho, você se deparará com uma descida em direção ao costão rochoso, onde há inscrições rupestres que merecem ser fotografadas.
A Trilha da Pedra da Vigia
O nome dessa trilha não é à toa. A Pedra da Vigia leva ao ponto que, durante a pesca da baleia (quando era permitida), o vigia ficava de olho no mar e avisava os companheiros quando elas se aproximavam.
A trilha é para quem está preparado a enfrentar 40 minutos de caminhada com grau de dificuldade alto. Porém, o trecho vale totalmente a pena. A vista e a sensação incrível recompensam todo o esforço. De lá, é possível avistar toda costa sudeste da Ilha de Santa Catarina, desde a Ponta do Facão, Matadeiro, Lagoinha do Leste, até a Praia da Joaquina.
Além disso, a trilha também visita ruínas de fornos de extração de óleo de baleias. E ainda não acabou! Pela praia, na direção sul, você chegará em um sítio arqueológico que possui duas sinalizações e uma oficina lítica com cerca de 30 amoladores. Ou seja, cada passo vale a pena!
E, então, vai encarar? Curtiu saber o que você irá encontrar em meio as trilhas? Não perca mais tempo, aproveite que as férias estão chegando e corra para a Ilha do Campeche! Volte para casa com lembranças e histórias incríveis!
Lembre-se: para se hospedar nesse paraíso, o ideal é alugar um imóvel por temporada em Campeche, já que as opções são muito mais baratas e confortáveis. Para conferir acesse o site do TemporadaLivre. Você irá encontrar ótimas vantagens!