Uma das maiores preocupações de quem planeja uma viagem internacional é como gerenciar o câmbio de moeda estrangeira. Afinal, essa decisão pode afetar diretamente o orçamento da viagem, podendo até mesmo interferir no seu aproveitamento e bem-estar durante o passeio.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com os cinco principais erros a serem evitados ao realizar operações de câmbio. Vamos lá!
1. Trocar dinheiro de uma vez só e de última hora
Um erro comum é deixar para trocar todo o dinheiro necessário em uma única transação, especialmente próximo à data da viagem. Em vez disso, opte pela estratégia do "preço-médio", realizando trocas em diferentes momentos.
Por exemplo, se você planeja comprar 200 dólares para a sua viagem, ao invés de comprar tudo de uma vez, você pode dividir a compra em duas partes: 100 dólares quando a taxa de câmbio estiver favorável e outros 100 dólares em outro momento. Isso ajuda a minimizar os riscos de variação cambial e permite uma melhor gestão financeira, evitando surpresas desagradáveis de última hora.
2. Levar apenas um meio de pagamento
Depender exclusivamente de uma forma de pagamento durante a viagem pode ser arriscado. Recomendamos dividir seus recursos entre dinheiro em espécie e cartão pré-pago ou de crédito.
No entanto, é essencial conhecer as taxas praticadas pelo emissor do cartão, especialmente em relação à conversão de moedas estrangeiras para a moeda local. Uma alternativa segura e prática é utilizar cartões pré-pagos, como o Visa Travel Money ou o MasterCard Travel Card, oferecidos como opções.
3. Comprar moedas exóticas no Brasil
Ao viajar para destinos com moedas exóticas, como Croácia, Tailândia ou Rússia, é melhor evitar comprar essas moedas no Brasil.
Em vez disso, opte por adquirir dólares ou euros, que são amplamente aceitos e possuem uma melhor taxa de câmbio em diversos países. Para países mais comuns, como os da Europa, é possível adquirir a moeda de destino diretamente, garantindo as melhores taxas e segurança na transação.
4. Confiar em fontes não confiáveis
Evite realizar operações de câmbio com pessoas não autorizadas ou fora do sistema financeiro regulamentado. Além de ser ilegal, isso pode resultar em notas antigas ou até mesmo falsificadas, que podem não ser aceitas no destino da viagem. Priorize instituições confiáveis, que oferecem garantias e segurança nas transações.
5. Mau planejamento da viagem
Um planejamento cuidadoso é essencial para evitar imprevistos financeiros durante a viagem. Faça uma lista dos gastos previstos, como alimentação, transporte e ingressos para atrações turísticas, e calcule quanto será necessário em cada categoria. Dessa forma, você poderá viajar com mais tranquilidade, sem correr o risco de ficar sem dinheiro ou de desperdiçar recursos.
Onde se hospedar em durante sua viagem internacional?
Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.
Veja mais:
- Vai fazer uma viagem internacional? Confira 7 dicas para economizar!
- Bagagem de mão: principais dúvidas e dicas para quem vai viajar